Fazendo com que o indivíduo busque por um serviço em primeiro lugar, e após a definição do problema a ser resolvido, ele busque também por uma companhia específica, que demonstre melhores qualidades para a solução dessa questão a ser resolvida.

Ou seja, estamos falando de uma relação complexa, repleta das mais diversas variáveis, que envolvem o comércio, o público, e até mesmo os parceiros de negócio desse empreendimento, como os fornecedores de uma fábrica.

Cada um desses ativos tem uma importância para a gestão desse empreendimento. Como um escritório de contabilidade para pequenas empresas, que precisa se relacionar bem com os seus clientes e associados para que esse escritório tenha o sucesso esperado.

Destacando dessa forma o impacto que esse negócio tem junto ao seu setor, podendo inclusive alcançar a posição de liderança, sendo o empreendimento de maior reconhecimento dentro do seu segmento.

E grande parte desse progresso se dá por parte da conexão entre esses negócios e as ferramentas tecnológicas disponíveis para tais empreendimentos. Que ao utilizar das melhores ferramentas em seu mercado, mais avançados podem ser os seus resultados.

Acompanhando assim as tendências do seu próprio público, que hoje se mostra mais confortável em adquirir algo por meio das lojas virtuais, cabendo aos empreendimentos físicos adotarem um novo modelo de venda, mesmo que seja complementar.

Ou em relação à própria gestão desse negócio, com a utilização de um software para loja, que permite controlar melhor as atividades relacionadas ao funcionamento desse projeto, como o contato com fornecedores, a manutenção do fluxo de entradas e saídas.

Entre outras tecnologias que podem se conectar a funções específicas na administração de um negócio. Até porque o avanço da tecnologia sempre foi algo capaz de definir e modificar as atividades do mercado comercial como um todo.

 

A evolução do mercado com o passar dos anos

As atividades comerciais tiveram início com o processo de trocas de produtos e mantimentos entre diferentes tribos ou feudos, dependendo apenas da época na qual essa prática de escambo foi realizada.

A maior revolução tecnológica nesse sentido foi a adoção de moedas e papéis como símbolos que servem para demonstrar o valor monetário que está sendo trocado ali. Até porque tecnologia não se resume a aparelhos de computador e sistemas afins.

De acordo com o dicionário online Michaelis, a definição de tecnologia é: “Conjunto de processos, métodos, técnicas e ferramentas relativos à arte, indústria, educação etc”. O que faz, por exemplo, com que a roda possa ser vista como uma tecnologia relevante.

E a evolução das tecnologias trouxe um impacto direto nos diferentes segmentos de mercados que foram sendo formados com o passar dos anos. Como a invenção da prensa e o surgimento do mercado de notícias, ligado à propagação dessas informações.

Assim, o telefone junto da televisão, com os serviços de televenda, que permitiam desde a compra de um novo tapete para sua casa, até o encontro de grandes equipamentos, como uma maquina rotuladora, a ser usada no seu negócio, ajudando no controle do estoque.

A maior evolução nesse sentido nos últimos anos foi a chegada da internet. Não apenas como uma ferramenta de interação digital entre diversos usuários, mas se apresentando também como um dispositivo capaz de modificar tudo aquilo conhecido como mercado.

Pois, se a tecnologia já havia modificado por dentro a estrutura desses negócios, com a utilização de máquinas e ferramentas no nível de produção desses estabelecimentos, o que acontece agora é uma nova renovação comercial.

Agora estando ligada a forma com que os próprios estabelecimentos comerciais se apresentam, a partir dessa novidade que são as lojas virtuais, oferecendo diferentes produtos e serviços diretamente para o seus clientes, até mesmo pelo celular.

Tornando-se simples pesquisar por cursos online técnico, e assim iniciar o seu processo de aprendizagem através dessas plataformas virtuais, no modelo denominado como EAD (ensino à distância).

E, ao mesmo tempo, não é como se as ferramentas digitais tivessem chegado e pronto, daqui para frente o mercado vai se comportar dessa maneira até a chegada de novas tecnologias, com esse processo de renovação sendo algo de atividade constante.

Acompanhando justamente às novas ferramentas tecnológicas que vão sendo desenvolvidas. Pensadas já com o intuito de renovar o mercado, por meio de anseios levantados pelo público e identificados pelas pesquisas de marketing.

E esse mercado se atualiza de forma tão rápida, cabe aos empreendedores acompanharem todas essas modificações, antes dos seus concorrentes, para que o seu negócio se adapte aos novos tempos, apresentando-se como a melhor opção em seu setor.

Logo, se você busca com que o seu escritório voltado aos serviços de conservação  atinja os melhores resultados possíveis no próximo ano, diante o aquecimento do mercado nessa fase de maior flexibilidade dos efeitos da pandemia, é preciso estar atento a tais novidades.

 

Cinco tecnologias de destaque para o próximo ano

Por mais que exista uma certa imprevisibilidade no mercado tecnológico, com novas ferramentas surgindo a quase todo momento. Costuma demorar um tempo para que elas sejam adotadas em expansão pelos diferentes mercados.

E atualmente nos encontramos nessa fase de implementação das novas tecnologias que surgiram nos últimos anos, com 5 estratégias baseadas na tecnologia tendo uma evidência maior no mercado, precisando de grande atenção por quem atua na gestão de um serviço.

 

Inteligência Artificial

O conceito de inteligência artificial não é algo necessariamente inédito, estando presente em diversos filmes e livros de ficção científica, que já indicavam a presença de uma inteligência baseada em programação.

O que muda agora é que isso começa a se tornar uma realidade, já existindo máquinas inteligentes que trabalham com atividades diversas juntas a um empreendimento. 

Podendo ser aplicada a um sistema de controle de acesso e monitoramento, estudando certas características dos perfis que analisa diariamente, e dessa forma identificando de maneira eficaz e cada vez mais rápidas os funcionários que entram e saem de uma fábrica.

 

Everything as a Service

O conceito por trás do Everything as a Service (XaaS), está naquilo que o próprio nome indica, em algo que pode ser traduzido como “Todo como serviço”, ou seja, nesse mundo digital, simplesmente todas as atividades podem ser realizadas em um comércio.

Uma ideia que trabalha principalmente com o conceito de nuvem, onde diversos dados e instrumentos importantes para uma empresa podem ser acessados e implementados dos mais distantes pontos, por meio uma plataforma própria para certos negócios.

 

Dataficação

E se o acesso a certos dados se torna mais fácil no ambiente digital, tem início então a necessidade dos mercados saberem como melhor analisar essas informações, de forma a encontrar táticas e estratégias que melhor ajudem os seus negócios.

O que permite a um fornecedor de rótulos personalizados  ter um controle otimizado sobre os seus produtos e ao nível de compra de cada um dos seus clientes, de forma a identificar pontos a se melhorar e o que pode ser potencializado em seu negócio.

 

Digital first

Uma mudança que deve se ampliar no ano de 2022, mas que já se mostra presente no mercado atual é a presença cada vez maior das lojas digitais. O que, em alguns casos, pode ser a principal forma de vendas de um negócio.

Por isso recebendo o título digital, com a modalidade digital vindo como a primeira opção ao que se refere a forma com que uma empresa apresenta os seus produtos e serviços ao público. É indicado também um modelo híbrido, que adote as duas formas de mercado.

 

Energia sustentável

Outro tema cada vez mais importante não apenas para o mercado, mas também para a sociedade como um todo está no uso de fontes de energia renovável, que além de ajudarem na preservação do meio-ambiente, podem trazer uma redução de custos.

Entre as principais fontes nesse sentido se destacam:

  • Solar;
  • Eólica;
  • Hídrica;
  • Orgânica (Biomassa).

 E o uso de energia é cada vez mais necessário com a expansão dos negócios digitais, sendo importante a aplicação dela para um escritório, que opera com a confecção de certificado digital contábil para os mais diversos empreendimentos.

 Sendo esse um conjunto de práticas que podem ajudar o seu negócio a se preparar para as mudanças de comportamento que devem se expandir em 2022, tanto pelo público como no que associa à própria administração dos mais variados negócios.

Garantindo diferentes benefícios, como uma relação melhor com o seu público de clientes, um maior destaque em seu setor e a própria inovação do seu setor, que se adapta para resolver as novas demandas levantadas pela sua audiência.

Tudo para que essa empresa se encontre em prosperidade nos próximos anos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.