Praticamente todas as empresas hoje estão desenvolvendo sua competência digital, sabendo que o sucesso é baseado em sua capacidade de projetar novas tecnologias que entreguem experiências personalizadas e serviços inovadores para funcionários, clientes e parceiros do ecossistema.

Mas como as organizações estão se diferenciando quando "entrar no mundo digital" não é mais suficiente? E quais são as principais tendências que moldam a inovação digital que as empresas precisam enfrentar para sobreviver na era pós-digital?

Em sua essência, a inovação digital é a aplicação de novas tecnologias aos problemas e práticas de negócios existentes em um processo que ocorre em fases.Cada fase é marcada por avanços em tecnologia e inovação.

A primeira fase foi impulsionada pelo acesso à Internet de alta velocidade e dispositivos móveis inteligentes, e agora a Internet das coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Blockchain e Computação Quântica (para citar apenas algumas tecnologias emergentes) estão catapultando essa tendência. 

Ou seja, ainda é possível inovar de muitas maneiras na indústria a partir do digital. 

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto! 

 

Onde encontrar inovação digital

A digitalização não está mais restrita à tecnologia ou empresas digitalmente nativas, agora que a jornada do cliente começa digitalmente. 

E com os processos de inovação digital atingindo todos os setores em todo o mundo, não é o caso de se, mas de quando a inovação digital posicionará os inovadores como os novos campeões. Na verdade, existem previsões que dizem que até 2025 todos os setores, especialmente o varejo, terão sido transformados pelos recursos das tecnologias digitais.

A inovação digital reescreve implacavelmente o livro de regras para os negócios, e mesmo as organizações que são consideradas bem estabelecidas estão enfrentando novas ameaças a uma taxa sem precedentes de concorrentes nunca antes encontrados.

Aqui estão duas das maiores tendências que moldam a inovação digital hoje e como as empresas estão reagindo para se manterem competitivas.

 

1. Protegendo o Insegurável

Embora as tendências de inovação digital estejam criando um mundo cada vez mais conectado por meio de ecossistemas de parceiros expandidos, também estão expondo as empresas a um maior risco de segurança.

Isso, junto com as mudanças nas leis de proteção de dados e maiores preocupações com a privacidade, está definido para impulsionar processos de segurança mais progressivos e distribuídos.

Novas tecnologias e ideias de inovação digital sempre parecem estar um passo à frente da segurança projetada para protegê-las, portanto, hackers, ataques e vulnerabilidades de segurança de alto perfil e muitas vezes devastadores são inevitáveis .

Felizmente, novas soluções de segurança cibernética estão surgindo o tempo todo e os principais profissionais de segurança de TI estarão seguindo estas tendências, como: 

  • A proteção cibernética preditiva impulsionada por IA deve se tornar a nova norma;
  • Aplicativos de autoproteção;
  • Alternativas seguras para senhas. 

2. A capacidade revolucionária de Blockchain e IA

 

Blockchain

A tecnologia Blockchain foi originalmente usada para suportar pagamentos digitais em Bitcoin. Hoje, está aparecendo em uma ampla gama de aplicações comerciais e indústrias.

 

Mas, que tipo de tendências podemos esperar no futuro com essa tecnologia? Aqui estão algumas tendências importantes a serem observadas:

  • As empresas começarão a participar de várias redes de blockchain, como segurança alimentar ou remessa global de contêineres, criando assim uma "rede de redes"- que é algo que lhes permitirá interagir simultaneamente com vários ecossistemas de blockchain.
  • O desempenho do blockchain se tornará mais importante, onde o desempenho em tempo real e a ligação com outras fontes de dados são importantes. 
  • A integração se tornará um grande desafio à medida que as empresas combinam seus aplicativos legados com várias redes de blockchain, o que exigirá a implantação de pontos de troca para que os blockchains se conectem e colaborem diretamente.

 

Inteligência artificial

Os líderes de experiência do cliente devem desenvolver uma compreensão mais profunda da IA (Inteligência Artificial) ​​e seu impacto na aquisição e retenção de clientes. Na era pós-digital, uma experiência digital diferenciada dependerá da entrega de produtos, serviços e novos modelos de negócios movidos a IA.

 

Mas, o que vem por aí para a IA?

 

As empresas entrarão no mundo em expansão das arquiteturas de Inteligência Artificial Distribuída (IAD), que basicamente permite que os clientes decidam quais dados eles fornecem para a nuvem e quais preferem manter internamente.

Muitas empresas esperam atingir um crescimento lucrativo. A Siemens, por exemplo, acaba de lançar um novo negócio de Indústrias Digitais como parte de um esforço de reestruturação de toda a empresa com foco em Edge Computing e inteligência artificial com o objetivo de alcançar um crescimento de dois dígitos em todas as indústrias.

Para explicar brevemente, o Edge Computing processa localmente dados coletados de sensores instalados em máquinas industriais, aumentando a velocidade e economizando custos ao eliminar a necessidade de enviar os dados para a nuvem.Os algoritmos de aprendizado profundo e de máquina estão sendo desenvolvidos para permitir o treinamento e a inferência diretamente em dispositivos como câmeras, drones, servidores de borda locais, roteadores, etc. 



Conclusão

As pressões competitivas crescentes e os comportamentos dos clientes em evolução estão levando a mudanças rápidas em todos os setores, à medida que cada empresa está aplicando novas tecnologias aos modelos de negócios existentes para fornecer soluções inovadoras.

 

Os clientes têm o poder e desejam experiências excepcionais do cliente com as marcas em que confiam. Isso, sem dúvida, moldará o mundo da experiência do cliente em 2021 e depois. As organizações que adotam a inovação digital de forma proativa abrirão o caminho, envolvendo clientes modernos, altamente móveis e informados. 

Esperamos que agora, depois deste artigo, esteja bem mais claro para você como inovar na indústria a partir do digital.