Dicas práticas de como aplicar metodologia ágil no seu negócio
Em algum momento você já se perguntou como consegue cumprir diversas demandas sem ter
que contratar mais funcionários? Essa é uma pergunta que muitos empresários me
fazem ultimamente.
Há um método muito eficiente de você aumentar a produtividade do seu time. Você já ouviu falar em metodologia ágil? Então, vamos lá, neste artigo vou falar mais sobre isso e te dar algumas dicas.
Mas, antes de começar, precisamos entender como é a maneira atual de trabalho e também precisamos definir o que é metodologia ágil, ok!?
O modelo cascata é um termo familiar para você? Não!? Então vou te dizer uma coisa, você trabalha nesse modelo cascata e nem sabia! Impressionantes, né!? O modelo cascata é uma das formas mais tradicionais de se gerenciar projetos e trabalhos, pois TODAS as etapas são executadas de forma sequencial, ou seja, uma etapa só começa quando a anterior é concluída. Quer um exemplo prático disso?
- “Ah, eu não fechei o fiscal desse cliente, porque o João do contábil não me entregou o balanço”
Seja sincero, isso aconteceu recentemente com você, né!?
Um dos grandes problemas do modelo cascata é que, como eu disse anteriormente, o trabalho todo é prejudicado se uma etapa não for concluída, ou seja, você conviverá com atrasos.
Então, para sanarmos esse problema, a metodologia ágil nasceu. Ela nasceu para mudar a cultura das empresas e negócios! A metodologia ágil é utilizada como uma forma, um macete, de acelerar o que tem que ser entregue durante o desenvolvimento de um trabalho. Como isso é feito? Tudo que você precisa executar, será dividido em pequenas entregas, ou seja, pequenos trabalhos. O seu time será dividido em pequenas células auto-organizadas e usando a Inteligência Coletiva com equipes multidisciplinares.
Quer algumas dicas práticas?
Dica #1 - Gestão à vista
Gestão à vista é a forma de colocar as informações relevantes das tarefas que devem ser feitas, que estão sendo feitas, que estão pendentes e que foram concluídas a todos do time.
Uma das formas mais recomendadas para aplicarmos a gestão à vista, é utilizando o Kanban.
Kanban é um método que foi criado pela Toyota na década de 1960 e ao longos dos anos foi sendo aperfeiçoada. O Kanban consiste em um sistema que determina que devemos fazer apenas o que é necessário, quando necessário e na quantidade necessária.
Dica #2 - Reuniões diárias.
As reuniões diárias não devem ser monólogos e muito menos demoradas. Você deve reunir o seu time por, no máximo, 15 minutos. O objetivo é entender o que está impedindo o seu time realizar as suas tarefas (aqui vale tudo mesmo, por exemplo, a falta de um documento e até o ar-condicionado não estar gelando). Por mais que isso possa parecer repetitivo, realizar essas reuniões diárias elimina todos os impeditivos e desculpas que atrapalham o seu time a entregar tarefas. Essa é uma forma muito eficiente de você manter o time todo focado na realização das tarefas e concentrado no atingimento das metas e objetivos.
Dica #3 — Células autogerenciáveis
Preste bastante atenção nessa dica! Aqui é um dos pulos do gato para você aumentar a produtividade aí no seu negócio. Eu já cheguei até falar um pouco disso no início desse artigo, mas vamos lá que vou te explicar como isso funciona..
A organização das pessoas do seu time deverá ser feito em células, nessas células as pessoas devem se auto-gerenciar e todos devem ser capazes e ter as habilidades necessárias para executar o trabalho. Entendeu? Ao invés de ser “o departamento X, o departamento Z e o departamento W”, passará a ser: “a célula que cuida dos clientes A,B,C...”. Uma mudança de cultura, né!? Todos dentro das células serão responsáveis por realizar TODO o trabalho relativo aos clientes que estão associados.
Além dessa nova forma de organizar seus times, você definirá fases de entrega, chamamos essas fases de SPRINT’s. Esses sprints são períodos que, em média, possuem 15 dias. Explicando de uma forma mais clara, você vai definir uma meta para as células, que deverão ser entregues em um período de 15 dias. No final desse 15.º dia, você vai avaliar o que foi feito e dará sequência para mais um período de 15 dias e com uma nova meta. Você seguirá dessa forma até o final do projeto/ trabalho.
Dica #4 - Plataforma de automação de tarefas
É nessa dica aqui que vemos um dos principais pulos do gato! Você se lembra qual foi última tarefa que você teve que refazer devido algum erro humano? Foi recente, né!? Sabe quando dão um “ok” em uma tarefa, mas essa tarefa não foi feita? Isso custa caro, né!? Não estou falando só de dinheiro, estou falando de tempo também.
Os erros humanos são normais, afinal não somos uma máquina, certo? Temos que levar em consideração que muitas das vezes que esse tipo de erro acontece, a pessoa que está executando a tarefa pode estar em um dia ruim ou até mesmo pode não ter se dado conta do erro que cometeu. Para mitigarmos esse problema, devemos usar plataformas para gerenciamento de tarefas e prazos de forma automática.
Aqui utilizamos o Rupee, essa plataforma nasceu para tornar acessível todos os principais métodos ágeis do mundo. Através do Scrum e do Kanban, eles desenvolveram um algoritmo que permite a automação das datas e tarefas. Vale a pena conferir!
Conclusão
O objetivo desse artigo é mostrar a você que alinhando uma nova cultura e as ferramentas corretas, é possível aumentar a produtividade da sua empresa com a mesma quantidade de pessoas no seu time. Mas, lembre-se, você precisa estudar bastante esse assunto.
Quer saber mais como isso funciona e colocar em prática em seu escritório de contabilidade ou empresa? Agende agora mesmo uma demonstração agora com um dos nossos Ágeis, clicando aqui.
Autor: Guilherme Baumworcel, CEO e fundador do Rupee