A possibilidade que a internet proporciona aos negócios é diversa, indo desde a melhora do contato com o cliente até a gestão do estoque. Mas, para obter todos seus benefícios, é importante que o empreendedor saiba como administrar seu e-commerce.

Esse ambiente nada mais é que a loja virtual, que deve estar a disposição dos consumidores e ser otimizada para uma boa navegação e exposição dos produtos e contar com ferramentas digitais e uma equipe especializada para isso é muito importante para a efetivação das vendas.

A ideia principal é ampliar a disponibilidade de produtos e serviços para o maior número de pessoas, de forma mais facilitada, bem como com estratégias mais direcionadas e efetivas, evidenciando os produtos e administrando melhor os fluxos do negócio.

Assim, é possível manter a vitrine com bens de consumo/serviços que estão ao alcance de poucos cliques no mouse e teclado do computador, ou por meio de aplicativos na tela do celular ou tablet.

Ao fim do processo, caberá exigir os dados para a compra, como a forma de pagamento e os dados para envio dos produtos, também de forma facilitada.

São diversas áreas que englobam o trabalho de um e-commerce, ou comércio eletrônico, e todos eles têm como característica principal aumentar as vendas e atender o consumidor da melhor forma em um ambiente mais dinâmico e prático. 

A seguir, serão apresentadas algumas dicas que podem ser seguidas pelos mais diferentes profissionais, independentemente da área de atuação, de modo a trazer mais sucesso e organização à sua loja online. 

Primeiros passos

Primeiramente, é importante pesquisar (e estar atento) às movimentações mundiais e assuntos do momento, pois eles podem impactar diretamente em um empreendimento. 

Outra dica valiosa é contar com profissionais que entendam da área técnica e de propaganda e marketing voltados para a internet. 

O acesso ao site de compras deve ser devidamente estruturado, com processos simplificados e intuitivos.

Do mesmo modo, o e-commerce deve envolver a divulgação em massa, verificação de falhas, treinamento de equipe pré-venda e pós-venda, logística adequada para entrega e pesquisa de satisfação do cliente, de modo que todos os processos sejam otimizados.

Aliás, as parcerias comerciais são importantes, como fornecedores, equipes de logística, colaboradores diretos e indiretos.

Contudo, mesmo que esses aspectos sejam importantes, os clientes são fundamentais para o sucesso do negócio, e devem ser considerados tanto nas estratégias de atração e conversão, como também na proteção de seus dados e qualidade de atendimento.

 

Estruturação virtual exige ferramentas adequadas

Da mesma forma que ocorre de maneira presencial, a venda por meio de um e-commerce precisa ter simpatia, facilidade de acesso, preço justo e garantia de entrega do produto a partir da formalização do pagamento. 

Por isso, é preciso contar com ferramentas eletrônicas que ajudem a gerenciar a loja virtual, como o BPM software preço ou mesmo o CRM, que abordaremos mais adiante. 

A sigla BPM significa Business Process Management, ou gerenciamento de processos de negócios. 

Essa ferramenta ajuda na administração do empreendimento, podendo ser adaptada de acordo com as finalidades da empresa.

Outras funções são implementadas ao longo do processo de funcionamento, conforme a área de atuação em que estão inseridos, objetivos e até necessidades do empreendimento - e consumidores.

Por isso a personalização e a facilidade de organização administrativa e de gerenciamento da empresa é necessário, e pode ser alcançado por meio da adequação de tais ferramentas, que podem ser disponibilizadas sob medida. 

A escolha por uma plataforma que sustente toda a página do e-commerce também é importante. 

Seja para quem está começando, ou aqueles que já estão há muito tempo no mundo virtual, é preciso contar com uma tecnologia de ponta que supra os produtos e números de acesso, por exemplo.

As funcionalidades do site também devem estar disponíveis , com fácil acesso e de forma intuitiva, promovendo uma navegação agradável para o internauta. 

Assim, é preciso investir em diferentes ferramentas para um melhor gerenciamento dos processos de venda, bem como o atendimento do público - seja por meio de chats otimizados ou não.

Nesse contexto, o marketing digital e de conteúdo, aliados às ferramentas, permitem uma melhor interação com os clientes, atraindo-os para a loja e criando um vínculo a longo prazo (fatores essenciais para a venda online).

Do mesmo modo, como mencionado, é preciso adotar sistemas amigáveis e de fácil compreensão, pois isso ajuda muito em todo o processo de compra, tornando a experiência mais agradável e memorável, fidelizando o público.

 

Marketing e direcionamento de cliente

As diversas possibilidades de interação com o cliente podem ser apresentadas por meio de ferramentas desenvolvidas para o e-commerce. 

Há programas que já estão disponíveis e podem ser utilizados para atrair clientes e manter o interesse, bem como interagir e facilitar o atendimento, direcionando-os aos canais corretos até que a compra seja realizada. São alguns exemplos:

  • Ferramentas de marketing digital;
  • CRM (Customer Relationship Management);
  • Controle de estoque;
  • Agendamento de atendimento.

Os setores de uma empresa online funcionam, em alguns casos, de forma semelhante às físicas, mas podem ter todos os processos otimizados com a internet e as redes, e mesmo setores ou fornecedores em locais distintos podem se comunicar a todo momento.

Dessa forma, a presença de ferramentas que ajudam na administração dos negócios deve promover a interação de maneira complementar. 

Pense que uma clínica precisa de materiais para realizar a consulta urologista particular e, para isso, ela pode contar com um sistema que gerencia o estoque de materiais para que sejam solicitados com antecedência. 

Do mesmo modo, uma fornecedora pode ter o acesso ao calendário da clínica, possibilitando entregas otimizadas devido à integração dos sistemas e estoques dos consultórios atendidos. 

O mesmo pode se dar nos ambientes digitais, integrando o estoque do e-commerce ao da loja física, bem como os diferentes canais de atendimento, permitindo a continuidade de uma venda iniciada nas redes sociais por meio da loja virtual.

 

Organização de equipes, infraestrutura e gestão da contabilidade

O comércio eletrônico possui muitas características semelhantes aos físicos. Os trâmites com a Receita Federal e os cuidados com os funcionários, por exemplo, ocorrem da mesma forma, e todos os procedimentos devem ser adotados conforme a legislação vigente.

A contratação de um escritório de consultoria contábil para micro e pequenas empresas pode ser vantajosa para realizar e auxiliar com os trâmites financeiros e burocráticos, garantindo o pagamento de taxas e impostos relacionados ao e-commerce.

Tal processo envolverá a transação comercial com fornecedores e parcerias empresariais, além do pagamento de funcionários e colaboradores terceirizados, bem como a adequação às novas normas que surgem com o meio digital - como pagamento de hospedagem e certificados de segurança.

Inclusive, para além do espaço digital, muitos empreendimentos demandam a locação/compra de um espaço e contam com uma equipe alocada para a realização das atividades.

Dessa forma, o empreendedor precisa estar atento ao gerenciamento de riscos ocupacionaispor parte dos funcionários, para que o fluxo de trabalho seja produtivo e eficiente, bem como traga segurança e bem-estar para a equipe.

 

Atendimento a setores diferenciados e abrangentes

Uma empresa que marcou território com espaços físicos, também pode expandir os negócios para o mundo virtual para se manter competitiva e alcançar novos públicos. 

Sendo assim, é preciso atender os mais diferentes setores, seja como fornecedor de bens de consumo primário, intermediário ou final. 

Um ciclo que se inicia na produção de barras de ferro, por exemplo, pode passar por um distribuidor de esquadrias, chegar às mãos do consumidor e, posteriormente, se transformar em produto para reciclagem.

Todas essas passagens envolvem diversos pontos que podem ajudar na organização do e-commerce, bem como identificar o perfil de cliente e forma de abordar ou dispor os produtos nas páginas.

Dentro de todo esse processo, os envolvidos precisam investir em marketing digital correto para o funil de vendas e necessidades do público, podendo utilizar os marketplaces direcionados para esse tipo de público e expandir as oportunidades. 

Isso pode ser realizado com as ferramentas adequadas de divulgação de produtos e serviços em ciclos distintos de:

  • B2B - Business to Business;
  • B2C - Business to Consumer;
  • C2C - Consumer to Consumer;
  • D2C - Direct to Consumer.

No modelo B2B, as empresas atendem outros negócios, como fornecedores ou prestadores de serviço.

No B2C, a empresa pode ser entendida como um “ponto de venda” e repassa os produtos/serviços ao consumidor final. 

No terceiro caso, são as vendas ocorridas diretamente entre consumidores, utilizando os marketplaces digitais disponíveis na internet.

No D2C, as empresas e fabricantes tratam a venda dos produtos de forma direta ao consumidor, sem a necessidade de intermediários. 

Em todos os casos, é preciso estar atento ao modelo de negócios que é executado, pois todos podem ter acesso a um e-commerce ativo que facilita a transação comercial, mas que precisará ter a linguagem e estratégias adequadas ao público que será atendido.

 

Divulgação em massa permite contato direto 

O comércio eletrônico precisa se destacar dentro do ambiente virtual, mas pode utilizar situações no mundo real que permitem uma aproximação com o consumidor.

A participação em feiras e eventos corporativos são uma chance de distribuir brinde personalizado para empresaparceira e clientes que visitam o local, bem como ações online podem ser feitas, como as shop lives. 

Esse contato direto é uma forma de demonstrar humanização das empresas em relação ao público que participa e estimula a comercialização dentro do plano virtual. 

Dentro do planejamento de marketing, além de todo o investimento para a aplicação de palavras-chave em sites de busca, SEO (Search Engine Optimizer), redes sociais, portais e blogs, é preciso garantir a presença em mídias tradicionais. 

 

Área educacional inserida no e-commerce

Dentro das possibilidades que a internet oferece, alguns setores se adaptaram de maneira imediata ao ambiente online, usando plataformas e até e-commerces para o tratamento entre empresas e clientes de serviços.

As faculdades e universidades, por exemplo, permitem que os alunos tenham aulas virtuais com professores de outros estados e até mesmo de outros países e continentes. 

O curso de bombeiro civil  pode ser acessado por um morador de uma cidade completamente diferente, separado por milhares de quilômetros de estradas e rodovias, também sendo comercializado por uma plataforma dedicada no ambiente digital, promovendo diversas especializações - visto que as barreiras geográficas são minimizadas.

Por isso é preciso verificar as possibilidades de marketing utilizando os canais de vídeo disponíveis na internet. Afinal, tudo é possível desde que tenha criatividade, inteligência e atenda os objetivos do negócio e necessidades do público ideal.

 

Garantia de segurança para todos envolvidos

Mais uma vez, é preciso garantir a manutenção de um site de compras atualizado e com todas as formas de segurança devidamente instalados. 

A contratação de uma empresa de cabeamento de redepermite que as máquinas estejam interligadas, com acesso à internet, garantindo que os clientes tenham acesso aos produtos e serviços continuamente.

Além disso, a adesão de certificados de segurança para a realização de compras e vendas no site, e o suporte dos servidores e operadoras de hospedagem são cruciais para garantir o pleno funcionamento da loja e o atendimento qualificado ao público.

O gerenciamento de um e-commerce voltado para qualquer produto ou serviço demanda coordenação e tomadas de decisões embasadas e qualificadas. 

Assim, com a ajuda de uma equipe devidamente treinada, ferramentas adequadas, parceiros e fornecedores, é possível atender os consumidores de maneira organizada e ordeira, trilhando sempre para o sucesso comercial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.