Era digital: como lidar no ambiente de trabalho?
A era digital se popularizou no século XX, mas se expandiu completamente para o ambiente de trabalho nos últimos anos. Com ele, a realização das tarefas ficou mais simples, sendo realizadas por meio de tecnologias inovadoras que não demandam interferência humana.
Uma empresa que não investe em tecnologia sai atrás de todos os seus concorrentes e, na maioria das vezes, não consegue passar nem do primeiro ano. Isso porque os novos recursos são essenciais em todas as pontas e sem eles o trabalho ficaria comprometido.
Quer entender o motivo? Então, continue lendo esse post!
O que é a era digital?
Também conhecida como era da informação, a era digital ganhou esse nome justamente por ser capaz de dinamizar os fluxos, servindo como um meio de comunicação que pode ser entendido de pessoa para pessoa, empresa para pessoa e pessoa para máquina.
Pense em uma indústria de desengraxante biodegradável. No passado, eram necessários vários dias de trabalho e uma alta quantidade de mão de obra para garantir uma ampla produção.
Hoje em dia, a mesma produção pode ser desenvolvida em poucas horas, visto que a automação industrial permitiu otimizar as atividades e ainda garantir economia de matéria-prima e uma margem de erro mínima.
Assim, não é incorreto afirmar que a era digital está diretamente relacionada às revoluções industriais, principalmente a terceira e a quarta. Essa última é a que mais garantiu esses avanços, visto que otimizou a utilização de recursos como:
Cobots;
Big Data;
Inteligência artificial;
Computação em nuvem;
Internet das coisas (IoT);
Entre outros.
A importância da tecnologia no dia a dia
Com a lista citada anteriormente, é possível perceber que a era digital pode otimizar o trabalho de uma indústria de etiqueta de acrílico até mesmo de um escritório de advocacia. Por atingir todos os setores da economia, e até mesmo da vida, a importância dela é tremenda.
As tecnologias estão sempre evoluindo e nunca retrocedendo. Sabendo disso, é importante entender que você precisa estar em constante mudança, a fim de acompanhá-las! Nunca se esqueça: uma empresa que não caminha junto com o mercado está fadada ao fracasso e à falência.
Se você está lendo esse post, eu tenho certeza que é porque está longe de querer que isso aconteça para o seu negócio. Por esse motivo, nunca deixe de investir na era digital e em todas as inovações que ela pode te trazer. Só assim o sucesso será alcançado!
Invista, mas não esqueça do meio ambiente
Com o avanço da era digital, os aparelhos eletrônicos vão ficando cada vez mais tecnológicos e os modelos anteriores se tornam obsoletos. Sendo assim, muitas pessoas costumam descartá-los para comprar novos.
No entanto, o descarte incorreto desse tipo de resíduo está causando muita dor de cabeça para as autoridades, especialmente no que diz respeito aos debates sobre o futuro do meio ambiente.
Para se ter noção, o mundo produziu só em 2019 mais de 53 milhões de toneladas de lixo eletrônico. Dessa quantidade, apenas 20% foram reciclados, o resto foi jogado irregularmente em aterros sanitários, córregos, rios, etc.
É aí que entra a importância da reciclagem de lixo eletrônico e da conscientização de cada pessoa. Lembre-se, a era digital não continuará evoluindo se não houver recursos para isso, muito menos se o planeta não tiver mais fontes de água ou energia.
Muitas das matérias-primas utilizadas na fabricação dos aparelhos são finitas, o que poderia impedir a fabricação de novos equipamentos. Além disso, as produções precisam de energia e água, que devem ser preservadas.
Gostou do nosso post sobre como era digital: como lidar no ambiente de trabalho? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.