Já estamos presentes na quarta revolução industrial, também chamada de indústria 4.0, muitas vezes mencionada em nosso blog. Com isso, muitas soluções de automação aparecem na rotina de trabalho das fábricas. Porém, é necessário ficar atento aos impactos causados por estes recursos para contar com aquelas soluções digitais que realmente fazem a diferença dentro das empresas.

 

O que são recursos digitais?

Além de melhorarem a eficiência da rotina de trabalho, as empresas que contam com recursos digitais ganham destaque por apresentarem uma maior flexibilidade diante do mercado. Atualmente, as chamadas fábricas inteligentes se caracterizam por se apoiarem em tecnologias como IoT, inteligência artificial, big data analytics (análise inteligente de dados), entre outras ferramentas.

Dentro destas soluções, está cada vez mais assertiva para o mercado a tecnologia cloud. Com ela, é possível, por exemplo, automatizar e controlar diferentes processos de uma empresa através da internet. Para isso, basta contar com um software de gestão totalmente online. A partir dele será possível fazer todo o controle da fábrica de forma muito mais rápida e prática.

Basicamente, os benefícios de soluções inteligentes e a otimização das cadeias de recursos podem melhorar a eficiência de todos os serviços. Veja os principais impactos causados nas empresas de manufatura:

  • Otimização da integração de processos com a utilização de sistemas inteligentes;
  • Aumento de eficiência operacional na produção de produtos e logísticas, entre outros;
  • Captação e análise de dados mais ágeis e precisos;
  • Melhor aproveitamento de insumos e ferramentas;
  • Redução de gastos de desperdícios;
  • Diminuição de riscos para funcionários (com a programação de manutenções e melhorias na qualidade de equipamentos e máquinas);
  • Identificação mais precisa de gargalos e imprevistos.

 

Quais são os obstáculos?

Mesmo que toda inovação viabilize solucionar muitos problemas na indústria, muitas empresas ainda se esbarram em obstáculos durante o processo de transformação em fábricas digitais. Isso acontece, por exemplo, na implementação dos recursos e na análise dos dados.

Para que uma tecnologia seja realmente efetiva dentro de uma fábrica, ela precisa ser utilizada de forma correta. Isso não será possível se a maneira como a empresa realiza seus negócios não for conhecida de forma detalhada.

 

Onde encontrar ajuda?

Como falamos acima, é possível optar por softwares de gerenciamento online, sistemas que se adaptam aos processos da sua empresa, como o W3ERP, referência no segmento.

Veja como este sistema pode acelerar o crescimento das fábricas.

Com um software totalmente adaptável e customizado, você ganhará tempo e não terá mais problema para adaptar a tecnologia a maneira como você conduz o negócio. Com isso, você terá toda a liberdade para controlar os processos da fábrica tomando o conhecimento de todos os dados e informações em tempo real. este é um dos passos mais fundamentais para que sua empresa possa passar pela transformação digital.

Com uma gestão eficiente aliada aos recursos digitais, além de seus resultados começarem a se destacar no mercado, sua empresa aumentará o nível competitivo dentro do mercado em que a mesma atua. Dentro da realidade das novas fábricas inteligentes, quem investe nas tecnologias corretas acabam saindo na frente.

 

Clique aqui e saiba mais sobre como potencializar o crescimento da sua empresa.