Buscar otimizar a operação de uma indústria através desse tipo de gestão envolve um trabalho em conjunto, visto que a Operação e o Departamento Pessoal terão seu trabalho otimizado e alterado (de forma positiva).

Para saber mais sobre como a Gestão da Força de Trabalho pode ajudar a otimizar indústrias, trazendo mais produtividade e melhores resultados financeiros, leia este texto até o final!

 

Desafios da indústria e como a Gestão da Força de Trabalho ajuda a resolver eles

 

Todo segmento sempre enfrenta grandes desafios, isso não é mistério. O que diferencia as empresas é como elas olham para esses desafios e como elas buscam tecnologia e inovação para resolvê-los.

Alguns segmentos são historicamente mais “atrasados” tecnologicamente que outros, pois não há a necessidade de usar tecnologia de ponta para tudo. 

Esse não é o caso de indústrias, que entendem que utilizar equipamentos de ponta traz enormes benefícios para a empresa. Porém, é curioso perceber que essa lógica nem sempre se aplica quando falamos de soluções voltadas para gestão.

A seguir, vou mostrar alguns desafios enfrentados e como a Gestão da Força de Trabalho (GFT) pode ajudar sua empresa a resolvê-los.

 

Alocar colaboradores de forma otimizada

 

Depois de conhecer bem a demanda, é hora de alocar seus colaboradores de forma mais otimizada possível, visando atender totalmente a demanda e reduzir custos operacionais para a empresa.

É muito importante alocar o colaborador certo, no local correto e na hora certa, para que ele desempenhe sua função com maestria e ajude a trazer melhores resultados para a empresa.

Alocar de forma manual um grande número de colaboradores procurando atender totalmente à demanda e respeitando a lei é extremamente desafiador, e muitas empresas gastam dias ou semanas fazendo isso.

Soluções de GFT ajudam você a fazer tudo isso em poucos segundos.

 

Falta de previsibilidade da demanda

 

Diversas empresas sofrem com esse problema, pois suas demandas flutuam ao longo dos meses. Empresas com demandas que não são 100% fixas devem conhecer o comportamento dela e se preparar para atendê-la da melhor forma possível.

Soluções de GFT englobam sistemas que ajudam a empresa a predizer com extrema assertividade o comportamento da sua demanda no futuro. 

Como isso é feito? Através de estudos e análises profundas sobre o passado da empresa. Um sistema recebe esses dados e, após realizar esses estudos e análises, gera um relatório sobre a como será a demanda da empresa em um certo período. 

 

Produtividade dos colaboradores

 

Você acha que é importante medir a produtividade dos seus colaboradores? Eu acredito que isso é de extrema importância. Entender como seus colaboradores estão trabalhando pode trazer insights muito valiosos sobre como o trabalho na sua empresa acontece. 

Identificar colaboradores muito produtivos é bom pois você vai poder, por exemplo, entender o que eles fazem para serem tão produtivos e repassar essas práticas ou conhecimentos para outros colaboradores do mesmo setor. 

Uma solução de GFT vai te ajudar a entender como seus colaboradores trabalham, medindo a produtividade de cada um e das equipes que você definir e mostrar essas informações em dashboards, para que você possa fazer análises e comparativos de forma mais rápida e fácil.

Medir a produtividade dos colaboradores e das equipes também pode ajudar a identificar com precisão gargalos nas linhas de produção e vão ajudar o gestor a resolver problemas já existentes e prevenir que problemas futuros relacionados a produtividade aconteçam.

 

Falta de boa gestão e liderança

 

Quando você utiliza soluções que ajudam na gestão da empresa entregando dados, você torna o trabalho de gerir mais fácil e mais orientado a dados. 

Muitas pessoas que são promovidas a gestores têm muita dificuldade de começar a realmente desempenhar um papel de liderançae gestão. Quando a empresa utiliza ferramentas que entregam dados para o gestor, esse “período de transição” pode ser melhor e o gestor vai conseguir desempenhar um trabalho cada vez melhor.

Ficou interessado e quer conhecer mais sobre o universo de Gestão da Força de Trabalho? É só clicar aqui para falar com um de nossos especialistas! Você também pode osso blog e ficar por dentro de assuntos relacionados à Gestão da Força de Trabalho.


Esse texto foi escrito por Gustavo Mota, assistente de marketing na Revex, empresa que oferece produtos e serviços voltados para a Gestão da Força de Trabalho.