O que é um roteirizador?  E o que ele faz?

 

Em um trânsito cada vez mais caótico como nosso, usar o roteirizador tornou-se ainda mais necessário. Um roteirizador nada mais é que uma ferramenta que mostra a melhor rota para um motorista – ou, no caso de uma grande empresa, para um gestor de frota.

Os exemplos mais conhecidos pelo público comum são os softwares de roteirização gratuitos, como os aplicativos do Waze ou do Google Maps. Eles são bastante simples: montam o trajeto mais livre de trânsito ou mais curto para qualquer pessoa ir do ponto A ao ponto B. 

Mas a roteirização também é o processo de definição de trajetos com o objetivo de reduzir o tempo, a distância percorrida e os custos operacionais logísticos. Então, quando se trata de uma operação comercial, com diversos pontos de parada ao longo do dia e demandas específicas (como o rodízio, proibição de rodagem de caminhão em certas vias ou até mesmo horários determinados em que uma carga pode ser recebida), essas ferramentas precisam ser mais complexas.

 

Mas se existe o Waze e o Google Maps, por que preciso de algo mais sofisticado?

 

Um roteirizador mais sofisticado, como o da Cobli, pode prever qual é a melhor rota para um motorista que precisa, por exemplo, fazer dez entregas ao longo de um dia. Com ajuda de um banco de dados, o software roteirizador traça o caminho considerando diversas variáveis, como o horário em que cada cliente prefere receber as cargas, os picos de congestionamento das ruas e até mesmo as paradas obrigatórias que precisam ser feitas pelo condutor em sua jornada de trabalho. 

Além disso, o roteirizador é capaz de traçar a rota não só para um único motorista ou veículo, mas para uma frota inteira. Assim, é possível determinar se todos os veículos devem ir para a rua naquele dia ou se apenas uma fração precisa rodar; também é possível fiscalizar a jornada dos motoristas e evitar que eles acumulem muitas horas extras, tornando a operação menos custosa para a companhia.

Se o software do roteirizador tiver inteligência artificial, ele pode ainda aprender com as últimas viagens, buscando eliminar atrasos ou empecilhos que ocorreram ao longo do trajeto nas próximas rotas. 

 

Por que devo ter um roteirizador? Quais as principais vantagens?

 

Há inúmeros motivos pelos quais uma empresa pode adotar um roteirizador em sua logística. Para quem lida com prazos curtos e até mesmo demandas em tempo real, o roteirizador pode ajudar a determinar qual veículo da frota deve realizar a tarefa primeiro. É uma questão de organização básica, mas que pode ajudar muito na satisfação do cliente. Afinal, uma vez que o roteirizador escolher quem deve realizar a demanda, é possível notificar o cliente dizendo que o veículo chegará em poucos minutos, esteja ele levando uma pizza ou o socorro urgente a bordo de uma ambulância.

Entenda melhor:

 

Fugir de trechos não desejados o trânsito 

 

Quando se utiliza um roteirizador, fica muito mais fácil prevenir problemas que possam afetar as entregas como, por exemplo, trajetos longos e lentos, áreas de risco e o acesso às rodovias e centros urbanos.

Um dos recursos disponíveis é a capacidade de programar o itinerário de acordo com as janelas de tempo. Em várias cidades brasileiras, existem limitações de horário nos quais os caminhões podem ser carregados e descarregados. Há ainda uma legislação que limita os espaços de estacionamento para caminhões nos centros urbanos.

O conhecimento prévio da rota de entrega também permite acompanhar o fluxo do trânsito na região e retraçar a rota para evitar que o motorista fique preso no tráfego e atrase as entregas. Além de trânsito, o roteirizador pode ajudar o veículo a fugir de trechos interditados e lugares por onde ele nem pode passar, como por debaixo de pontes com altura mais baixa que o compartimento de carga.

A segurança da carga também pode ser expandida com a utilização desse sistema. Em casos de produtos de alto valor agregado (produtos eletrônicos, por exemplo), que elevam os riscos de transporte, é importante contar com proteção adicional. Para reduzir as chances de roubo de carga, o gestor pode criar parâmetros no programa, evitando regiões consideradas perigosas.

 

Economizar combustível e custos de manutenção

 

A predominância do modal rodoviário no Brasil configura um dos motivos para a ampla adesão desse tipo de sistema. É preciso identificar a rota mais benéfica em termos economia de recursos. A roteirização otimiza os trajetos de entrega, o que resulta em redução de mais de 30% de quilômetros rodados. A conta é bem simples: quanto menor a quantidade de quilômetros rodados, menor será o consumo de gasolina, ou seja, redução de custos com a aquisição de combustível.

Outro ganho que vem da diminuição dos quilômetros rodados está relacionado à manutenção dos automóveis. Olha a conta simples de novo: quanto menos quilômetros, menos pneus gastos e menor o desgaste de peças e sistemas.

 

Otimizar o tempo

 

A roteirização permite otimizar o tempo gasto tanto dos motoristas ou equipes de campo, como do gestor dos veículos. Por um lado, os veículos  conseguem fazer as rotas mais rapidamente, o que garante um número menor de horas trabalhadas e em muitas casos a eliminação de horas extras. Por outro lado, o gestor também pode fazer um trabalho de criar rotas muito mais rapidamente, podendo gastar sem tempo em outras atividades de maior valor agregado.

 

Aumentar produtividade

 

Um roteirizador também pode te ajudar a avaliar a necessidade dos veículos e, quem sabe, até reduzir a quantidade necessária para atender a operação. Com a roteirização, o tempo de viagem das operações também é reduzido, logo, permite a realização de mais entregas/serviços, dentro do expediente do motorista. Ou seja, esse aumento de produtividade reduz custos com horas extras e diárias.

 

Poder saber se o motorista seguiu o planejamento

 

Os benefícios de um roteirizador são claramente delineados, com destaque para as suas vantagens em relação ao gerenciamento da frota. Entre suas muitas vantagens está a possibilidade de saber se o motorista seguiu realmente o que foi indicado e assim acompanhar as melhoras no trabalho.

Empresas que sofrem com muitas horas extras de seus motoristas podem utilizar a roteirização para mitigar esse problema, buscando jornadas mais eficientes e até mesmo tendo maior certeza que as horas trabalhadas estão sendo cumpridas efetivamente, com as paradas para almoço e descanso, por exemplo.

 

Como escolher um roteirizador?

 

Agora que você já sabe os benefícios de planejar as rotas de entregas e por que você deveria usá-lo, surge a dúvida: como escolher um software de roteirização?

Identifique as suas necessidades, pesquise o mercado e compare funcionalidades! Pense nos seus objetivos ao utilizar um roteirizador. É importante saber se eles estão de acordo com os serviços que o software que você escolher oferecem. E, antes de decidir: compare os sistemas. Veja todas as funções e quais vantagens cada um pode proporcionar a você.

Por isso, recomendamos analisar alguns fatores que são fundamentais na escolha:

  • Modelo de precificação: as empresas que oferecem esse tipo de serviço podem optar por formas diferentes de pagamento. Algumas pagam por uso, outras pela plataforma utilizada e outras cobram pelo número de veículos.
  • Funcionalidades do roteirizador: os roteirizadores variam muito no que eles de fato conseguem fazer. Há roteirizadores que só mostram os pontos que cada veículo deve passar para minimizar distância. Há outros que otimizam o trânsito. Outros que levam a carga ou o tipo de veículo em consideração. Você precisa entender quais dessas funcionalidades são críticas para o seu negócio e precisam estar no roteirizador.
  • Facilidade na utilização: embora as funcionalidades sejam importantes, você tem que manter em mente que quanto mais funcionalidades um roteirizador tiver, mais difícil ele será de aprender e de usar no dia-a-dia. Portanto, como via de regra, lembre-se de pegar aquele que supre o que é primordial para sua operação e não mais do que isso 
  • Equipe de pós vendas ou sucesso do cliente: a empresa que fornece o serviço possui uma equipe qualificada para ajudar a sua empresa utilizar o roteirizador veicular da melhor forma?
  • Sistema por trás do rastreamento: O sistema possui algo além do roteirizador? As melhores empresas possuem um sistema completo que vai além da simples roteirização e certamente vão lançar novas funcionalidades constantemente. É importantíssimo utilizar esse tipo de serviço dentro de um ambiente de gestão mais amplo, para ajudar em muitas outras funções do gestor.

 

Qual a importância de usar um sistema completo para a gestão dos meus veículos?

 

Visto tudo isso, fica fácil perceber que, quando o assunto é frota, é impossível não identificar diversos processos que requerem um plano prévio para obter melhores resultados. E não dá para fazer esse acompanhamento sem depois medir o que aconteceu. 

Isso quer dizer que não basta colocar a frota nas ruas. É fundamental que o seu uso e alocação de recursos sejam baseados em decisões racionais. Atualmente, os profissionais das transportadoras tentam atender o maior número de clientes possível para manter a entrada de receitas em seu fluxo constante e, para fazer isso da melhor forma, pode-se optar por sistemas de gestão completos que ajudam também a saber onde os carros estão em tempo real (rastreamento) e como os motoristas estão se comportando (monitoramento).