Basicamente o orçamento é formado por informações como o projeto de construção, e principalmente financeiras, onde é a partir dele que o gerente, o mesmo engenheiro, consegue estimar e definir a margem de custos para execução do projeto. 

Entretanto, para chegar a um orçamento é necessário gerar um alto número de dados e metodologias. Por isso, ter um controle assertivo e proativo, servirá como base para o sucesso da obra. 

Quer conhecer mais sobre a importância dessa prática e como fazer orçamento de obra, continue com a leitura deste artigo para descobrir!

 

O que é necessário para um bom orçamento de obras?

 De acordo com a FMI - Fails Management Institute, uma das consultorias em construção mais influentes do mundo - cerca de 90% dos projetos de infraestrutura do mundo são vítimas de atrasos ou falta de recursos. O que leva a tese de que quase todas as construções podem sofrer com estouro do orçamento.

Entretanto, é preciso destacar que mesmo que o orçamento de obra não seja 100%, é necessário um nível de exatidão. Mas como fazer um orçamento de obra com segurança e eficiência?

 

Apuração e análise

Como falamos, a questão orçamentária é essencial para considerar a viabilidade da obra. Isso porque, é preciso definir algumas questões como, se o retorno sobre o investimento (ROI) será satisfatório. Além de apurar e obter o conhecimento sobre a legislação local. 

 

Estudo de documentação

Além de contar com o estudo da documentação exigida pela legislação, o orçamento de obras precisa esclarecer custos que serão necessários. Assim, é interessante contar  com uma base de dados e contatos capazes de direcionar documentos, de modo a evitar erros ou atrasos. 

 

Decisões assertivas e seguras

O mercado imobiliário vive de altos e baixos. Assim, é imprescindível  prever se os lucros estarão em alta ou baixa quando o projeto for finalizado. Esse cálculo será possível, avaliando o período médio de duração da obra, possíveis atrasos e estabilidade da economia. 

 

Como a tecnologia pode ajudar?

Nas vastas ofertas do mercado, existem opções que atendem especificamente o segmento da construção civil mesmo com suas características e particularidades, otimizando tarefas diárias de construtoras. 

A tecnologia, porém, pode servir como aliada no gerenciamento dos processos da construção, especialmente nas etapas que precedem a mão na obra.

Algumas funcionalidades como as do ERP web se destacam especificamente por gerenciar projetos de construção. Essas funcionalidades são desenvolvidas em módulos, interfaces onde as informações e dados poderão ser exportadas conforme o setor. 

Práticas arcaicas como a utilização de planilhas deixam de existir para dar lugar a um sistema automatizado e seguro. Conheça alguns recursos do ERP web. 

 

CRM

Customer Relationship Management consiste em um sistema de gestão de relacionamento com os clientes. Com o recurso, a construtora poderá acompanhar e registrar de forma simples todo processo de fidelização do cliente, além de poder acessar as informações de qualquer lugar e a qualquer momento, otimizando todas as negociações.

Com o CRM, é possível trabalhar todas as informações relatadas pelos clientes, bem como as suas principais dúvidas, necessidades e questionamentos. Nesse sentido, é importante mencionar que esse sistema é importante para qualquer categoria de construtora, mesmo aquelas que atuam com a instalação de porta de vidro temperado.

 

Emissão de nota fiscal

O módulo fiscal além de estratégico é muito importante para que a construtora garanta a legalidade do seu negócio e a confiança do mercado. Com o sistema ERP web diversos processos serão otimizados, como a sua emissão, fluxo de caixa e conciliação bancária. Esse recurso reduz a hipótese de quaisquer erros ou transtornos que possam levar prejuízos à organização. 

 

Gestão financeira

Ele garantirá um controle rigoroso dos resultados da construtora, assegurando a gestão total das movimentações financeiras em tempo real. Essa ferramenta poderá ser customizada conforme as necessidades da empresa, garantindo segurança e otimização da redução de custos, além de auxiliar no acompanhamento de eventualidades financeiras e recursos empresariais.

 

Gestão de produtividade

Essa é uma das particularidades que mais envolvem a construção civil. Também conhecido como módulo PCP, ele contribui para que gestores e engenheiros possam acompanhar todos os processos do canteiro de obras. Com o ERP web é possível acompanhar todo o ritmo da obra, seguindo as expectativas do cliente e o escopo do projeto.

 

Mapeamento de riscos

Para a realização de qualquer obra, é preciso ter sua previsibilidade de riscos. Esse mapeamento visa evitar danos maiores principalmente na saúde dos colaboradores. Por isso, o ERP deve, forma cuidadosa e inteligente, registrar dados sobre o ambiente, local de trabalho, e laudos regularizados pelas autoridades. 

Conclusão 

Podemos perceber que o ERP web é um forte aliado da construção civil. O sistema consegue atuar em todas as operações de um projeto da construtora, tendo uma gestão integrada, com acessos rápidos e seguros para que tanto os gestores quanto os engenheiros possam tomar decisões assertivas no canteiro de obras. 

Agora que você já sabe por que e como fazer o orçamento de obras, que tal conhecer o nosso sistema para construção, que pode trazer uma renovação na sua rotina e no sucesso da sua organização?