Como preparar o comprador técnico para os desafios da sua indústria?
O departamento de compras tem fundamental importância na gestão de uma empresa independente do seu tamanho e segmento. Para que esta área exerça sua função adequadamente, é importante que os profissionais estejam devidamente capacitados.
Em uma indústria, é desejável, por exemplo, que o comprador técnico responsável pela aquisição de peças e suprimentos para manutenção tenha conhecimento sobre gestão estratégica de materiais, indicadores e padrões de qualidade.
Sendo assim, caso o departamento de compras não esteja alinhado com o objetivo estratégico da organização e os profissionais não sejam qualificados, a indústria pode sofrer com prejuízos financeiro, de tempo e de produtividade.
Importância do profissional de compras
O departamento de compras é a área responsável por adquirir produtos e serviços de qualidade na quantidade necessária e pelo melhor custo, localizar e desenvolver boas relações com os fornecedores.
O comprador técnico é o profissional responsável pela aquisição de produtos técnicos, equipamentos, matérias-primas e serviços em uma organização.
Pelo fato de investir recursos financeiros ao fazer a aquisição de materiais, ele exerce um papel extremamente estratégico na organização.
Assim, o comprador técnico não lida apenas com a negociação de preços. Hoje, é demandado que ele tenha conhecimentos sobre processos de produção, normas técnicas e tenha habilidades comportamentais, as chamadas soft skills.
Erros mais comuns no departamento de compras
Primeiramente, antes de falarmos sobre formas interessante de capacitar os compradores, queremos citar erros comuns nesse departamento. Essas falhas demonstram a importância de manter o time afinado e conectado.
Três erros comuns de um comprador técnico:
- Não avaliar todas as possibilidades durante uma negociação
- Negociar sem planejamento
- Se comunicar de maneira pouco assertiva
Essas falhas impactam significativamente todos os setores que participam do processo de produção. Logo, a logística, a produção e a venda de produtos da empresa também são afetados.
Vamos supor que ao negociar um equipamento robusto e importante como um motoredutor de velocidade, por exemplo, um comprador técnico se encante com o valor ofertado pelo fornecedor e acabe não o informando sobre o rigor em relação ao prazo de entrega.
Considerando que este equipamento seja crítico para a produção, um atraso na sua entrega impacta toda a produção daquela indústria, algo que ninguém deseja, não é mesmo?
Mais um exemplo de situação muito comum: ao negociar um serviço de manutenção preventiva, o profissional não se atentou a todas as cláusulas propostas pelo fornecedor. Depois de assinado o contrato ele percebeu que o serviço não contemplava as necessidades da empresa em sua totalidade. Resultado: a empresa irá gastar mais para contratar os outros serviços.
Os exemplos acima podem parecer simplista, mas esta é uma situação muito comum no departamento de compras de uma indústria.
Importância da qualificação constante
Para minimizar a ocorrência de erros e assegurar que o departamento de compras impacte a empresa apenas de forma positiva é essencial que todos os processos estejam bem estruturados.
Considerando a natureza técnica e comercial desta posição, os profissionais de compras técnicas devem ser treinados com frequência. Dentre as diversas orientações importantes, citamos:
- Forneça ao comprador técnico todas as informações importantes sobre a empresa, como normas internas, procedimentos, posturas e valores. Realize novos treinamentos sempre que algo for atualizado
- Pergunte aos colaboradores quais são as dúvidas e gargalos durante o processo e promova capacitações para sanar essas dúvidas
- Promova treinamento sobre expressão verbal, oratória e apresentação pessoal, essas habilidades devem ser desenvolvidas e sempre aprimoradas
- Realize reuniões periódicas (individuais e em equipe) para dar feedbacks e trocar experiências
- Remova obstáculos para o contato entre o departamento de compras e outros setores da organização por meio de reuniões ou até mesmo softwares que possibilitem o contato mais ágil entre os colaboradores
Assim, concluímos que manter esses profissionais qualificados e atualizados para fazer compras mais assertivas é uma forma de assegurar o emprego correto dos recursos financeiros de uma empresa.
Pense bem e não demore a implementar essas dicas, seguramente, ações como essas irão te ajudar a economizar muito!
Conteúdo produzido em parceria com a Acoplast Brasil, empresa que fabrica e comercializa produtos e soluções para transmissão mecânica e monitoramento de ativos há 25 anos.