Se traçarmos uma linha do tempo, atualmente estamos na Quarta Revolução Industrial, também chamada de indústria 4.0.

Semelhante ao que aconteceu nos séculos anteriores, as ferramentas tecnológicas atuais estão desafiando os gestores e revolucionando o mercado de trabalho, fazendo com que novos modelos de negócios possam ser desenvolvidos.

Conheça um pouco mais sobre a importância da tecnologia para as atividades industriais:

Tecnologias da indústria 4.0

Em resumo, indústria 4.0 é um conceito que representa a união de diferentes tecnologias como Inteligência Artificial, Internet das Coisas e computação em nuvem com o objetivo de promover o aumento da produtividade.

Essas tecnologias possibilitam a geração de dados, conexão de todas as etapas da cadeia de valor, desde o desenvolvimento do produto, passando pela sua produção até chegar no momento pós-venda.

A importância da tecnologia para as indústrias

Falando especificamente das tecnologias da indústria 4.0, elas possuem alto nível de informatização e auxiliam companhias na redução e previsão de erros, diminuição de custos, aumento da produtividade e qualidade da gestão do processo produtivo.

Para se ter uma ideia da importância dessas tecnologias para a competitividade das empresas, uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), empresas que adotaram tecnologias da indústria 4.0 tem enfrentado melhor a pandemia de coronavírus.

Desse modo, segundo o estudo, o investimento em tecnologias é revertido em lucratividade, melhores perspectivas e maior capacidade de adaptação em cenário adverso. Interessante, não?

Aplicações da tecnologia nas indústrias

Como dito anteriormente, a aplicação da tecnologia nas indústrias, especificamente as ferramentas mais modernas podem ocorrer em todas as etapas de produção.

O setor de indústria de bebidas, por exemplo, que se destaca na implementação dessas tecnologias no Brasil, faturou quase R$ 700 bilhões em 2019, valor 6,7% acima do registrado em 2018.

De acordo com a CNI, o número está intimamente relacionado à adoção de tecnologias da indústria 4.0.

Nesse ramo, as ferramentas auxiliam os gestores a integrar os departamentos, efetuar tarefas como a manutenção preditiva, preventiva, monitoramento das máquinas e equipamentos e rastreamento das etapas de produção.

Citando um caso análogo, uma mineradora pode utilizar da tecnologia de Internet das Coisas para monitorar o desempenho de peças que compõem uma correia transportadora.

E o futuro?

Embora os benefícios dessas tecnologias sejam muitos, o alto custo de implementação juntamente com a falta de mão de obra são apontados como os principais obstáculos para sua popularização.

A aplicação dessas tecnologias, contudo, ainda desperta discussões sobre o futuro do trabalho.

Por um lado, há estudiosos prevendo o fim de empregos e outros afirmando que esses processos precisam ser gerenciados e isso será feito por pessoas.

No entanto, a esperança é de que elas se tornem mais populares à medida que os incentivos e a aceitação dos gestores aumente e o valor de investimento diminua.

Por fim, agora que você sabe da importância da tecnologia nas indústrias, continue acompanhando este blog para mais informações sobre gestão industrial.