Para uma gestão eficiente e um controle assertivo, que irá viabilizar a melhoria contínua e o crescimento da empresa, é extremamente importante ficar por dentro dos números mais relevantes para o seu negócio. São os chamados “indicadores” que entregam um bom direcionamento sobre a situação da organização ou de único setor.

Em entrevista à revista Exame, o especialista em finanças e sócio da consultoria Praxis Education, Maurício Galhardo, disse algo que resume bem esse contexto. Segundo ele, todo empresário precisa de números sobre o seu empreendimento. “se você não consegue medir, não sabe se o negócio está melhor ou pior”, afirmou o gestor.

Sabendo dessa necessidade, veja quais são os principais indicadores responsáveis pela boa gestão de um negócio:

 

Vendas

 

Um dos indicadores mais essenciais para a manutenção de qualquer tipo de negócio é o de vendas. Este é o número que apontará o quanto a empresa está vendendo, o aquecimento do mercado e a eficiência da equipe comercial.

Empresas altamente competitivas acompanham e controlam esses dados hora a hora para saberem se o volume de vendas está dentro do esperado. Além disso, é sempre uma boa opção utilizar esses indicadores para fazer comparativos entre períodos distintos e dessa forma trabalhar melhor as estratégias e metas.

 

Ticket médio

 

A partir do resultado das vendas, existe outro número que pode apontar informações relevantes para gestão. De maneira bem prática, para definir o valor de Ticket médio, basta dividir o total do valor de vendas pela quantidade de vendas concretizadas, o que resultará em uma média de gastos por cliente.

Uma estratégia que pode ser utilizada em relação ao ticket médio da empresa, por exemplo, é aumentar o valor desse indicador. Pode ser mais fácil trabalhar com o cliente que já é presente na loja e oferecê-lo algo a mais do que investir na busca por novos consumidores. De qualquer forma, em qualquer alternativa, você precisará saber precisamente qual é seu ticket médio.

 

Custo do produto

 

Para empresas que disponibilizam produtos no mercado, este é um número indispensável. Por mais que esse levantamento pareça simples, é necessário ter muita atenção e garantir a precisão das informações. Quanto maior for o controle e a autonomia do gestor sobre os dados da empresa, mais fácil será mensurar e identificar este indicador.

Dessa forma, é preciso dividir o valor dos custos pelo valor de vendas para encontrar um percentual que pode ser controlado periodicamente.

 

Despesas

 

Para boa manutenção financeira de qualquer negócio, é importante realizar a somatória das despesas de tempos em tempos, principalmente as que são fixas, ou seja, aquelas que não variam conforme o faturamento. Este tipo de indicador te ajudará a identificar se sua empresa está gastando mais do que deveria em algum processo específico.

Uma sugestão comum para o levantamento desse indicador é que cada equipe observe seus gastos, porém, esta não é a melhor solução. Quando um gestor tem todas as informações integradas em apenas um lugar, ele conseguirá de maneira mais assertiva e rápida, identificar quais decisões precisam ser tomadas para a manutenção e crescimento da empresa.

Você pode estar se perguntando: como integrar todo esse mundo de dados e informações sobre diferentes processos e departamentos? É para solucionar esse tipo de problema que existem as soluções de web ERP’s. Entenda mais!

 

Solução para integrar dados e gerar indicadores

 

Alguns gestores apresentam certa resistência em relação às tecnologias que integram o controle de processos e empresas. Isso, devido alguns pensarem que as novas soluções foram feitas apenas para atenderem as grandes corporações, e esta não é a verdade.

Atualmente, existem soluções online que utilizam a cloud computing para facilitar a gestão, dando total controle ao gestor sobre dados e informações de todos os setores da empresa. Tecnologias como um web ERP, automatiza a rotina administrativa de toda a empresa, reunindo tudo em apenas um local online, que pode ser acessado de diferentes lugares em qualquer momento do dia.

Com soluções como essa, além de ter os indicadores mais importantes para a gestão do negócio na palma da mão a qualquer momento, você terá mais praticidade na execução das tarefas administrativas, o que te dará tempo para focar em estratégias e focar suas energias no crescimento da organização.

 

Fantástico, não é mesmo? Aproveite o que tempo que gastou para chegar até aqui e converse agora mesmo com um de nossos especialistas. Ou, clique aqui para saber mais sobre esse tipo de ferramenta.