Porém em muitas indústrias, as soluções de automatização existentes não são ágeis ou suficientemente adaptáveis para atender as necessidades cada vez maiores de um mercado. Por isso. a busca por sistemas de automatização web que possam acompanhar esse ritmo de mudanças nunca foi tão grande como agora.

Leia nosso artigo e conheça a importância do tema para o cenário atual e os principais conceitos envolvidos. Fique por dentro!

 

O que é Fábrica do Futuro?

 

Fábrica do Futuro é um conceito acerca dos grandes avanços tecnológicos que possibilitaram a integração e evolução de novos processos industriais, através da utilização massiva de tecnologias variadas. Contudo, não são simples tecnologias. São ferramentas fundadas em Inteligência artificial e dados.

O baixo custo, aumento da produtividade e questões ambientais se fazem presente nas fábricas do futuro. Isso tem se apresentando como um grande atrativo para empresas que buscam a automatização de seus processos, além de uma cadeia produtiva com interoperabilidade. 

No Brasil, esse sistema já se encontra presente, segundo os estudos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 1,6% das indústrias brasileiras integram todas suas áreas de tecnologia. Um exemplo de indústria que já utiliza o conceito é o setor automobilístico, como a fábrica da Fiat em Betim (MG), que tem em sua linha de produção recursos da Fábrica do Futuro, ou 4ª revolução Industrial, como a utilização da fábrica virtual e robôs colaborativos, por exemplo. 

 

Tecnologias utilizadas 

 

Exoesqueleto

 

Como o nome já diz, o exoesqueleto é uma estrutura como se fosse a extensão do corpo humano, onde ele fica acoplado ao colaborador para dar mais comodidade e conforto a posturas que exigem muito da coluna, ombros e pernas, evitando assim, qualquer tipo de lesão grave e melhorando a produtividade. 

 

Inteligência Artificial

 

Na indústria, a utilização da inteligência artificial é elevada devido sua eficiência em detectar erros e possíveis comportamentos humanos que possam ser utilizados a favor da empresa. 

O uso de algoritmos e IoT vêm modificando os processos produtivos das indústrias, podendo utilizar mecanismos que recolham informações em diferentes equipamentos, otimizando os processos e garantindo uma maior eficiência operacional.

 

Robôs Colaborativos

 

Robôs colaborativos tem se tornando grandes aliados dos colaboradores na hora de realizar uma atividade, principalmente no chão de fábrica. Ao contrário do que muitos acham, os robôs colaborativos não vieram para ocupar o espaço dos humanos e sim para potencializar os processos. É como se o colaborador tivesse disponível um terceiro braço para auxiliá- lo nas tarefas.

O objetivo é que os robôs possam realizar atividades de automação, ajude a melhorar a produção e as condições de trabalho por meio de funções mecânicas, como  realizar cálculos específicos ou análises em tempo real. 

 

Blockchain para ERP

 

O objetivo do Blockchain para ERP é centralizar informações e dados em um único sistema, o que possibilitará que a empresa tenha mais controle e segurança acerca dos dados recebidos. Com isso, muitos processos acabam sendo desburocratizados, o que contribui para a identificação de fraudes e possíveis erros.

Podemos perceber que o futuro da tecnologia será cada vez mais inovador, tendo novos algoritmos como condutores por realizar grande parte dos trabalhos. Assim, profissionais das empresas precisarão buscar mais qualificação e alinhamento com a empresa.

Com a fábrica do futuro novos sistemas de gestão foram surgindo e evoluindo para se adaptarem às novas realidades tecnologias. Assim, surgiu um novo modelo de operação do ERP, a operação na nuvem, com servidores remotos podendo acessar e instala o software de gestão a distância, tendo a possibilidade de controle em tempo real. 

Ficou interessada sobre o software de gestão ERP? Clicar aquie saber mais sobre os seus benefícios, ou aproveite a oportunidade para conversar com um de nossos especialistase tirar  suas dúvidas.