Automação de processos contábeis: qual é a importância para o contador?
Hoje, muitas empresas estão preocupadas em se automatizar, mas muitas vezes elas nem sabem o que realmente precisam automatizar! Isso é um grande risco, porque além de onerar o caixa da empresa, o tempo investido para implantar solução A, B ou C geralmente é alto e acaba impactando mais de uma equipe no escritório e no final disso tudo, só resta a frustração.
Só para contextualizar, processo é a sequência de atividades que você executa para concluir determinada tarefa no seu escritório, lembrando que independe do setor.
Mas, antes de falarmos sobre automação, devemos dar um passo atrás e falar sobre o mapeamento dos processos.
O mapeamento dos processos é uma das etapas fundamentais para o crescimento e escalabilidade do seu escritório.
Bem, para mapear os fluxos e processos, você vai precisar seguir os seguintes pontos:
- Entender quais tarefas estão sendo executadas e em quais setores;
- Qual é o caminho que essas tarefas seguem até a conclusão das mesmas;
- Calcular quanto tempo leva toda essa jornada, do início ao fim;
- Desenhar esses fluxos (literalmente);
Com esses desenhos feitos, você não concorda comigo de que está bem mais fácil compreender e interpretar o que cada setor faz e, além disso, o que cada um precisa fazer para concluir suas atividades?
Agora sim você está pronto para melhorar seus processos e identificar exatamente quais são os seus gargalos e também quais são os pontos corretos que você deve automatizar!
Vamos lá?
Esse exercício de mapeamento de processos já te fez percorrer grande parte do caminho para a automação. Agora é a hora da verdade!
Primeiro: Pense e reflita sobre quais são as necessidades das áreas do seu escritório;
Segundo: Decida qual é o modelo ideal para o processo que você deseja (geralmente são aquelas que sua equipe tem bastante trabalho manual e repetitivo e que tendem a gerar erros);
Terceiro: Identifique quais são as partes desse processo que não necessitam de interação humana.
Quarto: Aplique, monitore e verifique. Veja se esses processos estão fluindo bem, caso não estejam, volte, corrija e aplique novamente.
Quinto: Monitore os resultados até chegar onde você esteja satisfeito.
Lembre-se, esse é um processo de melhoria contínua. O que você faz hoje, amanhã pode não ser tão eficaz!
Vou te dar alguns exemplos de automação de processos, que muitas vezes não percebemos o quão eficientes são:
- Atendimento ao cliente: as ferramentas mais utilizadas para organizar e gerenciar o atendimento ao cliente são os HelpDesk, com ele você poderá reduzir a reincidência de problemas, custos, retrabalho, e muito mais.
- Setores contábeis e financeiros: imagine que você precisa de um documento requisitado pela Receita e sua equipe simplesmente não consegue encontrar? Algumas ferramentas garantem que você não vai perder informações e muito menos o tempo para procurar documentos.
E aí, percebeu como a automação correta dos seus processos contábeis vai te ajudar? Assim você vai conseguir:
- Mitigar erros;
- Evitar o retrabalho de tarefas;
- Aplicar melhorias contínuas;
- Confiabilidade na execução das tarefas.
Uma ferramenta ótima para te ajudar nesse desafio é o WiseIT. O WiseIT faz parte da família Rupee. Ele é o BPM, que através de um workflow inteligente automatiza os processos, respeitando hierarquias e chamados.