Por isso é preciso atualizar suas estratégias de marketing e formas de venda constantemente. Ignorar a jornada de compra e pular passos fundamentais de planejamento é algo que pode comprometer os resultados do seu negócio.

 

Em um mercado muito competitivo, é preciso pensar através da perspectiva do consumidor para entender seu pensamento antes da compra. Essa é uma maneira efetiva de descobrir o que as pessoas precisam para finalizar uma negociação e como fazer a venda hora correta. 

 

Por isso o funil de venda foi criado. Através dele é possível acompanhar o caminho dos consumidores até o momento da decisão de compra. Se você deseja aprender mais sobre este recurso e conhecer suas etapas, confira o conteúdo.

 

O que é o funil de vendas?

O Funil de Vendas é um conjunto de processos que mostra o caminho do cliente ao criar consciência sobre um determinado produto ou serviço. É acompanhado o caminho percorrido desde o momento em que a marca foi conhecida, o conhecimento do produto ou serviço, a compra e o compartilhamento de experiência com seus contatos, até que uma nova compra seja feita. 

 

O funil pode ser personalizado para cada negócio e contexto. No entanto, não existe uma fórmula geral para definir e estruturar os processos de venda, tudo depende de cada negócio. 

 

Para entender as etapas do funil de vendas que o seu negócio irá precisar, é preciso responder algumas perguntas: Qual é seu público-alvo? Quem toma as decisões de compra? Quais são os influenciadores do seu público? Quais canais preferidos de conteúdo? Onde é possível encontrá-los?

 

Após encontrar as respostas para estas perguntas é possível identificar o perfil do seu público e determinar as etapas do funil de vendas, com o objetivo de atrair e alimentar leads para tornarem-se clientes em potencial.





Conhecendo as etapas do Funil de Vendas

Confira a seguir as etapas que constituem um funil de vendas e entenda cada processo para desenvolver estratégias de venda eficientes. 

 

1. Prospecção 

Esta etapa também é conhecida como "topo do funil", nela os leads terão o primeiro contato com sua marca. Por isso, contar com um bom site que ofereça uma experiência positiva e amigável aos visitantes é essencial. Afinal, a primeira impressão é muito importante. 

 

Este é o momento em que sua empresa deve tentar conseguir o máximo de informações de cada usuário. Uma das principais formas é o Inbound Marketing, oferecendo conteúdo de qualidade e interessante aos visitantes em troca de dados para o acesso, como cadastros em formulários.

 

A partir deste ponto é preciso nutrir estes leads, os inspirando com conteúdos relevantes e solucionando as dores que estes consumidores "têm".

 

2. Qualificação 

Esta é a etapa do funil criada para avaliar se os consumidores estão interessados na solução oferecida pelo seu negócio. Aqui, é importante que suas estratégias sejam capazes de conseguir informações sobre o interesse dos leads em fazer a compra, até mesmo suas condições financeiras.

 

É importante reconhecer que este não é o momento para vender. Na verdade, é uma boa oportunidade para questionar seus leads sobre estas questões através de contatos pelo telefone, WhatsApp, formulários e outros canais.

 

3. Apresentação

Após coletar as informações necessárias e identificar o interesse, é hora do setor de vendas entrar em movimento. com as informações em mãos, os profissionais de vendas serão capazes de compreender o perfil de seus leads e fazer ofertas que estejam alinhadas aos seus interesses. 

 

Aproveite a oportunidade do contato com os prospects para responder suas dúvidas e explicar detalhadamente sobre a sua oferta. 

 

4. Amadurecimento

Após a oferta feita pelo seu negócio, o lead irá avançar para a próxima etapa do funil de vendas e avaliar sua proposta, comprando com a concorrência, avaliando os benefícios e os pontos negativos. 

 

Apesar de ser um momento protagonizado pelo consumidor, é importante que a sua empresa esteja o acompanhando de uma forma não invasiva, auxiliando o momento de decisão tirando dúvidas ou até mesmo oferecendo uma experiência de teste gratuito do seu serviço ou produto. 

 

5. Negociação

Esta é a etapa em que os clientes irão fechar o negócio. É bem comum que ofereçam contrapropostas para tentar baixar os preços. Portanto, tenha cuidado. Brigar pelos preços é algo perigoso, busque sempre manter o valor financeiro e de sua expertise ressaltando as vantagens e o retorno que os clientes irão receber após a compra. 

 

Esteja bem munido para responder bem os questionamentos sobre os valores e sobre as principais características do produto ou serviço que está sendo oferecido.

 

Uma boa prática é levantar os possíveis questionamentos e criar respostas para cada um deles, preparando sua equipe de vendas para o atendimento.

 

6. Conclusão

Por fim, é hora do fechamento de negócio. Planeje bem a comunicação sobre a entrega do produto ou serviço, alinhando as expectativas dos clientes com a empresa e seus resultados. 

 

Seja claro e transparente quanto às condições da negociação e as características da solução oferecida, não esconda nada para fechar uma venda

 

Assegure que sua equipe de venda tem pleno conhecimento sobre as condições de pagamento e contrato. Além disso, eles devem apresentar os prazos e resultados esperados aos clientes. 

 

Empresas que usam estratégias de marketing de conteúdo tem uma grande vantagem neste momento, pois seus leads já terão conhecimento sobre as principais características da solução. No entanto, a estratégia de conteúdo não acaba aí. 

 

Mesmo após a compra, continua produzindo e enviando conteúdos de valor para estes clientes. Os auxilie sobre a melhor maneira de como usar sua solução e os mantenha em sua lista de emails com o objetivo de fidelização.

 

Preparado para usar o funil de vendas em sua estratégia de marketing?

Entender o que é o funil de vendas e aplicá-lo em sua empresa é um dos passos mais importantes em direção a uma estratégia de marketing digital sólida que gera resultados expressivos. 

 

Esperamos que o nosso artigo tenha explicado este conceito de uma forma simples e auxiliado o seu negócio a vender cada vez mais.