Escopo de projeto: como funciona o Blue Print na W3ERP
Quando referíamos ao escopo do projeto, logo se pensava em fluxograma. Mas nos últimos anos, uma nova ferramenta foi desenvolvida para auxiliar na implementação de sistemas ERP web. Com o Blueprint é possível discutir processos em níveis detalhados, capturando a experiência do cliente e usuário na utilização de um produto ou serviço.
O desenvolvimento do escopo do projeto envolve diversas áreas, arquitetos de nuvem, e uma série de considerações e regras de negócio. Criando o Blueprint o gestor terá uma visão geral de todas as áreas envolvidas e conseguirá entender o resultado final do projeto, podendo então definir requisitos, designs e tecnologias utilizadas para o funcionamento do software.
Quer entender mais sobre o funcionamento do Blueprint? Continue a leitura!
O que é o Blueprint?
O Blueprint é uma ferramenta que estrutura interações. Assim, o Blueprint condiz com uma jornada natural das ações e às metas específicas do usuário ligadas a essa jornada, podendo variar de acordo com o escopo, ou seja, você poderá ter outros esboços se houver vários cenários diferentes que possam acomodar.
Modelo visual detalhado dos processos de forma simples e intuitiva, o Blueprint é o documento chave para a implementação e adaptação do ERP às necessidades da empresa, como, por exemplo, alinhar as metas e estratégias do negócio, reduzindo redundâncias, melhorando a experiência do cliente ou convergir processos em silos.
Benefícios da Blueprint
O Blueprint fornece à empresa um entendimento abrangente de seu serviço e dos recursos e processos contidos, sejam visíveis ou invisíveis para o usuário. O foco maior é oferecer a empresa prestadora uma maneira visual de enxergar o processo, enxergando suas intenções e objetivos, ligando isso à perspectiva do cliente.
Veja alguns benefícios da ferramenta:
Descobrir fraquezas: a desorganização interna pode causar experiências ruins aos usuários, por isso, entender onde é a causa do problema é uma das disposições do Blueprint, permitindo que uma empresa descubra um processo fraco na sua raiz.
Ajudam a identificar oportunidades de otimização: visualizar relacionamentos no Blueprint, possibilitará descobrir possíveis melhorias e maneiras de eliminar a redundância.
Reuni esforços entre departamentos: força as empresas a compreender o que ocorre internamente durante a jornada do cliente, disponibilizando informações sobre as sobreposições e dependências que os departamentos não conseguiam ver.
Implementação W3erp
O mesmo ERP pode operar de diversas maneiras para melhor aderência em cada cliente. Para isso, na W3ERP antes de começar a implantação, é realizado um vasto levantamento de todos os processos, e após total entendimento de toda operação do cliente, esses processos são documentados e desenhados no documento de Blueprint. O intuito desse documento é deixar claro entre contratante e contratada a o escopo do projeto, e alinhar a expectativa com a entrega
Contribuir para que a organização visualize o quadro geral de como um serviço é implementado e usado pelos clientes é uma das aplicações do Blueprint. O Blueprint garante ainda que, organizações que venham implementar o software da W3ERP, faça funcionar através da tecnologia tudo o que foi firmado na construção do Blueprint. Isto evitará que o escopo e o valor do projeto se alterem.
Quer saber mais sobre os processos do Blueprint na W3ERP? Entre em contato com nossos especialistas.