Organograma: um aliado para o sucesso da sua empresa
Dentro dos setores de uma empresa, podem surgir muitas dúvidas em relação à identificação de determinadas estruturas e até funções exercidas pelos colaboradores. Para facilitar esse processo de organização estratégica, é de suma importância que a empresa defina o seu organograma.
O organograma é o desenho gráfico de uma empresa. É através dele que definimos a organização dos setores e como irão funcionar, de acordo com suas hierarquias. Ilustrando os colaboradores e os departamentos da empresa, contribui para que a equipe tenha um melhor desempenho e busque retorno para seu empreendimento. Contribuindo para a identificação de falhas e possíveis soluções dentro da empresa.
Para cada empresa existe um modelo ideal de organograma, que pode ser utilizado em organizações de pequeno, médio e grande porte, podendo ser adaptado de acordo com a necessidade da instituição. Os modelos empresariais utilizados: organograma vertical, circular ou radial, funcional, matricial, linear de responsabilidade e em barras.
Componentes para elaboração de um organograma
Os procedimentos para a elaboração de um organograma é de extrema importância, pois, além dos processos padrões, deve conter informações para direcionar os seus colaboradores e possíveis stakeholders.
Para compreender suas estruturas, iremos apresentar o significado de cada item utilizado para a construção do organograma.
Linha de Comunicação: são linhas que ligam cargos ou áreas da empresa, o que indica uma hierarquia entre os setores.
Unidades de Trabalho, cargo ou área: são caixinhas onde está escrito quem é o representado.
Hierarquia: é a linha apresentada de modo geral de cima para baixo, da esquerda para a direita ou de dentro para fora.
Divisão Horizontal do Trabalho: representa que há um nível hierárquico igual de cargo.
Vantagens de construir um organograma
É importante que a empresa já tenha definido o seu organograma, pois isso irá contribuir para sua tomada de decisão, conquistando vantagens importantes como vendas. Separamos 5 vantagens em construir seu organograma:
- Contribui no auxílio dos processos realizados na empresa, bem como estruturar a gestão.
- Facilita o trabalho de identificação de possíveis falhas e como aplicar as melhorias.
- Identifica os possíveis erros na realização de tarefas é divisão de funções, evitando sobrecarga de trabalho, além de possíveis necessidades de extinção ou criação de cargos.
- Assessora na construção de um plano de carreira que busque incentivar os funcionários a ter mais conhecimentos sobre sua área, auxiliando para que tenha uma visão melhor dos seus objetivos dentro da empresa.
- Anexa informações importantes em um só lugar. Facilitando o acesso é a visão da sua empresa.
Visto como modelo de avanço na organização, o organograma pode auxiliar na gestão da sua empresa, trazendo benefícios para seu negócio. Mas fique atento, o organograma deve está sempre atualizado, ou nada adiantará a sua função.
Baixe nosso material e veja modelos de oportunidade para o seu Planejamento Financeiro.