A margem de contribuição é um dos relatórios mais importantes para avaliar a saúde financeira de uma distribuidora. Este indicador econômico pode apontar se a receita de uma empresa é suficiente para pagar os custos, as despesas fixas e ainda lucrar.

Podemos afirmar que a margem de contribuição é essencial para a gestão de empresas, afinal, o volume de vendas nem sempre significa grande lucratividade. Mesmo sendo um indicador bastante citado no mundo dos negócios, muitas pessoas ainda não compreendem exatamente para que serve esse relatório e como gerá-lo.

Neste conteúdo, abordaremos melhor o assunto e, também, mostraremos como a tecnologia pode facilitar esse processo e levar agilidade à sua gestão. Continue a leitura.

O que é margem de contribuição?

A margem de contribuição, basicamente, é um indicador responsável por mostrar o valor de investimento que “sobra” da receita depois de retirar os custos e despesas variáveis (gastos que podem variar de acordo com o quanto foi faturado). Em outras palavras, aponta a diferença entre as vendas e os referentes custos e despesas do produto ou serviço prestado.

Na prática, funciona como a seguinte equação:

Margem de contribuição = valor das vendas – (custos + despesas variáveis).

“Bom, mas o que eu faço com a margem de contribuição?”.

Calculando a margem de contribuição, será possível definir o índice de margem de contribuição (IMC), que é a relação entre margem de contribuição e receita operacional bruta.

Assim, você poderá identificar a porcentagem exata de suas vendas que são destinadas para quitar todos os custos ligados à produção e quanto será usado para pagar todos os gastos fixos. Isso é determinante para entender quando o seu negócio está equilibrado, lucrando ou dando prejuízo, por exemplo.

 

A importância da margem de contribuição?

Se você é um gestor e pretende ter o seu negócio cada vez mais na palma de suas mãos, a margem de contribuição será crucial nesse processo. Esse relatório é importante para tomada de decisões, além de ser útil para:

  • Identificar se a empresa está conseguindo vender de forma efetiva e ainda cobrir os gastos;
  • Compreender exatamente o lucro do negócio;
  • Gerar insights para otimizar a utilização dos recursos;
  • Apontar quais produtos ou serviços geram maior margem; entre outros benefícios.

Como a tecnologia pode facilitar?

Quando falamos em cálculos, números e indicadores, é importante ressaltarmos a necessidade de ser preciso e ágil na hora de trabalhar com essas informações. Atualmente, graças a utilização de sistemas de gestão web, distribuidoras e negócios de diferentes segmentos conseguem gerar relatórios como esse de forma muito mais rápida e eficiente, evitando erros e retrabalhos.

Quando você conta com um sistema que unifica e potencializa toda a gestão do seu negócio de forma ágil, manter a empresa saudável e lucrativa se torna uma tarefa mais fácil. Afinal, você terá dados e informações precisas para tomar decisões estratégicas sempre que precisar.

Usando o sistema W3ERP, em poucos cliques você pode gerar seu relatório de margem de contribuição de forma rápida e precisa. Nosso sistema possui uma configuração intuitiva, permitindo, por exemplo, que você defina um percentual do ponto de equilíbrio. Estabelecendo o ponto de equilíbrio do seu negócio e a margem do ponto de equilíbrio, o relatório usará cores diferentes para mostrar se a margem está boa, próxima de uma margem ruim ou se a margem está definitivamente ruim.

O sistema ainda conta com diferentes filtros, que permitem que você gere um relatório mais específico ou personalizado. Depois de configurar, em poucos cliques, você pode escolher se deseja visualizar os indicadores na tela, emitir um PDF ou gerar uma planilha.

Com o relatório em mãos, você poderá, por exemplo, rapidamente identificar a margem de um produto ou serviço específico e saber quanto desses itens você precisa vender para igualar as receitas aos custos ou lucrar.

Enfim, o relatório de margem de contribuição te permite fazer diferentes avaliações e otimizar suas estratégias para ser cada vez mais competitivo no mercado. Fazer isso com uma excelente tecnologia em mãos será um grande diferencial.

Aproveite a oportunidade para conhecer melhor o nosso sistema. Clique aqui e fale com um de nossos consultores.