Um estudo verificado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) comprovou que o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá 2,8% em 2020, tudo isso por conta do avanço do PIB industrial.

Isso mostra como o setor das indústrias não pode ficar sem o marketing industrial, pois ele permite que as mesmas continuem se desenvolvendo.

Por essa razão, elaboramos esse post com o objetivo de mostrar como seu negócio pode obter sucesso por meio dos diferenciais do marketing para indústrias e quais são seus inúmeros benefícios. Acompanhe!

 

O que é o marketing industrial

 

O marketing industrial se trata da aplicação de todos os conceitos, métodos eestratégias de marketing em uma indústria. Normalmente, esse marketing é mais utilizados por indústrias que fabricam e fornecem produtos para outras indústrias, também conhecido como B2B.

O B2B (business to business) envolve todo o comércio estabelecido pelas empresas. É o mesmo caso de uma empresa que fornece manta térmica para telhado para outra empresa, por exemplo.

Contudo, o termo “marketing industrial” se tornou muito popular, pois o marketing sempre foi um dos fatores mais importantes para atrair e fidelizar novos clientes.

No entanto, para as industrias que prezam pela qualidade da produção e o domínio dos produtos fabricados, as mesmas necessitam de estratégias de marketing objetivas e focadas no resultados.

Por essa razão, o marketing industrial surgiu como gatilho para impulsionar os negócios industriais a alcançarem seus objetivos!

 

Diferenciais do marketing industrial

 

No setor industrial, o marketing possui suas particularidades. Isso porque, diferente de outros ramos, as indústrias possuem funções complexas e seus produtos e clientes variam em grandes proporções.

Desse modo, o marketing industrial tem o objetivo de aproximar as indústrias do público e dos potenciais clientes, que é o grande obstáculo para muitas indústrias. Veja abaixo os benefícios do marketing industrial para seu negócio:

 

Canais online de comunicação

 

Toda indústria possui abordagens de comunicação mais complexas, especialmente quando seus clientes (também empresas) estão em busca de seus objetivos.

Por exemplo: Uma empresa que presta serviços de locação de geradores, ou fábrica quantidades enormes de ímã de ferrite, sem dúvidas precisa de um canal de comunicação para se relacionar com clientes específicos.

Por isso, os canais de comunicação online chegaram para facilitar a interação entre as indústrias e torná-las rápidas e dinâmicas!

Entre os mais comuns utilizados entre empresas estão: sites, blogs, e-mails, chat online e redes sociais.

 

Marketing digital

 

O marketing digital possui uma grande vantagem para as indústrias no quesito atrair clientes, pois ele se baseia nas estratégias de marketing aplicadas no ambiente digital.

Atualmente, existem diversas ferramentas feitas para atrair, se relacionar e converter leads (potenciais clientes). Uma das mais utilizadas é o SEO. Mas o que é isso?

O SEO se trata de técnicas aplicadas na estrutura de um conteúdo/blog/site da indústria, para que a mesma seja melhor posicionada nos sites de busca.

Também existe o e-mail marketing, que se baseia em disparar e-mails para clientes que podem se interessar pelo produto ou empresa.

Essas ferramentas devem ser adaptadas de acordo com a necessidade de cada indústria, porém, todas elas possuem altos benefícios e retorno se utilizadas da maneira certa!

 

Cuide da marca da sua indústria

 

Ao longo do post, vimos que as estratégias de marketing industrial proporcionam a indústria segurança e notoriedade por parte dos leads e consumidores. 

Desse modo, o marketing industrial permite que os negócios atinjam seus resultados e se desenvolvam no mercado competitivo. 

Além disso, para se obter os melhores resultados e ter uma marca reconhecida no mercado, os canais de comunicação permitem que a empresa possa se aproximar de seus clientes.

Já o marketing digital é de suma importância para as indústrias que procuram elaborar estratégias para captar novos clientes e aumentar suas vendas! Gostou dessas dicas? Leia mais em nosso blog.

 

Rafaela Ricardo, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.