O desenvolvimento do escopo do projeto envolve diversas áreas, arquitetos de nuvem, e uma série de considerações e regras de negócio. Criando o Blueprint o gestor terá uma visão geral de todas as áreas envolvidas e conseguirá entender o resultado final do projeto, podendo então definir requisitos, designs e tecnologias utilizadas para o funcionamento do software. 

Quer entender mais sobre o funcionamento do Blueprint? Continue a leitura!

 

O que é o Blueprint? 

 

O Blueprint é uma ferramenta que estrutura interações. Assim, o  Blueprint condiz com uma jornada natural das ações e às metas específicas do usuário ligadas a essa jornada, podendo variar de acordo com o escopo, ou seja, você poderá ter outros esboços se houver vários cenários diferentes que possam acomodar. 

Modelo visual detalhado dos processos de forma simples e intuitiva, o Blueprint é o documento chave para a implementação e adaptação do ERP às necessidades da empresa, como, por exemplo, alinhar as metas e estratégias do negócio, reduzindo redundâncias, melhorando a experiência do cliente ou convergir processos em silos.

 

Benefícios da Blueprint 

 

O Blueprint fornece à empresa um entendimento abrangente de seu serviço e dos recursos e processos contidos, sejam visíveis ou invisíveis para o usuário. O foco maior é oferecer a empresa prestadora uma maneira visual de enxergar o processo, enxergando suas intenções e objetivos, ligando isso à perspectiva do cliente. 

Veja alguns benefícios da ferramenta: 

Descobrir fraquezas:  a desorganização interna pode causar experiências ruins aos usuários, por isso, entender onde é a causa do problema é uma das disposições do Blueprint, permitindo que uma empresa descubra um processo fraco na sua raiz.

Ajudam a identificar oportunidades de otimização: visualizar relacionamentos no Blueprint, possibilitará descobrir possíveis melhorias e maneiras de eliminar a redundância. 

Reuni esforços entre departamentos:  força as empresas a compreender o que ocorre internamente durante a jornada do cliente, disponibilizando informações sobre as sobreposições e dependências que os departamentos não conseguiam ver.

 

Implementação W3erp

 

O mesmo ERP pode operar de diversas maneiras para melhor aderência em cada cliente. Para isso, na W3ERP antes de começar a implantação, é realizado um vasto levantamento de todos os processos, e após total entendimento de toda operação do cliente, esses processos são documentados e desenhados no documento de Blueprint. O intuito desse documento é deixar claro entre contratante e contratada a o escopo do projeto, e alinhar a expectativa com a entrega

Contribuir para que a organização visualize o quadro geral de como um serviço é implementado e usado pelos clientes é uma das aplicações do Blueprint. O Blueprint garante ainda que, organizações que venham implementar o software da W3ERP, faça funcionar através da tecnologia tudo o que foi firmado na construção do Blueprint. Isto evitará que o escopo e o valor do projeto se alterem. 

Quer saber mais sobre os processos do Blueprint na W3ERP? Entre em contato com nossos especialistas.