Para começar, o que significa “inventário do estoque”?

Este procedimento demanda bastante atenção! É um processo feito através da identificação, classificação e contagem dos itens armazenados, com o objetivo de garantir que essas informações estejam coerentes com a realidade do que foi dado como entrada e saída de mercadorias.

Para que tudo seja feito com eficiência, é necessário conhecer os detalhes exatos do estoque, já que um erro ou esquecimento na hora de dar baixa nos produtos pode comprometer a administração dos recursos financeiros.

Motivos para realizar o inventário

Além do motivo que já foi dito aqui, existem outros motivos que fazem da realização do inventário do estoque algo essencial para sua empresa. Conheça os principais:

 

1 - Identificação de rupturas

É só observar as movimentações do mercado para perceber que o grande objetivo das organizações é a venda de produtos. É por isso que todo cuidado com os itens ainda é pouco. Imagine a quantidade de problemas que seriam gerados se algum consumidor encontrasse as prateleiras vazias ao ir comprar um produto. Além disso gerar uma baita insatisfação no cliente e propagar uma má impressão do seu negócio, é bem provável que a compra seja efetuada no concorrente.

É nesse contexto que o inventário de estoque aparece como principal aliado das empresas. O objetivo é evitar que as rupturas aconteçam. Com o inventário feito periodicamente, é possível identificar diferentes rupturas, como a que acontece quando o item tem estoque no depósito (e no estoque virtual), mas está ausente na gôndola, apontando um problema de reposição. Outro tipo é quando o estoque virtual indica que há disponibilidade de determinado produto, mas este está em falta tanto na loja quanto no depósito. Em ambos os casos, o resultado é a perda de vendas.

 

2- Otimizar a reposição de estoque

Esta é uma tarefa indispensável para o processo de venda de qualquer negócio, pois esta é a forma mais recomendada de evitar prateleiras vazias, rupturas ou excesso de estoque.

Fazendo um inventário periódico do estoque, o gestor poderá trabalhar com informações precisas e detalhadas. Isso resultará em um processo de compra mais eficaz, viabilizando, por exemplo, a implementação de automatizações de reabastecimento.

 

3- Atualização de cadastro de produtos

Durante o inventário de estoque, todos os produtos serão contados. Com isso, qualquer falha no cadastro de produtos pode ser identificada.

Com o tempo, alguns campos do cadastro sofrem alterações e é possível que algum produto fique com o cadastro desatualizado. Outro problema que pode acontecer é o cadastro repetido, quando os mesmos produtos possuem mais de um cadastro.

Além disso, itens não cadastrados ou cadastrados com código de barra errado também pode gerar dor de cabeça. Tudo isso pode ser observado com o inventário do estoque correto e atualizado.

 

4- Ter conhecimento sobre as perdas

As perdas no estoque é a diferença entre o estoque registrado e o que realmente está no estoque físico.

Entendendo isso, só existe uma forma de descobrir a divergência entre o estoque real e o registrado: contando o estoque realizando o inventário. A partir do inventário, o gestor consegue perceber quais são os tipos de perda que acontecem na empresa, e saber quais medidas tomar para evitar problemas futuros. É importante ressaltar que, tipos de perdas diferentes requerem medidas diferentes.

Quando o inventário do estoque é feito periodicamente, ele está sempre atualizado para que o gestor tenha acesso às informações necessárias para identificar perdas em sua empresa. Com informações corretas e precisas, no momento em que precisar, a gestão terá tudo para saber o que fazer e que ações implementar para melhorar os resultados.

 

Solução imediata para o controle do estoque

O W3ERP é um acelerador de crescimento, ERP web referência no mercado, que facilita a realização de todo o inventário, permitindo o acompanhamento contínuo do seu negócio. Além disso, o sistema integra todos os processos e setores da sua empresa. Você poderá acessar e inserir qualquer informação sobre qualquer departamento, quando quiser e onde quiser.

Com um web ERP, basta apenas ter um dispositivo em mãos e acesso a internet para fazer todo o controle da empresa, ou, das empresas. Analisando o grau de importância da utilização de um inventário periódico e preciso, fica fácil entender o motivo de ter um software de gestão para fornecer uma visão geral do negócio para controle de patrimônio e produtos.

 

Clique aqui e saiba quais outros benefícios um ERP web trará a sua empresa.