Não é raro encontrar várias dificuldades em estoques que não têm planejamento efetivo. Especialistas em logística relatam diversos casos em que os gestores se quer tinham consciência da gravidade deste problema e o quanto ele atrapalhava o desenvolvimento logístico da empresa.

Sabendo que cometer erros no estoque pode custar caro e que, o controle deste setor envolve muito trabalho e atenção. Continue a leitura e saiba como fazer a gestão de lotes eficazes.

 

O que é controle por lotes?

Informações precisas e a boa gestão do seu estoque, irão te auxiliar na organização dos processos da empresa, permitindo previsões de vendas mais concretas, além de informações assertivas sobre a entrada e saída de produtos.

Com o objetivo de gerir as mercadorias, a gestão de lotes é feita através das informações de fabricação e validade, possibilitando identificar os produtos e seus lotes quando forem vendidos ou comprados. Hoje a gestão de lotes pode ser feita por diferentes segmentos como medicamentos, ração, cosméticos e lubrificantes. 

 

Controle de lotes eficientes

Para superar esses desafios e conseguir utilizar os lotes em sua totalidade da maneira mais assertiva possível, existem metodologias indicadas para cada objetivo específico da empresa. Quando falamos da disposição dos lotes, abordamos termos como FIFO (First In, First Out), FEFO (First Expired, First Out) e LIFO (Last In, First Out).

Essas nomenclaturas correspondem a um controle de estoque estratégico, obedecendo à entrada e saída de produtos, controle de validade e a rotatividade das mercadorias. O gestor de logística é que determina qual modalidade se adequa mais às demandas e aos produtos armazenados.

Todo final de ano, na realização do inventário, é comum achar várias mercadorias espalhadas no estoque ou produtos vencidos. Essas falhas ocorrem por não ter um processo na hora do recebimento ou durante a movimentação dos itens no armazém.

Por esses motivos, garantir a organização dos lotes deve ser primordial ao gestor da área. Modelos como  FIFO, FEFO e LIFO são implementados para criar um controle sobre as mercadorias dentro dos centros de distribuição.

 

Como implementar esse método em sua empresa?

 Muitas empresas, durante a organização dos itens, acabam se esbarrando em problemas comuns no controle do lote. Mas, precisamos considerar controlar o estoque por lotes requer alguns passos importantes:

  • Usando um Software Especialista em gestão de estoque;
  • Depois, configure, marcando os cadastros de produtos por lote ou validade;
  • Identifique o lote e a validade na entrada do produto;
  • Faça a consulta dos lotes e das validades.

Vantagens do ERP no gerenciar os lotes 

Diante de toda a complexibilidade envolvida na gestão do lote, o ERP aparece como principal aliado para os gestores que buscam por soluções que otimizem esse processo. Não poderíamos deixar de apresentar alguns dos benefícios alcançados com este software:

Redução de perdas e desvios

Para garantir a redução de perdas e desvios é necessário um controle apurado do estoque. A utilização de funcionalidades do ERP para desenvolver o inventário, permite uma conferência constante e completa do estoque.

Com um sistema de gestão online, web ERP (entenda a diferença entre ERP físico e ERP online aqui), é possível ganhar ainda mais velocidade, sem tomar o tempo que um inventário feito de forma manual acaba exigindo.

 

Poder de negociação

Quando se tem um controle automatizado, com informações precisas e confiáveis a respeito do nível de consumo da empresa diante de determinado fornecedor, torna-se muito mais fácil uma boa negociação, seja em valores, prazos para pagamento ou prioridade de entregas.

Além disso, as informações entregues pelo software facilitam até mesmo compras de longo prazo, onde podem ser adquiridos produtos na quantidade necessária para períodos determinados (semana, mês, trimestre, semestre e ano), conforme o histórico de vendas.

 

Análise individual dos produtos

Os relatórios precisos gerados pelo ERP, apresentam a movimentação dos itens no estoque e/ou o nível de estoque de cada um deles, viabilizando tomadas de decisões fundamentadas em dados específicos.

Além disso, fazer uma análise comparativa das margens de lucro dos produtos e do histórico de vendas dos mesmos pode viabilizar ações que garantam que os itens com maior margem tenham maior destaque no ponto de venda e, consequentemente, obtenham aumento nas vendas.

 

Eficiência operacional

Com o controle automatizado pelo ERP, a organização ganha muito em eficiência operacional. Afinal, as informações circulam entre os diferentes setores de forma integrada, fáceis de serem acessadas.

Isso significa que, ao dar entrada numa nota fiscal de compra, o lote virtual é automaticamente abastecido e uma conta a pagar é gerada, tudo isso já considerando as variáveis como forma de pagamento e impostos, enquanto que, quando uma venda é feita o lote é reduzido sendo gerada uma conta a receber.

 

Escolha uma solução que dê conta do recado

Se você anda tendo dores de cabeça por causa do estoque da empresa e sua gestão ainda não é automatizada, escolha uma ferramenta que seja moderna, que acompanhe a tendência de armazenamento em nuvem, trazendo praticidade e agilidade ao seu negócio.

 Ficou interessado nessa forma de negócio e deseja ter um sistema de gestão de lotes na sua empresa? Não perca tempo, entre em contato com um de nossos consultores.