Mas é possível chegar ao preço ideal do produto? É possível encontrar um método inteligente para chegar ao melhor preço, mas para isso é preciso considerar fatores importantes como a combinação da matemática, o conhecimento sobre o segmento, o produto oferecido e principalmente as mudanças no mercado consumidor. 

 

Continue a leitura e confira algumas dicas para precificar produtos e serviços

Analise o mercado

Está atendo ao mercado é a primeira coisa que o gestor deve fazer ao precificar um produto ou serviço. Analisar o mercado em que está inserido não só uma vez, mas constantemente e com frequência irá garantir que você se atente às transformações de preço e com isso se adeque a ele. 

Por termos um mercado cada vez mais volátil, eventos inesperados podem interferir drasticamente no valor que você vende, seja por condições climáticas ou mesmo no processo de demanda e oferta. Assim, estar bem informado sobre o segmento inserido não irá permitir que  você fique estagnado e tenha visão para novas oportunidades. 

 

Utilize fórmulas 

Quando pensamos em empreender é preciso ter conhecimento sobre os cálculos que devem ser feitos para garantir que o valor cobrado será o suficiente para cobrir os custos e ainda fornecer um valor suficiente para tornar o negócio lucrativo. Por isso, a precificação é um processo tão importante, já que os lucros podem se perder facilmente se não bem administrados. 

 

Só seguindo esses passos para seu negócio se estabelecer e se tornar economicamente sadio. 

 

O mais comum entre os comerciantes, é somar o custo do produto mais o lucro pretendido, assim, você conseguirá definir com mais clareza o valor da mercadoria. Mas vale lembrar que, é preciso ser rigoroso e considerar cada centavo, como por exemplo nas distribuidoras, devendo calcular inclusive os valores gastos com armazenamento e gestão. 

 

Entenda o que os clientes buscam 

 

O mercado é extremamente competitivo e, por isso, é preciso que sua empresa tenha diferenciais competitivos e personalidade para se destacar dos concorrentes. Consequentemente, é preciso fazer análises atentas do mercado e público, buscando identificar características que possam ser implementadas e valorizadas pelos seus clientes. Imagine o que seus clientes mais valorizam e exploram isso. 

 

Preço competitivo

 

Produto de qualidade é um verdadeiro atrativo para consumidores modernos e exigentes, mas isso não pode ser visto como uma oportunidade para cobrar valores abusivos. Então não cometa o erro de causar a perda de confiança da sua empresa frente aos seus clientes, uma vez que aconteça, você terá dificuldade para retomar a confiança dos clientes e até mesmo se destacar no mercado. 

 

Mas atenção, isso não quer dizer que deva vender seu produto ou serviço por menos do que ele vale, por isso a importância em analisar e avaliar sua margem de lucro sobre o mercado, assim você conseguirá ter uma maior noção de preço final.  

Avalie os concorrentes

Avaliar os seus concorrentes é um passo importante para entender o mercado e os preços. Dando uma margem de mudança de preço ou até mesmo demanda, seja através de pesquisas, ação de marketing, promoção ou publicidade. Mas é preciso compreender que mesmo estando a frente de seus concorrentes, isso não o deixa tão confiante ao ponto de estagnar. 

 

Procure entender seus clientes e o que te faz ser diferente dos seus concorrentes, assim você conseguirá identificar possíveis pontos fracos que possam trazer consequências negativas no futuro. 

 

Mas é preciso lembrar que a tecnologia pode contribuir para que o gestor automatize a precificação e integre processos, contribuindo para o aumento na margem de lucro. Veja 

Como o ERP pode contribuir para precificação 

 

A precificação é um conjunto de fatores que não bem acompanhados e sem suporte tecnológico podem trazer prejuízos para a empresa. Assim, ter um ERP que auxilie na precificação e integre dos departamentos é uma grande vantagem para o gestor de deseja ter o domínio total das suas operações sem retrabalho e custo extras. 

 

Isso porque, o sistema de gestão permite controlar as operações de forma segura e transparente, realizando análises e minimizando as chances de erros. Como por exemplo nas distribuidoras, onde é possível identificar o custo médio do estoque e possibilitar agregar custos indireto no produto. 

 

Veja algumas das vantagens de adotar um ERP para auxiliar no trabalho de precificação. 

Preço de venda

 

Com o ERP sua empresa consegue utilizar os dados informados para calcular a precificação de forma rápida e eficiente. Basta informar a margem de lucro que deseja ter com o produto que o sistema de encarrega de fazer os cálculos do preço final. Levando em consideração as variações no custo de aquisição, a incidência tributária e o investimento de fornecedores.

 

Além de poder relacionar os produtos, o sistema permite atualizar o preço dos itens similares disponíveis no estoque, podendo diferenciar os preços de venda de cada produto de acordo com os prazos de pagamento, sem afetar o fluxo de caixa.  

Curva ABC



Método de categorização de estoque, a curva ABC classifica os produtos de acordo com sua importância e relevância, levando em consideração o movimento do mercado quanto a sua capacidade de absorver a mercadoria, sendo assim, é possível mediar os presos, enquanto um item possui margem elevada de lucro, outros possuem baixo preço.   

 

Por exemplo, em uma distribuidora a margem de lucro pode ser definida conforme a demanda. Assim, o produto com uma margem de lucro pequena, se for vendido em grande quantidade, terão um retorno significativo nos resultados. Entretanto, aqueles que tiverem uma margem de lucro alta podem não ter grandes impactos. 

 

Como podemos ver, o ERP se torna um grande aliado do gestor na hora da precificação, apresentando relatórios com informações que vão fazer com que defina melhor as margens da empresa, entenda melhor os custo do produto e com isso alcance os resultados desejados. 

 

Dica Bônus

 

A W3ERP especialista em sistema de gestão, otimiza o processo de precificação de produtos por meio de múltiplas tabelas de preços com margens de lucro dinâmicas e escalonadas, conforme sua necessidade. 

 

Possibilitando que os vendedores intercalam a lista de preços de acordo com os grupos de clientes pré-definidos e conceda muito mais poder de negociação a eles. Oferecendo ainda relatórios gerenciais que resumem e detalham, cada venda, positivando clientes e produtos e calculando ticket médio e margem média, que permitem combinar períodos e tipos de venda, numa análise simples e objetiva.

 

Está em busca de um ERP para ajudar na precificação da sua empresa? Entre em contato com nossos consultores.