E em sua empresa, quais políticas e estratégias têm sido adotadas para evitar invasões e proteger os dados de seus clientes, bem como de sua própria organização? 

Confira a lista com as praticas mais importantes de segurança usando ERP:

 

A Regulamentação da Proteção de dados

 

Embora as empresas tenham até agosto de 2020 para se adequar, é muito importante já adaptar sua maneira de fazer negócios às novas regras, já que os ajustes não são tão simples e exigem uma mudança de cultura interna bastante significativa. 

O primeiro passo é sem dúvida um mapeamento criterioso das atividades de cada departamento interno da empresa no tocante à coleta e ao tratamento dos dados, além disso, a integração entre setores e tomada de decisão aprimorada, mantém toda as operações com um único banco de dados e a metodologia unificada de captação de leads.

 

A qualidade da segurança dos dados da empresa

 

É essencial antes de pensar no ERP ideal, saber se o sistema possui uma gestão avançada que ofereça, de fato, os requisitos essenciais para cobrir as necessidades de segurança. É importante verificar se o software possui a criptografia adequada para não oferecer brechas para ações de hackers. 

Existem três fatores que influenciam diretamente nessa proteção, são eles: utilização de programas de segurança; computadores e periféricos sempre atualizados; realização de backups periódicos e constantes.

 

Criptografia detalhada

 

Criptografar algo é tornar determinados pacotes de informações em embaralhados, a ponto de que mesmo em uma invasão do sistema, o agressor não consiga visualizar ou acessar as informações. 

Dito isso, o diferencial que torna essa ferramenta de gestão num verdadeiro escudo é a criptografia avançada. Com a utilização de protocolos de codificação específicos, toda informação coletada, seja ela de clientes, colaboradores, históricos de compras, fornecedores e hábitos dos consumidores, é criptografada.

 

Links dedicados da empresa

 

Os links compartilhados de internet, oferecem brechas que colocam em risco as operações da empresa. Nesse momento, é fundamental tomar uma decisão: investir ou não na compra de um link dedicado de internet para a empresa. 

Quando você opta por adquirir essa ferramenta, você está ampliando ainda mais o raio de efetividade do ERP. Isso porque a empresa ganha um canal dedicado e exclusivo para transitar seus dados e informações de forma privada e segura.

 

Firewall de proteção

 

Este recurso funciona como um bloqueio, que rastreia a comunicação entre os setores e realiza de maneira frequente a fiscalização desse fluxo. Sendo assim, diante de uma invasão maliciosa, o sistema sinaliza instantaneamente a tentativa de invasão, impede a conexão e, consequentemente, o acesso do criminoso ao banco de dados.

 

Acesso Restrito

 

Apenas funcionários e gestores devidamente registrados pelo sistema podem ter acesso aos dados. Com isso é possível monitorar quem acessou determinado arquivo e em qual horário aconteceu. 

Agora que você já descobriu as práticas que, aliadas ao sistema ERP, protegem ainda mais os dados da sua empresa e evitam drasticamente que pessoas mal-intencionadas consigam acessar as informações da organização, entenda a  quais são as principais vantagens em adotar esse software de gestão. Clique aqui!