O que é a sustentabilidade empresarial?

A sustentabilidade empresarial consiste em uma série de ações e de programas criados pelas empresas para diminuir o impacto no ambiente e na sociedade.

Entretanto, Philip Kotler já tratava do conceito de sustentabilidade empresarial dentro da área do marketing, voltada para a confiabilidade e responsabilidade empresarial.

Segundo Kotler, o marketing se transformou ao longo dos últimos 70 anos, fazendo com que o comportamento do consumidor mude, se importando muito mais com o impacto ambiental e com as questões humanas.

Sendo assim, surge a preocupação com os impactos ambientais, condições de trabalho e responsabilidade empresarial frente a problemas como a pobreza, sustentabilidade ambiental, dentre outros aspectos.

Dessa forma, as empresas devem se preocupar em adotar posturas e ações éticas, equilibrando o seu interesse e crescimento econômico com os impactos no ambiente.

Além disso, a sustentabilidade empresarial se ocupa do desenvolvimento da sociedade e das comunidades que ocupam os locais de exploração, criando oportunidades no mercado e colaborando para o crescimento local.

 

Importância da sustentabilidade empresarial

Nesse sentido, a sustentabilidade empresarial é muito importante para o funcionamento e continuidade de todas as atividades empresariais, incluindo fluxo de caixa e produção em massa.

Dessa forma, a sustentabilidade tem como principal objetivo a diminuição do impacto ambiental causado pela produção e pela atividade empresarial.

Assim, as ações e atitudes tomadas pelas organizações tem impacto direto na preservação ambiental e na garantia de um meio ambiente em preservação.

Com o ativismo e com a preocupação com o meio ambiente, as empresas que não fazem parte da sustentabilidade ambiente sofrem com retaliações, perda de vendas e podem chegar à falência.

Lembre-se que o comportamento do consumidor mudou, e que a tendência é que os consumidores deixem de consumir se a marca não é sustentável, tal como acontece com as empresas que realizam testes em animais.

Sendo assim, de nada adianta que a sua empresa tenha um excelente fluxo de caixa e tecnologias como um emissor de boletos e software de gerenciamento de negócios, se não é sustentável.

 

Vantagens de aderir às práticas sustentáveis

Podemos citar como as principais vantagens em aderir às práticas sustentáveis em sua empresa:

  • Melhoria na visibilidade e na confiança da marca frente aos consumidores e à sociedade, de modo geral;
  • Economia e redução dos custos de produção, principalmente se a empresa possui um bom sistema de reciclagem, reutilização da água, economia de energia e matéria-prima;
  • Impacto direto na sustentabilidade e nas condições ambientes, colaborando com a preservação ambiental;
  • Possibilidade de parcerias com comunidades locais e pequenas organizações sustentáveis;
  • Valorização das ações da empresa frente aos investidores e a Bolsa de Valores.

 Perceba que as ações de sustentabilidade vão muito além do impacto ambiental e da imagem da empresa, influenciando também as economias e comércios locais, contribuindo para o desenvolvimento econômico.

 

Como promover a sustentabilidade em sua empresa

É possível promover a sustentabilidade empresarial de várias maneiras, seja com pequenas ações como a redução do uso de plásticos e copos, reciclagem e separação do lixo, ou com ações como o uso de energia limpa na produção.

De acordo com o tamanho da sua empresa, as estratégias e ações de sustentabilidade empresarial podem mudar.

Assim, podemos citar como exemplos de boas práticas de sustentabilidade:

  • Reaproveitamento da água da chuva;
  • Utilização e produção de produtos biodegradáveis;
  • Descarte corretos dos resíduos produzidos pela sua empresa, seja no ambiente corporativo ou nos meios de produção;
  • Reciclagem de materiais;
  • Utilização de energia limpa nas linhas de produção;
  • Diminuição do uso de papéis dentro da empresa, seja por meio da digitalização de documentos ou impressos com papéis recicláveis;
  • Programas de reutilização e recolhimento das embalagens;
  • Redução do tamanho das embalagens no momento da construção do projeto do produto.

 

Conclusão

A sustentabilidade empresarial não pode ser definida, muito menos confundida com as atividades de compensação ambiental, onde a empresa cria meios para compensar a exploração.

Na sustentabilidade ambiental, a empresa cria estratégias preventivas para diminuir os impactos ambientais, tanto no ambiente interno quanto nos seus meios de produção.

Sendo assim, a sustentabilidade ambiental deve ser uma preocupação tão real quanto a aplicação de ferramentas e software de gerenciamento de negócios, criando meios para o equilíbrio entre a empresa e o meio ambiente.