Os conflitos dentro de um empreendimento rural podem ser gerados por uma série de fatores e em diferentes escalas. E o que influencia não é a divergência, e sim, a maneira com que ele é gerido, uma vez que não saber lidar com essa situação de forma correta pode trazer danos diversos a produção. 

 

E ao contrário do que se pensa, os conflitos podem ser benéficos para a gestão rural, transformando-se em um grande aliado para o crescimento e desenvolvimento do agronegócio . Confira o nosso texto abaixo!

 

O que é gestão de conflitos ?

 

Logo quando ouvimos a palavra “conflito” damos a ela uma conotação negativa, de algo difícil de se resolver. Mas essa associação nem sempre é verdadeira. Conflitos surgem da divergência de pensamentos entre duas ou mais pessoas, seja sobre algum fato, contexto ou mesmo atividades a serem desenvolvidas. Em linhas gerais, um embate entre duas forças contrárias.

 

Conflito vem do latim “conflictus”, o choque entre duas coisas, embate de pessoas, ou grupos opostos que lutam entre si. E no agronegócio, esses desentendimentos pode ter danos diretos ao negócio, como atraso na entrega, clima ruim de trabalho e até mesmo erros irreversíveis.

 

Com a gestão de conflitos, facilmente identificamos divergências, e em algumas vezes, podem ser até previsíveis e evitáveis. E isso só é possível se entendermos determinadas situações, a capacidade de diálogo e comunicação das pessoas envolvidas e a habilidade de negociação e assertividade. O objetivo final será sempre o equilíbrio, onde será preciso ceder para avançar. 

 

Fatores de conflitos em empresas do Agronegócio

 

Em um empreendimento rural há diversos processos sendo executados e diferentes equipes atuando, com isso, é comum encontrar pensamentos e ideias divergentes, seja para solucionar um problema ou no modo de trabalho. Para entender melhor, separamos os principais fatores de conflitos em empresas do agronegócio.

 

Modo de trabalho diferente

 

O modo de trabalho é um dos principais motivos de conflito no agronegócio. Isso porque, líderes ou até mesmo colegas podem achar que outro colaborador não está trabalhando de forma correta, ou até mesmo, o seu modo de trabalho está afetando as operações, gerando um mau-estar entre a equipe. 

 

Falta de comunicação

A falta de comunicação é sem dúvidas um das maiores causadores de conflito. Seja com o uso incorreto de insumos, atrasos no cronograma, má conservação do maquinário ou falta de informação, os desentendimentos podem ser frequentes se não houver uma gestão de qualidade. 

Em muitos casos, um simples sistema ERP web pode solucionar grande parte desses conflitos, principalmente com falta de comunicação, uma vez que, todos os processos do setor rural poderá ser automatizado, evitando informações desencontradas ou transmitidas de forma incorreta.

Motivos comerciais

Esse tipo de conflito deve ser rapidamente contido pelos gestores. A divergência no âmbito comercial pode trazer uma situação bastante complicada para a empresa rural, já que, ela afeta diretamente o setor financeiro. Esses conflitos geralmente ocorrem quando há um número alto de negociação, onde não há um acordo no valor de venda ou compra. 

Formas de administrar os conflitos

De modo geral, a assertividade e a cooperação são estratégias básicas de solução de conflitos. Assim, a melhor forma de lidar com essas divergências na empresa rural é: 

 

Integração: procurar um meio terma que satisfaçam ambas as partes. Mas para que esse conflito seja solucionado, primeiro os envolvidos devem expor suas visões e possíveis soluções. Cabe ao líder ou gestor saber equilibrar a situação e mediar a melhor saída. 

Acomodação: Ambas as partes precisam abrir mão de seus objetivos para que seus desejos sejam atendidos. Ou seja, não é plausível tirá apenas uma parte de seu conforto, dando isso acontece, a possibilidade do conflito aumentar é grande. 

Evitamento: Como o próprio nome diz, evitar o conflito é a melhor forma de lidar com ele. Esse estilo deve ser utilizado sempre que se perceber um possível confronto, evitando que as partes cheguem ao extremo. 

Em muitos casos, dialogar menos é ouvir mais é o melhor cenarios para evitar conflitos, onde todos saem ganhando. Por isso, saber gerir conflitos em um empreendimento rural vai muito além de resolver problemas, é saber atender as perspectivas de ambas as partes sem deixar que isso afete o pessoal e o comercial. 

Como podemos perceber, uma gestão de conflito bem administrada pode trazer benefícios para a empresa. Aproveite essas dicas e comece hoje mesmo a modificar a gestão de conflitos do seu Agronegócio.