Responsáveis por dominar 44% do mercado brasileiro, os Correios possuem muita força no mercado de encomendas. Com cerca de 1 milhão de entregas por dia, 71% desse volume é originado de vendas online, e-commerce. 

Pensando nisso, a W3ERP conta com uma solução exclusiva para gerenciar e controlar os envios pelos Correios através da integração com o ERP web. 

Como funciona o ERP integrado ao Correio 

 

A integração do ERP (Enterprise Resource Planning) com os Correios tem como objetivo tornar mais prático o processo de envio de produtos e encomendas do mercado online, e-commerce. O que possibilitou gerar pré lista de postagem - PLP, código de rastreio e até mesmo impressão de etiquetas. 

Além disso, a integração com o ERP permite otimizar os processos de envio de produtos em diversos canais de vendas, facilitando o controle de estoque e a emissão de notas fiscais, por exemplo. Essa automatização oferece otimização do tempo de trabalho e com isso, garante agilidade e melhor experiência de compra. 

 

Automatize suas entregas 

É natural que dúvidas ocorram na hora de implementá-la e fazê-la funcionar de maneira eficiente. Por isso, é fundamental contar com o suporte da tecnologia para contribuir com uma integração eficiente. Assim, é possível enviar suas solicitações de pedido automaticamente e consultar o estoque por meio do ERP. 

 

Neste sentido, ter um sistema para organizar pedidos e aprimorar seus processos é imprescindível para quem atua no mercado online. Afinal, é possível gerenciar a empresa através do ERP, e controlar suas entregas e vendas ao consumidor através da integração com os Correios.

 

A grande vantagem de utilizar os sistemas em conjunto é a simplificação das operações, tendo o controle de todas as operações de compra e venda em um único sistema. 

Vantagens da integração 

 

Entre as vantagens de integrar o ERP ao correio estão: 

 

Atualização automática do pedido 

 

A atualização da situação de envio do pedido pode trazer dor de cabeça para as empresas que não possuem alguma automatização. Com essa solução, o gestor conseguirá acompanhar o envio dos pedidos sempre que precisar, seja via transportadora ou correio. 

 

Assim, o sistema irá informar a situação do pedido para que a mesma seja atualizada no sistema ERP:

  • Enviados: vendas que estão prontas para envio é o rastreio já consta nas transportadoras o correio;
  • Em trânsito: vendas que estão em processo de entrega;
  • Entregues: pedidos que constam como entregues;
  • Atrasados: vendas que não foram entregues aos clientes e estão com data de entrega atrasada. 
  • Não entregues: pedidos que não puderam ser entregues pois estavam com endereço errado, a mercadoria foi perdida, houve avaria, etc;
  • Requer atenção: pedidos que precisam de atenção, pois o item será devolvido ao remetente ou sofreu algum extravio.

Problemas no envio 

 

Ao informar os dados do pedido no sistema ERP, o mesmo irá emitir um link de acesso que pode ser enviado diretamente para o email de cadastro do cliente. Com isso, caso ocorra algum contratempo ou problema durante o envio, o sistema irá informar a expedição para que as medidas sejam tomadas para solucionar o problema. 

 

Além disso, como citamos anteriormente, o sistema irá emitir um marcador de alerta para que sejam identificados possíveis problemas. Contribuído para agilizar a entrega ou mesmo solucionar o problema. 

 

Com a agilidade na atualização do pedido, o gestor não perderá mais tempo acessando cada pedido e rastreando um por um, economizando tempo e evitando retrabalhos e possíveis erros operacionais como envio de rastreio errado e cadastro duplicado. 

Gestão integrada

 

A automatização de processos de envio e entrega, o fluxo de pedido fica cada vez mais dinâmico e rápido. Com a utilização do sistema de integração como o da W3ERP, a rotina no mercado de e-commerce se torna ainda mais fácil e descomplicada. 

 

Agora que você sabe a importância de integrar o sistema ERP com os Correios, entre em contato com nossos colaboradores e marque uma avaliação do seu software.