4 dicas para fazer o seu negócio crescer em tempos de crise
A palavra ‘’crise’’ é, sem dúvidas, uma das palavras mais citadas em 2020. Afinal, a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), gerou uma série de impactos na economia global e deve, inclusive, afetar o cenário econômico pelos próximos anos.
No entanto, vale mencionar que a crise é real, mas não deve ser limitada. Em momentos de recessão econômica e longas crises financeiras, prosperar é um verdadeiro desafio, mas está longe de ser impossível.
Com a adoção de uma postura correta e a aplicação de um conjunto de medidas básicas, você pode transformar os efeitos da crise em degraus e fazer com que a sua empresa cresça de forma saudável e, principalmente, sustentável.
Nesse sentido, toda situação emblemática esconde diversas oportunidades de crescimento e meios para expandir as possibilidades de negócios. Quer saber como? Listamos abaixo algumas dicas simples que ajudarão a sua organização a crescer em tempos de crise!
1. Não centralize a crise
O fato é que todos compartilham da mesma situação: a crise. Porém, isso não significativa que ela deve virar o centro do seu dia e se tornar o ponto de partida das suas estratégias e ações, até mesmo as medidas específicas, como o corte em mancal de rolamento.
É importante mencionar que o país já enfrentou diversas crises e - sem exceção - todas elas foram importantes para impulsionar os negócios e o cenário mercadológico. Por isso, não alimente a crise, o que acaba tornando-a ainda maior.
2. Use a fragilidade da concorrência a seu favor
Outra maneira eficiente para crescer durante a crise é aproveitar a fragilidade da concorrência. Por isso, busque identificar os pontos fracos de seus concorrentes diretos e tente fazer exatamente aquilo que eles não têm conseguido.
Além disso, é importante ressaltar que em momentos de crise, a maioria das empresas pensam apenas no posicionamento de mercado e na sobrevivência. Sendo assim, trabalhe com o seu plano de crescimento e elabore ações eficientes.
3. Avalie o seu orçamento
Certamente uma crise econômica exige uma avaliação completa no orçamento. Nesse momento, vale inclusive analisar as finanças pessoais e, assim reorganizar o orçamento do seu negócio.
Para realizar essa atividade, analise as despesas e as receitas do empreendimento, eliminando custos não essenciais, como lixeira com pedal. Além do mais, é importante conscientizar os sócios sobre a realidade atual.
Atualmente, o mercado conta com uma série de ferramentas que podem auxiliar no controle das finanças e na organização dos investimentos. Por isso, é fundamental tornar a tecnologia a sua aliada.
4. Priorize a satisfação do cliente
Em qualquer época, os clientes são a chave do sucesso de qualquer negócio. Contudo, em tempos de crise, essa influência é ainda mais ampliada. Afinal, a recessão econômica não afeta apenas as corporações, mas também atua no bolso do consumidor.
Dessa forma, é comum notar que os consumidores priorizam apenas as empresas que o marcaram e, com isso, é fundamental promover a satisfação dos clientes e potenciais clientes.
Pensando nisso, ofereça um atendimento personalizado, comprometa-se com excelência, lembre-se de datas comemorativas, ofereça descontos em lavadora de piso, por exemplo, entre outras alternativas.
E então, aprendeu como fazer a sua empresa crescer em tempos de crise? Compartilhe a sua experiência conosco!