Por isso, publicamos esse artigo para te ajudar a compreender essa tecnologia e quais vantagens ela tem entregado para as empresas de destaque. Afinal, a aplicação de soluções tecnológicas deixa o mercado cada vez mais acirrado e é extremamente importante descobrir formas de se destacar. Continue a leitura.

 

O que é IoT e como essa tecnologia funciona?

 

A Internet das Coisas (IoT), pode ser definida de maneira bem simples, como uma comunicação entre máquinas/computadores via internet. Uma maneira de itens físicos se conectarem e se comunicarem entre si e com o usuário, através de sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma determinada rede. Ainda está confuso? Vamos compreender melhor como funciona na prática.

Esta tecnologia permite que literalmente qualquer coisa se comunique entre si, desde um simples relógio ou smartphone, até carros e eletrodomésticos. A ideia é que as “coisas” se conectem por meio da internet e conversem entre si com a intenção de gerar mais conforto, produtividade, facilidade e experiências ao usuário.

Agora que você já entendeu um pouquinho mais sobre o que se trata a IoT, continue a leitura para entender como essa tecnologia tem contribuído para indústria.



IoT e sua aplicação na indústria

 

A Internet das Coisas pode ser utilizada para otimizar e aumentar a produtividade de diferentes processos, seja na produção, na prestação de serviços ou na administração. Possui a flexibilidade de ser aplicada em diversos setores, capaz de facilitar a vida em qualquer tamanho de empresa.

A IFS, fornecedora global de softwares, divulgou recentemente uma pesquisa com 200 executivos norte-americanos, que relataram ganhos substanciais com o uso da IoT ano após ano em duas empresas.

Fábricas, prestadores de serviços comerciais e negócios de diferentes segmentos, estão coletando dados e informações de dispositivos conectados, integrando-os a outros sistemas e centralizando as informações de IoT para terem mais controle e autonomia em seus negócios.

 

Benefícios da IoT para a indústria

 

Basicamente, todo o setor produtivo tem sido transformado a partir da implantação de tecnologias de IoT. De acordo com um estudo do BNDES e de outras organizações, somente no Brasil, até 2025, a adoção dessa solução tecnológica deve movimentar até  US$ 45 bilhões na indústria.

Além disso, a implementação dessa tecnologia traz uma infinidade de vantagens competitivas e benefícios para as empresas. Veja abaixo:

 

  • Redução de paradas e operações desnecessárias;
  • Otimização no aproveitamento do uso de ativos;
  • Redução de custos operacionais;
  • Melhora de performance das máquinas;
  • Aumento de eficiência na produção;
  • Mais velocidade na tomada de decisão;
  • Novas possibilidades para gestão do negócio;
  • Novas oportunidade para o crescimento da empresa;
  • Maior segurança das informações, entre outros.

 

Como esta tecnologia trabalha com a informação de maneira inteligente, as informações referentes aos processos da empresa que antes eram produzidas mas não eram processadas ganham um propósito. Isso, porque em casos onde, por exemplo, a IoT é utilizada junto ao sistema ERP adotado pela empresa, os dados passam a ser armazenados e analisados de maneira automatizada e precisa.

Esta solução deve ser considerada uma inovação fundamental para transformar objetos em instrumentos para novas funcionalidades, além de levar eficiência e otimização para a indústria como um todo.

Gostou desse conteúdo? Não pare por aqui! Clique aqui para saber mais sobre o armazenamento e a integração de dados e informações através da tecnologia. Conheça soluções super acessíveis!