Como aplicar auditoria no ambiente de trabalho

A implementação de um planejamento estratégico é o ponto de partida para a gestão de qualidade, e para que seja seguida em todo o ambiente corporativo. 

Dessa forma, é preciso entender a fundo quais os objetivos e as metas da organização, partindo do ponto em que o negócio está em constante evolução e há práticas definidas para a rotina de trabalho e pleno desenvolvimento.

Para a implementação de uma auditoria no ambiente de trabalho, é preciso realizar observações dentro do cotidiano, empregando ajustes necessários para atingir as metas e objetivos traçados no planejamento estratégico. 

O treinamento de pessoal faz parte das tarefas propostas para manter todos os protocolos e processos bem alinhados para os membros da equipe e em constante reciclagem, permitindo que as equipes conheçam com propriedade os mais diferentes setores. 

Portanto, trata-se de um escaneamento que parte desde a parte administrativa até a contratação de serviços terceirizados. 

Os pontos de segurança de uma planta fabril, por exemplo, devem ser explorados ao máximo, começando com a reciclagem de bombeiro civilpara situações de pânico ou acidentes de trabalho, devendo ser revisitada de tempos em tempos.

As equipes de trabalho podem passar por avaliações constantes e periódicas, ao menos 4 vezes por ano, dividido a cada três meses. 

Dentro dessa rotina é possível aplicar o Ciclo de Deming, também conhecido pelas iniciais PDCA (Plan, Do it, Check, Action), ou simplesmente:

  • Planejar.
  • Fazer;
  • Checar;
  • Agir.

Esse método é amplamente aplicado quando se trata de estimular o controle dentro dos setores que passam por uma auditoria, buscando implementar as melhorias necessárias relacionadas às atividades organizacionais, bem como uma forma de acompanhamento mais efetiva para as atividades de rotina serem feitas com qualidade.

A gestão de qualidade implementa essas ações apontadas dentro do planejamento, realizando os pontos de verificação promovidos pelos processos de checagem.

Vale destacar que esse método atende a NBR 19011/2002, disposto que prevê toda a gestão da auditoria externa e interna de uma empresa, seguindo a metodologia sistemática, desenvolvendo a documentação em busca de evidências que justifiquem o ajuste.

 

Investimento no treinamento de funcionários

O setor de Recursos Humanos é responsável pela contratação dos funcionários e, por isso, é uma parte essencial quando se trata da preparação de equipes de trabalho, setorizados ou não.

Quando se aplica a gestão de qualidade dentro do ambiente de trabalho, todos passam por uma avaliação técnica, na qual erros processuais podem ser identificados e corrigidos, além de propostas e sugestões que podem melhorar os procedimentos laborais.

Isso ajuda em pontos sensíveis à empresa para criar aplicativo, ou qualquer outro local em que estejam instaladas, e aos empresários, como reclamações trabalhistas e desvio de função de profissionais que podem ser identificadas e ajustadas, promovendo um canal aberto de feedbacks.

A ideia principal da gestão de qualidade quanto à aplicação da auditoria é implementar exames que apontem um direcionamento às equipes, bem como para os responsáveis pela auditoria, facilitando o alcance dos objetivos traçados.

Assim, é mais fácil entender os processos de trabalho, como o tempo é despendido dentro do turno e contraturno, além de identificar se todos estão no cargo para o qual foram contratados - ou que possam se desenvolver de melhor forma.

Após toda a avaliação demonstrada pela empresa de auditoria, é possível verificar se todas as práticas produtivas estão de acordo com as metas estipuladas e os objetivos traçados dentro do planejamento de negócios, bem como se estão sendo cumpridas. 

 

Benefícios atraem profissionais capacitados

Uma auditoria pode perceber problemas na própria gestão empresarial, em relação aos benefícios oferecidos aos funcionários e colaboradores. 

Para garantir mão de obra de qualidade, com profissionais capacitados e devidamente treinados, benefícios podem ser oferecidos em conjunto com salário compatível com o mercado.

O plano odontológico para MEIpode ser um desses benefícios, desde que tenha esse modelo de funcionário na folha de pagamento, agregando diversas vantagens aos colaboradores e valorizando a marca/corpo laboral como um todo.

Independentemente do tamanho da corporação, é possível observar os indicadores de desempenho que podem ser colocados como metas. São exemplos:

  • Atendimento à demanda produtiva;
  • Produtividade em equipe;
  • Qualidade de produtos;
  • Serviços prestados a clientes;
  • Quantidade de atendimentos.

De acordo com o modelo adotado para a gestão de qualidade com a auditoria empregada, é possível reunir uma documentação completa sobre os padrões adotados e a eficiência nos trabalhos realizados.

 

Segurança patrimonial atende projeto de auditoria

As ferramentas, os maquinários e os processos de logística fazem parte dos procedimentos adotados para garantir a qualidade dos produtos e serviços disponibilizados para os clientes.

Nesse setor é possível aplicar as parcerias comerciais, tão necessárias para que todo o ciclo produtivo tenha uma continuidade. 

Desde o transporte de matéria-prima até a disposição para os centros de distribuição e pontos de venda podem ser realizados por veículos próprios. 

O contato com uma corretora de seguro para autovai garantir que a logística não pare, atendendo sempre que houver alguma emergência.

Cabe à auditoria verificar se o contrato atende de maneira eficaz as necessidades apontadas pelo setor de logística, ou as necessidades corretivas que devem ser implementadas para garantir a qualidade nesse tipo de atendimento.

 

Investimento em equipamentos pressiona mercado

A transparência no gerenciamento dos negócios corporativos auxilia na manutenção de uma auditoria. 

Os investimentos realizados ao longo do tempo apontam as possibilidades de crescimento de uma empresa, conforme o planejamento estipulado ano após ano.

Caso não seja possível comprar novos veículos de maneira imediata, pode ser bastante útil garantir que, em um prazo determinado, realizar a renovação da frota.

Nesse caso, a parceria comercial pode ser por meio de um consórcio de caminhões seminovos, que estarão disponibilizados em tempo hábil para garantir o investimento sem prejudicar a folha de pagamento ou a contratação de fornecedores/serviços terceirizados.

 

Estrutura corporativa devidamente planejada

A auditoria empregada na empresa observa pontos que estão associados à montagem industrial, por exemplo, para verificar se não há máquinas e equipamentos ociosos. 

O método empregado pode se referir ao diagrama de dispersão, em que é apresentado um gráfico que analisa, entre dois eixos quantitativos, se há problemas relacionados a um maquinário, ou se está sendo eficiente dentro de uma linha de produção.

Em um frigorífico, por exemplo, pode ser observado se a refrigeração de peças e acessoriosestá de acordo com o espaço ocupado, o custo que causa na produção, a quantidade de produto guardado.

Assim, é possível detectar se todos os processos produtivos estão presentes dentro do planejamento estratégico de negócios.

 

Controle interno verifica situação imobiliária

As condições apresentadas pelo ambiente de trabalho são significativas, pois a gestão de qualidade com ênfase na auditoria promovida torna os turnos mais seguros e os processos mais inteligentes.

A contratação de uma empresa de alarmes residenciais em Fortalezaque está apta a atender clientes do setor industrial ou comercial pode desenvolver um projeto específico para o imóvel. 

Isso reduz os riscos de invasão ou roubo de dados, colocando em cheque todo o planejamento.

Os maquinários, equipamentos e instrumentos disponíveis para os funcionários devem apresentar funcionalidade real, para tarefas específicas, bem como qualidade e pleno funcionamento, evitando qualquer adaptação que possa alterar a qualidade dos produtos e serviços ou manutenções corretivas que podem interferir na produção. 

Dessa forma, a equipe de auditoria está apta a apontar se o projeto eletrico completoé adequado ao ambiente de trabalho, ou toda a estrutura precisa ser refeita, conforme as normas regulamentadoras vigentes no setor.

 

Organização eficaz alcança metas e objetivos

É possível implementar uma auditoria interna contínua por meio de PRO (Processos Regulatórios Organizacional), que trata da captação de dados junto aos processos e fluxos diários que ocorrem dentro da empresa.

Junto a esse método são aplicadas métricas que apontam tendências e recorrência, variáveis do planejamento de negócio que escapam ao objetivo principal da empresa ou apresentam comportamentos que não condizem com a visão e os valores corporativos.

Com os dados em mãos é mais fácil para os gestores tomarem decisões pontuais, perceber oportunidades e melhorias, corrigir falhas em setores ou operações.

Além disso, é possível mensurar fatores de risco, identificar profissionais produtivos e outros que precisam ser reativados.

Sendo assim, é possível estabelecer todas as metas de acordo com o organograma presente na empresa, fazendo as alterações necessárias conforme os apontamentos da auditoria, bem como conferir mais qualidade e segurança aos processos e ambientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.