O marketing digital revolucionou o universo dos negócios, trazendo acessibilidade e resultados surpreendentes para as empresas que entendem o seu conceito e implementam as suas estratégias.

Nos últimos tempos, os e-commerces se tornaram uma febre no mercado e diversas pessoas optaram por abrir este tipo de negócio, devido a sua economia e praticidade.

Um e-commerce nada mais é do que um negócio 100% online, ou seja, é uma marca que nasceu, se desenvolveu e permanece até hoje na internet. 

Portanto, tudo o que envolve o negócio é tratado e realizado por meio do âmbito digital.

Com a pandemia do novo coronavírus, vimos diversas pessoas não apenas investirem no e-commerce mas também consumirem cada vez mais deles, já que neste cenário, sair de suas casas para realizar as compras não era uma boa opção.

Porém, assim como qualquer outro negócio, os e-commerces também passam por um grande desafio que é gerar mais vendas e atrair mais clientes para sua marca.

Por isso, preparamos um artigo com dicas e estratégias de marketing digital para te ajudar a alavancar os seus resultados e para te provar que este conceito é mais do que eficaz para ajudar a sua marca crescer e se tornar uma referência dentro do mercado. 

 

O que é marketing digital? 

O marketing digital pode ser considerado um conjunto de estratégias online, ou seja, tudo o que envolve este conceito foi criado, baseado e aplicado em um ambiente completamente virtual.

Estratégias como o marketing de conteúdo, por exemplo, visa a produção e divulgação de conteúdos de valor e qualidade por meio de plataformas digitais, com objetivo de ajudar outras pessoas e gerar mais visibilidade para as empresas.

Em uma era onde mais da metade da população mundial possui acesso à internet e perfis em redes sociais, o marketing digital se tornou essencial para as marcas que desejam atrair mais clientes e gerar mais audiência aos seus produtos e serviços.

E quando falamos de e-commerces, o objetivo não muda, por meio do marketing digital é mais do que possível atrair mais clientes e gerar ainda mais vendas na sua loja. 

Isso, por intermédio de estratégias como as listadas abaixo.

Anúncios pagos 

Essa estratégia é uma das mais usadas, principalmente, por e-commerces.

Trata-se da criação de anúncios e campanhas publicitárias por meio de plataformas digitaispara divulgação dos produtos ou serviços de uma marca.

Por exemplo, você pode criar um anúncio para divulgar a nova coleção de roupas do seu e-commerce por meio do Twitter Ads.

Juntamente com um determinado valor de dinheiro investido, a plataforma divulga este anúncio para o maior número de pessoas dentro da rede social.

E não somente isso, ele se preocupa em divulgar este anúncio para os clientes com perfis ideais da sua marca, ou seja, aqueles que possuem mais chances de comprar o seu produto ou serviço.

 

Inbound marketing

Essa estratégia é focada no pós-venda, pois muitos empreendedores acham que a ação de compra é a mais importante durante todo o processo de venda, mas focar no relacionamento com esse cliente é fundamental.

Oinbound marketing defende a ideia de que a marca precisa continuar mantendo um relacionamento e comunicação íntima com esse cliente, mesmo após ele comprar algum produto ou serviço da marca.

Pois isso, ajuda a fidelizar esse cliente, ou seja, ele pode se tornar um personagem ativo dentro da empresa e continuar consumindo o que ela oferece, e até mesmo indicá-la para amigos e familiares.

 

Prova social

Quando uma pessoa decide comprar um determinado produto ou contratar algum serviço, é completamente normal que ela vá a internet ou nas redes sociais à procura de opiniões e depoimentos de pessoas que já adquiriram aquele mesmo produto ou serviço.

Ler ou ouvir a opinião de outras pessoas sobre aquilo que o possível cliente também deseja, torna todo o processo de compra ainda mais seguro e confiável.

Pois, se aquilo trouxe bons resultados para aquela pessoa, o cliente sentirá que aquilo também poderá ser bom para ele.

Por esta razão, se preocupe em deixar depoimentos e opiniões de outros clientes no site de vendas da sua marca ou até mesmo compartilhar os feedbacks enviados por eles nos perfis das redes sociais do seu e-commerce.

Assim, além de colocar uma estratégia de marketingem prática, você estará mostrando a outros internautas o quão bom é o seu produto, o que consequentemente irá aumentar o desejo deles em conhecer e adquirir o que a sua marca oferece.

Com essas estratégias, o seu e-commerce consegue conquistar diversos benefícios, como:

  • Maior taxa de conversão;
  • Mais visibilidade;
  • Mais vendas;
  • Melhor relacionamento com os clientes;
  • Mais acessos no site de vendas;
  • Fidelização de clientes.

Tudo isso e muito mais por meio do conceito do marketing digital e suas estratégias, que além de serem acessíveis e práticas, geram diversos resultados para o seu e-commerce, fazendo do seu negócio um verdadeiro sucesso.