Se a resposta for sim para essas questões e desejar entender como funciona o mercado do e-commerce e como investir corretamente em estratégias que irão não apenas gerar lucro e alavancar os números da empresa, mas também conquistar engajamento através do marketing digital, continue lendo este artigo. 

Na atualidade, uma empresa que investe corretamente em estratégias de  marketing digital, se posiciona nas suas redes sociais, produz conteúdo para  gerar engajamento e investe em uma experiência satisfatória de compra para o  cliente, tende a estar mais perto do sucesso do que as marcas que “ignoram” o  poder e a visibilidade publicitária da internet.

É indispensável para atingir o sucesso, ter uma equipe focada em marketing digital, seja contratando uma agencia de marketing digital, ou sua própria equipe. O e-commerce necessita obrigatoriamente do marketing digital para fazer sucesso. 

 

O que significa ser uma empresa de e-commerce? 

O termo e-commerce não possui tradução literal do inglês para o português, mas seu significado abrange qualquer comércio digital, ou seja, é a  venda e compra de produtos, através de ambiente eletrônico, o ambiente virtual da internet (computadores, notebooks, celular por sites ou aplicativos).

É o método de comprar produtos sem se deslocar; comprando, pagando e  realizando todas as transações de maneira digital (através de sites,  plataformas, aplicativos, redes sociais) para ao fim receber seu produto em casa. 

 

Qual a importância de investir em marketing digital para o e-commerce? 

O marketing digital é praticamente a base para que um empreendedor tenha resultados de sucesso em seu e-commerce. Não existe um e-commerce (e na realidade tecnológica e digital que estamos, não é possível nenhum tipo de  empreendedorismo ou ascensão profissional) sem que haja estratégias de  marketing digital definidas e planejadas.

Uma empresa que se “nega” em investir em marketing digital pode até funcionar por um momento, mas com o tempo irá perder espaço para seus concorrentes. As redes sociais possuem espaços valiosos para que empresas tenham  ascensão em números de engajamento e lucros, pois além de atualmente ter um  espaço destinado para cadastros comerciais (com ferramentas e funcionalidades focadas em publicidade comercial).

Ainda é um espaço que garante um contato direto com o público, independente do nicho de atuação. Segundo a Resultados Digitais, cada usuário brasileiro de redes sociais passa 311 minutos do seu dia nas redes sociais, que por sua vez, oferece um espaço de marcas façam sua  publicidade para atingi-lo. Uma vantagem importante que o marketing digital oferece é a economia seguida de um lucro vantajoso.

É possível ser uma empresa iniciante e sem muito valor para investimento, mas que possa trabalhar estratégias e planejamento de marketing digital sem investir alto, principalmente tratando-se das redes sociais, que é um espaço de publicidade que pode ser gratuita, e que dependendo dos conteúdos e estratégias utilizadas, podem impulsionar um número alto de vendas. 

 

É possível ter um e-commerce pelas redes sociais? 

Na atualidade, além dos espaços de desenvolver plataformas próprias (ou seja, sites) e aplicativos destinados para sua marca realizar a venda de produtos, é possível que as transações de venda sejam feitas também através de redes  sociais.

O Whatsapp, Instagram e Facebook são exemplos de redes que oferecem um espaço para a comunicação e posteriormente, compra e venda de produtos. Mas, é necessário dedicação, atenção e profissionalismo, visto que as redes sociais podem ser mais trabalhosas.  

É necessário que haja um planejamento e organização da equipe, mas com a junção estratégias de publicidades, é possível utilizar as redes sociais como um canal de comunicação, marketing e comércio.

Por exemplo, uma loja de online, que irá realizar todo o processo de procura pelo produto, compra e pagamento através das redes sociais, pode trabalhar toda a identidade da marca, ter uma biografia do perfil chamativa, fotos profissionais e de qualidade dos produtos, conteúdos voltados para dicas e informações, e por fim um atendimento e entrega de qualidade. 

 

É possível ter uma empresa apenas como e-commerce e atingir o sucesso? 

É totalmente possível ter uma empresa apenas como um e-commerce, inclusive existem muitas marcas que trabalham dessa forma e possuem números exorbitantes de resultados, como por exemplo: MercadoLivre, Submarino, Shopee, entre outras.

Para isso, é necessário realizar um planejamento, investir em uma equipe preparada, investir em marketing digital para as publicidades atingirem o público-alvo e clientes em potencial, e claro, investir na qualidade dos serviços no site, nos métodos de pagamento, atendimento e entrega. A experiência do cliente vai ser um peso a mais para a indicação, para que o cliente tenha confiança, desejo e prazer em comprar novamente.

Por exemplo, não basta apenas possuir uma loja e-commerce de aromaterapia, é necessário investir na identidade visual da marca, e consequentemente do site, investir nas ferramentas (principalmente facilitando a escolha do produto e o processo de compra), oferecer brindes, bônus, para determinados casos (por exemplo: primeira compra), e facilitar o processo de pagamento e entrega. 

 

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5 estratégias de um suporte de sucesso para e-commerce 

Esteja presente nas redes sociais

Foque em um planejamento e estratégias para seu nicho e público-alvo, visando realizar publicidades constantes, conteúdos criativos referentes a marca e os produtos, fotos profissionais, publicidades nos stories, reels e IGTV.

Aproveite as tendências

Aproveite as tendências que estão em alta na internet como uma forma de  estratégia publicitária. Seja através de um “meme”, uma tendência de moda, um desafio ou uma coreografia, serão maneiras de aproveitar a  onda de algo que está em alta, trazendo clientes para seu e-commerce.
 

Invista nas ferramentas

Invista em ferramentas destinadas para os perfis comerciais nas redes sociais. São ferramentas que podem ser gratuitas ou pagas, mas irão fornecer serviços focados em seu nicho e público-alvo, que ajudarão a impulsionar o engajamento e consequentemente, as vendas.

O atendimento deve superar o atendimento de lojas físicas

Quanto melhor for a experiência, mais compras serão realizadas pelo cliente e mais indicado será para outros indivíduos. Seja através de um “mimo”, um cartão personalizado, um bônus, um brinde, ou um pacote na entrega com um bilhete.

A qualidade do processo

A qualidade do processo de procura pelo produto, cadastro, compra dos  produtos, processos de pagamentos, entre outras ferramentas do site, devem ser prioridades juntamente ao marketing digital.

Uma plataforma que não possui acessibilidade, facilidade na leitura, na interpretação e nas localizações das páginas (abas), pode causar desconforto, falta de entendimento e consequentemente impulsionar o cliente a preferir  acessar as plataformas do concorrente.

Quanto mais fácil, prático e agradável for o processo de compra, cadastro e demais passos da compra, melhor será a experiência do cliente.