Foi a partir do desenvolvimento da tecnologia voltada para a computação doméstica, em que os equipamentos eletrônicos passaram a fazer parte da realidade da sociedade. 

A produção em larga escala, o barateamento de custo de peças e a globalização facilitaram esse aspecto. Logo, muitas pessoas passaram a consumir a partir das facilidades propostas pelos equipamentos, por meio de sites e aplicativos voltados para compras online.

Vale ressaltar que não são apenas produtos físicos que são adquiridos nas lojas virtuais. Muitos serviços também podem ser comprados e consumidos por meio de computadores, tablets, notebooks e celulares.

Dessa forma, não foram apenas as lojas físicas que passaram por uma transformação significativa, mas toda a sociedade que busca produtos e serviços para consumo individual ou coletivo.

 

Investimentos empresariais em marketing expansivo

A ampliação do mercado de consumo promove um efeito contínuo em questões que tratam da concorrência entre as empresas. 

Cada empreendimento atende a pontos específicos do setor de consumo, em que a pluralidade de marcas se coloca à disposição dos clientes.

Para se destacar no mercado consumidor, as empresas precisam investir cada vez mais no marketing de varejo, para que possam vender conforme as propostas de negócios. 

A partir do momento que uma escola que oferece cursos, toda uma campanha de publicidade precisa estar planejada para atingir o público-alvo de maneira acertada.

A expansão do marketing envolve desde as mídias tradicionais, como propagandas em rádio e TV, jornais e revistas, outdoors e busdoors, como os meios digitais, com banners em:

  • Blogs corporativos.
  • Portais de notícias;
  • Redes sociais;
  • Sites de busca.

A interatividade também funciona como uma ferramenta eficiente quando se trata de um marketing expansivo, que eleva as possibilidades de compra de um produto ou serviço específico. 

Pode ser dentro de um site interativo, ou mesmo em uma loja física com equipamentos eletrônicos modernos, a experiência do cliente deve ser a melhor possível. 

As lanchonetes que mantém um status de jovialidade investem em totens para a compra de lanches, refrigerantes e sobremesas, entre outros produtos, sem qualquer contato com um vendedor, ou para divulgação dos serviços. 

O marketing de varejo propõe essa experiência, em que a customização pode ser feita conforme o desejo do cliente. 

A entrega de um produto personalizado transforma a experiência do consumidor em algo memorável e, muitas vezes, tende a funcionar como um atrativo para o retorno futuro.

 

Integração entre modelos de negócios comerciais

As empresas que trabalham com um sistema de omnichannel podem proporcionar aos consumidores outro tipo de experiência a partir da aquisição de um produto.

Para isso, é preciso contar com o desenvolvimento de um programa específico, que mantenha a marca em evidência e acessível para quem deseja fazer uma compra online, sem necessidade de ir até uma loja física. 

Profissionais que trabalham em uma empresa de desenvolvimento de aplicativos  podem criar esse programa, seguindo especificações técnicas e que atendam o Código de Defesa do Consumidor.

A integração de canais de compras pode estar relacionado ao envio de um e-mail marketing, ou uma propaganda compartilhada nas redes sociais. 

A oferta de produtos e serviços pode ser ampla, disponibilizando todo o estoque para que possa ser acessado por meio de um aplicativo.

Uma loja virtual pode oferecer mais facilidade para os consumidores, e por isso as empresas precisam se atentar a pontos significativos, entre os quais:

  • Atendimento;
  • Estoque e logística;
  • Experiência do consumidor;
  • Marketing digital.

O investimento no desenvolvimento de uma loja virtual ou um aplicativo personalizado pode ser alto, pois há custos com programas específicos, como para administração interna. 

Entretanto, toda a reformulação proposta no marketing de varejo não deve ser um obstáculo, e sim ser planejado conforme a proposta de crescimento do negócio e acompanhamento de todo o mercado de atendimento ao consumidor. 

Dessa forma, parceiros comerciais e fornecedores devem acompanhar todo projeto estabelecido, sendo direcionado para garantir as melhorias do B2B (Business To Business) nas tratativas comerciais, sendo repassadas aos consumidores.

 

Ponto de venda ainda é importante para o mercado

Há diversos produtos que podem ser pesquisados e até mesmo adquiridos de maneira online, mas a experiência do comprador quando se depara com o bem de consumo em mãos é completamente diferente.

Isso pode se tratar de imóveis residenciais, em que o projeto arquitetônico reúne unidades de proteção integral e unidades de uso sustentável  de elementos relacionados, por exemplo, à vivência em um condomínio de casas e prédios. 

Por isso é importante manter um ponto de venda para que as pessoas interessadas possam fazer uma visitação e entender de forma prática o que, muitas vezes, o conhecimento técnico não proporciona.

Assim, como nesse modelo de negócio, outros produtos e serviços podem oferecer uma experiência encantadora aos clientes. O marketing sensorial, em que a visão, a audição, o olfato, o tato e o paladar pode ser explorado de diferentes maneiras.

Mesmo que esteja à disposição um relatório técnico de avaliação de ruído ambiental  sobre a aplicação de esquadrias com essa qualidade, apenas vivenciando a experiência e tendo a percepção sensorial é que se entende a vantagem em se adquirir tal produto.

Sendo assim, é preciso compreender que a criatividade está relacionada ao marketing de varejo, como em qualquer outro momento em que é preciso oferecer um produto ou serviço ao mercado consumidor.

A ideia principal é proporcionar um ambiente idealizado, conforme os anseios e desejos dos consumidores, para que os sentidos possam ser ativados de forma estratégica. 

A instalação de um gradil de concreto da segurança passa por outros questionamentos, quando se trata da venda de um imóvel dentro de um condomínio residencial. 

Quando se trata de uma loja de roupas, um restaurante ou qualquer outro estabelecimento comercial físico, a própria experiência virtual pode ser demonstrada em um ponto de venda. 

A oferta de uma cabine para experimentar roupas e calçados, ou a degustação de pratos apresentados nas redes sociais, é uma maneira de garantir que o marketing de varejo está sendo colocado em prática utilizando a tecnologia a favor. 

 

Treinamento de equipe ajuda nas tarefas

Além de equipamentos eletrônicos, programas digitais e toda a tecnologia que envolve o mercado de varejo, as pessoas ainda são ponto primordial a se trabalhar pelas empresas. 

São os funcionários que estão em contato direto com os consumidores, seja de forma presencial em uma loja física, seja por trás de linhas de telefone ou nas DMs (Direct Message) das redes sociais. 

Quando um cliente pretende adquirir um produto diretamente com o fornecedor pode ser uma solução eficiente. 

Para isso, é preciso pesquisar para encontrar quem vende, ou então entrar em contato com uma loja especializada.

Dessa forma, o emprego de técnicas como o inbound marketing pode ser desafiador, a princípio, mas algo recorrente dentro de um planejamento adequado de comunicação.

A prática de SEO (Search Engine Optimization), por exemplo, trata de utilizar palavras-chave para que os produtos e serviços sejam encontrados em plataformas digitais de busca. 

Com textos e artigos específicos, essa estratégia pode ser uma solução adequada para se destacar entre os concorrentes.

Há outras técnicas de marketing que podem ser empregadas, por isso mesmo é importante contar com uma equipe disposta a utilizar as ferramentas digitais, e mesmo as tradicionais, para aumentar a divulgação de uma marca, dos produtos e serviços oferecidos aos consumidores.

 

Setor de finanças mais eficiente e conectado

Os serviços prestados por uma empresa de serviços e demais empreendimentos comerciais podem apontar as formas de investimento no marketing de varejo.

Sendo assim, fica mais fácil compreender o que está ao alcance para que ajude no crescimento comercial de uma empresa. Ou mesmo em quais pontos de investimento para alavancar as vendas de determinado bem de consumo.

A conexão proposta pelos programas digitais junto ao pagamento de taxas e impostos facilita a precificação, justificando os preços propostos para os clientes. 

 

Conclusão 

As tendências impostas pela tecnologia não podem ser evitadas, dado a responsabilidade sobre a modificação na experiência de compra dos consumidores no mercado de varejo.

As inovações devem ser implementadas de maneira segura, conforme as possibilidades da empresa e com pensamento, sempre, que há uma concorrência forte em diversos segmentos que atendem o mercado consumidor.

Os modelos de negócio se ajustam em conformidade com a mudança de hábito dos consumidores, e com isso, a indústria e o varejo devem acompanhar toda a evolução. 

Por fim, vale lembrar que todo valor dispensado ao marketing deve ser pensado como investimento, até mesmo porque, com as possibilidades propostas pela tecnologia, podem ser mensuradas continuamente dentro de uma campanha de propaganda e marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.