Por isso, a utilização do chat online, estatisticamente considerado o melhor canal de atendimento digital, tem se provado uma estratégia muito eficiente para melhorar a qualidade do atendimento oferecido por um negócio. 

 

A conversa realizada em tempo real incentiva uma relação mais humana entre marcas e clientes. O que estimula positivamente o índice de satisfação dos consumidores, contribui com sua taxa de retenção e apresenta maiores oportunidades de fidelização. 

 

Porém, apenas instalar uma ferramenta de chat em sua página não será o suficiente para gerar resultados relevantes para o seu negócio. Para que a qualidade do atendimento oferecido aumente e seus objetivos sejam alcançados, é preciso compreender como atender melhor com um chat online no seu site. 



Experiência individual e humanizada

A satisfação dos clientes que serão atendidos em seu site está diretamente ligada a atenção oferecida pelos atendentes e a experiência individual de conversar com outro ser humano que irá ouvir e compreender seus problemas. 

 

Para garantir o melhor atendimento em seu chat online, é preciso contar com uma equipe capaz de realizar atendimentos de maneira consistente, prestando atenção nas dores, desafios, necessidades e interesses de cada cliente e assim, proporcionando as melhores soluções para seus problemas.

 

Ao fazer com que os consumidores sintam-se valorizados, as oportunidades de vendas e aumento de sua satisfação apresentarão melhorias nítidas. 

 

Proatividade nos atendimentos

Uma das principais maneiras para atender melhor em seu chat online é tomar uma postura proativa e iniciar as sessões de atendimento com pessoas que estão visitando seu site. 

 

Existe um recurso conhecido como convite proativo que está disponível em todas as ferramentas de chat online. Através dele, é possível configurar mensagens personalizadas para cada uma de suas páginas e começar conversas com os visitantes do seu site através de pop-ups de chat, abertos automaticamente. 

 

Esta abordagem proativa cria a oportunidade de aumentar seu número de vendas ao transformar visitantes em clientes.

Respostas automáticas na medida certa

Os chatbots são ferramentas que oferecem soluções práticas e rápidas de atendimento. Entretanto, diferentes pesquisas indicam que os consumidores preferem falar com um atendente humano.

 

Por mais que os chatbots sejam excelentes para oferecer as informações mais procuradas sobre o seu negócio e para resolver as demandas mais simples, sua utilização excessiva pode gerar frustração em clientes que desejam um atendimento personalizado e humanizado. 

 

Portanto, busque usar estas ferramentas de maneira equilibrada com o atendimento humano. Uma boa estratégia para a utilização das respostas prontas é filtrar quais demandas podem ser resolvidas mais facilmente e quais exigirão mais tempo e atenção de seus atendentes. 

 

Atendimento que valoriza o tempo do cliente

Um dos principais benefícios do chat online é a rapidez com que as respostas são enviadas aos clientes, devido à natureza das conversas em tempo real.

 

Apresentar as respostas certas para solucionar problemas no menor tempo possível é uma maneira de melhorar seu atendimento e demonstrar que sua empresa valoriza o tempo de seus clientes.

 

Portanto, ofereça uma ferramenta de chat online eficiente para sua equipe e sempre a mantenha atualizada sobre as informações corretas do seu negócio para que respostas completas e precisas sejam oferecidas com agilidade de maneira consistente.

 

As melhores plataformas de atendimento oferecem recursos que podem ajudar a agilizar o atendimento, como atalhos para respostas, previsões de mensagens que permitem aos operadores a verem o que os visitantes estão digitando antes de enviar suas mensagens e os tradutores automáticos para conversas com clientes que não falam português.

Integração com outros canais de atendimento

A comunicação através de seu site deve ser o foco de suas estratégias de marketing digital, porém, valorizar e capitalizar as interações geradas por outras fontes como o WhatsApp, um dos aplicativos mais baixados e utilizados no Brasil, é uma prática que seu negócio deve adotar para alcançar melhores resultados. 

 

Por isso, a integração com múltiplos canais de atendimento se tornou um requisito necessário para empresas que desejam se manter competitivas no mercado gerando experiências memoráveis aos seus consumidores. 

 

Uma boa notícia é que as melhores ferramentas de chat online disponibilizam a integração com o WhatsApp Business, centralizando e profissionalizado o atendimento oferecido aos clientes. 

 

Feedback e monitoramento de relatórios

São os relatórios que tornarão possível a avaliar se as estratégias definidas para alcançar seus objetivos estão sendo gerando resultados ou não.

 

Contar com relatórios periódicos de seus atendentes e o feedback dos clientes, facilitará o acompanhamento das métricas relacionadas a qualidade do atendimento oferecido.

 

Confira alguns dos principais dados que devem ser acompanhados constantemente: 

  • Índice de satisfação dos clientes
  • Tempo de resposta
  • Quantidade de atendimentos necessários para solucionar um problema
  • Satisfação dos clientes com o trabalho dos operadores
  • Satisfação dos clientes com as soluções apresentadas 

 

Uma maneira muito efetiva de coletar os dados de clientes é realizar pesquisas de satisfação após um atendimento. Existem vários métodos que podem ser utilizados, busque equilibrar os questionamentos quantitativos e qualitativos para reunir informações valiosas sobre a opinião do seu público sobre seu negócio. 

 

Pronto para melhorar o atendimento do chat online em seu site?

O mercado digital é altamente competitivo, por isso é preciso se adaptar às expectativas do consumidor moderno para encontrar o sucesso do seu negócio. 

 

Se você ainda não está fazendo algo que sugerimos neste artigo, verifique seus processos e comece a utilizar todo o potencial que o chat online no seu site pode oferecer. 

 

Encontrar uma plataforma de chat online que atenda todas as necessidades da sua empresa também é uma importante etapa deste processo de melhoria. Caso você ainda não conte com uma ferramenta profissional ou deseje trocar de opção, procure conhecer os recursos e as integrações que o JivoChat oferece para o seu negócio.