Ferramentas de gestão, software e outras inovações tecnológicas são fundamentais para que as empresas rurais deem um passo à frente em suas operações, e fiquem cada vez mais potencializadas. Para termos uma ideia, o  Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro teve alta de 3,78% no primeiro quadrimestre de 2020

Para saber como melhorar a administração e entender o papel da transformação digital, continue com a leitura!

Por que aplicar a tecnologia na gestão de fazendas?

 

A tecnologia promove uma melhor organização e controle dos processos de toda produção da fazenda, por isso, um ponto importante ao investir em tecnologia é saber as razões e benefícios que estão agregados ao realizar tamanho investimento. 

 

É necessário buscar os melhores meios de otimizar a produção, e neste sentido, aproximando-se das definições da agricultura 4.0, é fundamental estabelecer uma relação com a tecnologia e suas aplicações. 

 

A seguir, separamos alguns pontos de destaque que a tornam indispensável.

 

Verificação de dados e elaboração de relatórios

Com a tecnologia é possível indicar os custos de uma safra ou até mesmo de uma saca, informando ao produtor rural o retorno obtido com cada investimento. Além de auxiliar na identificação e registro de dados que geram um enorme desafio, já que se não forem bem organizados e arquivados em um local seguro, podem ser perdidos e gerar além de um trabalho redobrado ao produtor, possíveis prejuízos.

 

Com o sistema de gestão eficiente, os setores podem ser integradas e as informações registradas em um único lugar, otimizando etapas que vão desde o preparo do solo até a comercialização.  

Redução de despesas 

 

Quando nos referimos a fazendas, saber a melhor época para se plantar é de extrema importância, assim como avaliar a qualidade do solo e clima, permitindo um investimento certeiro e evitando gastos em excesso ou desperdício de insumos.

 

Por outro lado, outras tarefas burocráticas como custos, gestão de documentos e pagamentos de fornecedores ganham um novo aliado com informações claras como prazos, entradas e saídas de insumos e eficiência de processos administrativos. 

 

Combate a pragas 

 

Com o acompanhamento e registro de dados, fica mais fácil identificar e prever futuras intempéries e pragas. Assim, o produtor conseguirá fazer uma análise de risco e garantir maior segurança da sua produção. Ao mesmo tempo, com a utilização de soluções de inteligência artificial como o drone, pode-se fazer uma varredura na plantação identificando possíveis pragas ou anormalidades. Enviando um alerta para o produtor que poderá tomar as medidas cabíveis para evitar que a praga se espalhe. 

 

Como aperfeiçoar a gestão de fazendas?

 

Podemos entender até aqui, os benefícios que tecnologia como o sistema de gestão pode trazer para as fazendas, como segurança nas operações e atividades mais produtivas e seguras. Mas você sabe como potencializar a administração? 

Registro e monitoramento de dados

 

É preciso organização e monitoramento do enorme volume de dados que uma fazenda pode produzir, fazendo um tratamento lógico e estratégico para auxiliar o produtor a tomar decisões assertivas baseadas em informações claras.  

 

Como por exemplo, para saber quanto tempo o gado vai atingir o peso ideal, é crucial saber quanto os animais pesam no momento, qual é a quantidade de alimentos que ingerem e o preço da ração, para que os investimentos estejam alinhados com o objetivo final.

Controle financeiro e de vendas

 

O fluxo de caixa necessita de uma administração criteriosa, para isso é preciso fazer o registro de entradas e saídas financeiras, bem como cotação de preços, análise de custo e receita de forma rígida.  Quando nos referimos a comercialização de produtos agrícolas, sistemas como o CRM otimizam a relação entre produtor e cliente. 

 

O sistema irá auxiliar na identificação de novas oportunidades de negócio, além de localizar possíveis clientes na região e disponibilizar em tempo real todas as informações necessárias para prospecção. Podemos dizer que o customer relationshipmanagement atua como um auxiliar da equipe de vendas, atendimento e até mesmo em campanhas de marketing.

Integração do sistema de gestão agrícola

 

Tecnologia como o sistema ERP web voltando para a gestão de fazendas e agronegócio pode atuar de forma ampla nas operações, seja  no preparo, plantio e manejo, orçamento dos insumos necessários, mão de obra especializada, prevenção e manutenção de máquinas e outros implementos.

 

Outro ângulo de atuação do ERP é o pós-venda, onde o software auxilia no controle de frotas, gestão de pneus, rotas, telemetria entre outros. 

 

Futurismo da gestão de fazendas

 

Quando falamos de futurismo ou 4° revolução, devemos pensar em conversão de tecnologias inteligentes. Como falamos anteriormente, com as novas tecnologias desenvolvidas o produtor consegue acompanhar e saber o exato momento de realizar cada processo, como por exemplo, a hora exata de fazer a plantação e a colheita. 

De acordo com o levantamento feito pela Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), 67% das propriedades agrícolas no Brasil utilizam algum tipo de inovação tecnológica em seus processos produtivos. 

Setores como suinocultura e pecuária são bastante beneficiários da tecnologia. Utilizando monitoramento em tempo real da temperatura e níveis de ventilação, bem como, o rastreamento completo do gado, desde o nascimento até a implementação de um clip aos 7 meses e o abate humanizado.

Assim, com a chegada datecnologia 4.0 é possível fazer a integração e evolução de novos processos industriais, através da utilização massiva de tecnologias variadas. Contudo, não são simples tecnologias. São ferramentas fundadas em Inteligência artificial e dados.

 

Gestão de fazendas é com a W3ERP



A W3ERP está pronta para gerenciar sua fazenda. Com vantagens exclusivas que irão te colocar um passo à frente no mercado, contamos com um software de gestão específico para o agronegócio que resultará em uma imensa lista de oportunidades para o crescimento de sua propriedade rural. Afinal, o controle de todo o registro de atividades, de funcionários, de máquinas, de estoque e de contas estará na palma de suas mãos.

Aproveitar a integração desses recursos e funcionalidades é uma excelente oportunidade para qualquer gestor que atua no campo. Por isso, a W3ERP, especialista no desenvolvimento de sistemas de gestão integrada e 100% online, é a solução que faltava no seu negócio. 

 

Entre em contato e conheça mais sobre as tecnologias.