Aplicar testes técnicos com autonomia e sem perder tempo sempre foi uma dificuldade encontrada por recrutadores e empresas de TI na hora de contratar desenvolvedores. Afinal, essa tarefa demanda um bom nível de conhecimento tecnológico e tempo disponível, o que pode se transformar em uma dor de cabeça para qualquer time de RH.

Entendendo esse problema, a empresa parceira da W3ERP, iZap Softworks, fábrica de softwares de Belo Horizonte, lança no mercado a plataforma Geniustest. O propósito da ferramenta é levar mais autonomia e facilidade para o processo de recrutamento e testes técnicos de desenvolvedores.

A plataforma oferece aos recrutadores um acervo de testes já prontos, separados por tecnologia e níveis de complexidade. Dessa forma, com apenas alguns cliques, o gestor de RH pode enviar esses testes para diferentes candidatos e, após a execução por parte deles, já receber os resultados.

Uma vantagem extremamente relevante dessa ferramenta é que a mesma foi desenvolvida após a iZap Softworks ouvir as maiores comunidades de Devs do Brasil. Ou seja, este produto digital agrega valor tanto para o setor de RH quanto para o próprio desenvolvedor. Com isso, cria-se um enorme potencial de fortalecer a marca empregadora e propagar uma imagem positiva da organização no mercado.

Segundo Augusto Carvalho, Diretor Comercial da iZao Softworks, a plataforma Geniustest foi criada para trazer a autonomia e a atratividade que o RH precisa para contratar desenvolvedores. “Esse profissional (desenvolvedor) nunca esteve tão requisitado, e ter processos ágeis e atrativos é um diferencial competitivo na hora de contratar bons talentos”, afirma o especialista.

 

Como a plataforma funciona

Ao acessar a solução, o recrutador pode criar vagas com apenas alguns cliques, tudo de forma prática e intuitiva. Em seguida, é possível selecionar quais tecnologias serão utilizadas no teste, categorizadas por níveis e senioridade. Fazendo isso, o usuário responsável pelo recrutamento já consegue visualizar o tempo total de execução de cada teste.

 

A ideia é que esses recursos facilitem muito o trabalho do RH e até mesmo permitam a definição de prazos e metas relacionadas ao tempo de duração dos processos. Afinal, ao aplicar os testes pela plataforma, o recrutador terá um controle mais preciso do tempo utilizado.

Caso alguma empresa queira, por exemplo, testar 10 desenvolvedores (5 full stack e 5 back-end) na plataforma, basta selecionar as respectivas opções na hora de criar os testes e pronto. Fazendo isso, assim que os candidatos realizarem o teste no tempo estimado, o responsável receberá os resultados e poderá dar prosseguimento no recrutamento.

Fazer isso de forma manual e individual com certeza leva um tempo maior e acaba deixando o recrutamento pouco atrativo para o profissional. A ideia é que com o Geniustest, além de agilidade, o RH consiga dar andamento a contratação de forma mais independente, reduzindo a necessidade de suporte do setor de TI.

 

Ranking dos melhores candidatos

 Ao utilizar a plataforma, o recrutador tem acesso ainda a um ranking com os candidatos que tiveram os melhores resultados nos testes aplicados. Dessa forma, o gestor responsável consegue ter uma visão mais precisa da decorrência dos testes e também dados suficientes para agilizar qualquer tomada de decisão.



Melhorando a experiência de desenvolvedores em processos seletivos

A tecnologia não impacta somente a experiência do recrutador, mas também a do candidato, que após a conclusão do teste pode receber o resultado independente de ser aprovado ou não. Para isso, basta o recrutador habilitar o “feedback automático” na plataforma. 

Essa vantagem permite que o processo de recrutamento seja atrativo, agradável e bem-visto pelos desenvolvedores. “Fizemos questão de ouvir as maiores comunidades de Devs durante o desenvolvimento do produto e criamos algo atrativo para estes profissionais, tanto na agilidade quanto na experiência de uso. Sem dúvidas, essa plataforma trará um grande impacto para os gestores na área de RH, declara Augusto Carvalho.

 

Os impactos para um RH ágil na contratação de Devs

 De acordo com um relatório da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o setor de Tecnologia da Informação (TI) demandará cerca de 420 mil profissionais até 2024. Entretanto, esse número se contrapõe à baixa quantidade de formação de mão de obra anual e desperta um alerta para o risco de uma escassez ainda maior de profissionais qualificados para ocupar as vagas no mercado. 

Isso acontece porque investir em transformação digital e desenvolvimento de softwares se tornou fundamental para a sobrevivência e crescimento das empresas. Com isso, a tendência é que de fato o profissional de TI seja cada vez mais requisitado.

Nesse cenário, agilizar a seleção de desenvolvedores com o apoio da tecnologia pode ser uma excelente alternativa para quem deseja sair na frente da concorrência e contar com profissionais qualificados e eficientes.

O Geniustest surge exatamente como essa alternativa e também como resposta a uma necessidade que já existe a anos no RH. A plataforma promete ser uma excelente opção tanto para quem deseja agilizar os testes quanto para quem precisa aumentar a taxa de assertividade na contratação de desenvolvedores.

Para saber mais sobre o Geniustest, clique aqui! Ou se preferir, agende agora uma demonstração com um consultor.