O organograma é o desenho gráfico de uma empresa. É através dele que definimos a organização dos setores e como irão funcionar, de acordo com suas hierarquias. Ilustrando os colaboradores e os departamentos da empresa, contribui para que a equipe tenha um melhor desempenho e busque retorno para seu empreendimento. Contribuindo para a identificação de falhas e possíveis soluções dentro da empresa.

 

Para cada empresa existe um modelo ideal de organograma, que pode ser utilizado em organizações de pequeno, médio e grande porte, podendo ser adaptado de acordo com a necessidade da instituição. Os modelos empresariais utilizados: organograma vertical, circular ou radial, funcional, matricial, linear de responsabilidade e em barras.

 

Componentes para elaboração de um organograma  

 

Os procedimentos para a elaboração de um organograma é de extrema importância, pois, além dos processos padrões, deve conter informações para direcionar os seus colaboradores e possíveis stakeholders. 

 

Para compreender suas estruturas, iremos apresentar o significado de cada item utilizado para a construção do organograma. 

 

Linha de Comunicação: são linhas que ligam cargos ou áreas da empresa, o que indica uma hierarquia entre os setores.

 

Unidades de Trabalho, cargo ou área: são caixinhas onde está escrito quem é o  representado.

Hierarquia: é a linha apresentada de modo geral de cima para baixo, da esquerda para a direita ou de dentro para fora.

 

Divisão Horizontal do Trabalho: representa que há um nível hierárquico igual de cargo. 

 

Vantagens de construir um organograma

 

É importante que a empresa já tenha definido o seu organograma, pois isso irá contribuir para sua tomada de decisão, conquistando vantagens importantes como vendas.  Separamos 5 vantagens em construir seu organograma:

 

 

  • Contribui no auxílio dos processos realizados na empresa, bem como estruturar a gestão.
  • Facilita o trabalho de identificação de possíveis falhas e como aplicar as melhorias.
  • Identifica os possíveis erros na realização de tarefas é divisão de funções,  evitando sobrecarga de trabalho, além de possíveis necessidades de extinção ou criação de cargos. 
  • Assessora na construção de um plano de carreira que busque  incentivar os funcionários a ter mais conhecimentos sobre sua área, auxiliando para que tenha uma visão melhor dos seus objetivos dentro da empresa. 
  • Anexa informações importantes em um só lugar. Facilitando o acesso é a visão da sua empresa. 

 

 

Visto como modelo de avanço na organização, o organograma pode auxiliar na gestão da sua empresa, trazendo benefícios para seu negócio. Mas fique atento, o organograma deve está sempre atualizado, ou nada adiantará a sua função. 

 

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