Por meio de estudo da Capterra, notou-se que 44% dos entrevistados adotam um sistema de gestão empresarial. O objetivo? Controle financeiro. Por isso, parece natural integrá-lo com um sistema de pagamento online.

Mas quão benéfico é um sistema de gestão integrada? Prossiga com a leitura do artigo e veja as vantagens!

 

​Antes de tudo, o que é um sistema ERP?

Basicamente, a gestão significa influenciar a ação. Gestão é sobre ajudar as organizações e as unidades fazerem o que tem que ser feito, o que significa ação.” (Henry Mintzberg)

O sistema ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Empresarial) se trata de um software que integra todos os setores de uma empresa. A gestão concentra todos os dados num único sistema de administração.

O papel desse sistema de gestão é unificar as informações de todos os setores da empresa. Isso permite um gerenciamento otimizado, acessível e atualizado em tempo real, o que torna a atuação de todos os setores mais harmônica.

 

​E o que é uma API de pagamentos?

A API de pagamentos se trata da ferramenta que permite a integração entre o sistema de pagamento online e o sistema de gestão empresarial. Ela é como uma máquina de tradução que permite a mesma linguagem entre os dois sistemas.

É através dela que se torna possível somar as funcionalidades dos dois num único lugar. Com isso, dá para:

  • Controlar e administrar as atividades e processos da sua organização
  • Exercer uma gestão financeira mais otimizada.

​Quais são os benefícios do ERP para a gestão financeira?

O primeiro benefício é a segurança, pois os dados da organização (incluindo os financeiros) se encontram armazenados nas nuvens. Isso torna-os acessíveis em qualquer lugar e a qualquer hora.

O segundo benefício é o controle financeiro unificado, pois o software de gestão traz: gerenciamento de contas a pagar ou por receber, fluxo de caixa em demonstrativos, indicadores financeiros e outras informações relevantes.

Por fim, traz maior segurança nas tomadas de decisão, pois suas decisões são embasadas por relatórios ou gráficos obtidos pelo sistema ERP.

Contudo, essas vantagens são potencializadas quando você conta com um sistema de gestão integrada!

 

​Como a integração de ERPs com a plataforma do Galax Pay pode beneficiar o meu negócio?

O primeiro benefício de um sistema de gestão integrada já foi apontado nesse artigo: todas as funcionalidades começam a existir num único lugar. Apenas essa centralização já otimiza muitas operações financeiras.

Contudo, há ainda outras vantagens do sistema integrado pelo Galax Pay – e você vai conhecer elas agora!

 

​Maior agilidade no acesso às informações financeiras

Por meio da integração pela API de pagamento, a gestão financeira é aprimorada, pois as informações são atualizadas em tempo real. Dessa forma, qualquer atualização envolvendo transações financeiras logo chegam no sistema de gestão.

Assim, não é necessário controlar as vendas num local e os pagamentos noutro – tudo fica num mesmo lugar.

 

​Os relatórios e o planejamento financeiro são mais completos

Com a integração do sistema de pagamento online, é possível obter relatórios unificados. Afinal, os relatórios financeiros são integrados com os relatórios restantes, o que permite uma análise mais profunda da empresa.

Isso auxilia no planejamento corporativo, pois quem realiza o planejamento tem em mãos um relatório mais completo.

 

​Lhe auxilia durante a escalabilidade do seu negócio

Conforme sua empresa cresce, mais informações financeiras são geradas – e cada vez mais se torna insustentável geri-las manualmente. Agora, com uma gestão automática de pagamentos, é possível acompanhar o crescimento da empresa.

Afinal, as cobranças não são produzidas e analisadas manualmente, mas sim automaticamente pela plataforma de pagamento recorrente. Ela é um meio de pagamento que se adapta a qualquer carga de trabalho.

 

​São garantidas múltiplas opções para pagamento digital

Com a API de pagamentos realizando a integração, o seu sistema de gestão pode emitir cobranças dos mais diferentes tipos: por cartão de crédito ou débito, boleto bancário, débito em conta ou até mesmo Pix.

Isso permite que o cliente tenha mais escolha na hora do pagamento digital – e os dados do pagamento logo são mostrados no sistema de gestão.

 

​É menor a chance de erros no controle financeiro

A má administração de contas pode causar erros fatais para a saúde financeira – erros esses que podem ser evitados pela automatização. Ao integrar o meio de pagamento ao sistema ERP, você reduz a intervenção humana.

Isso evita erros de digitação, esquecimentos, confusão de contas ou o furo de caixa. E caso ocorra algum erro, é mais fácil mapear o meio de pagamento e detectar o que foi feito de errado.

 

​Você perde menos tempo no setor financeiro

Por fim, o software de gestão, somado ao de cobranças, reduz o tempo que você gasta conferindo os pagamentos realizados ou por realizar. Ao ser feito o pagamento digital, os pedidos ou serviços podem ser aprovados com maior rapidez.

Com isso, sobra tempo para tarefas mais importantes na sua empresa!

Com uma API de pagamento completa, mas simples, como o Galax Pay a integração com sistemas se torna a coisa mais simples. Ela pode ser combinada com diferentes sistemas de gestão e não exige muito conhecimento técnico de sua parte.

Ao implementá-la, você recebe diferentes benefícios da nossa plataforma, como:

  • Gestão simplificada dos seus clientes e das cobranças num único espaço
  • Contrato digital gratuito para utilizar nos pagamentos
  • Conta digital completa onde pode realizar diferentes operações
  • Diversos relatórios e dashboards para ajudar na tomada de decisões

Então, o que você deve fazer agora? Realizar a integração do seu ERP com a nossa plataforma de pagamento recorrente.