Uma das alternativas que vem sendo considerada pelas empresas de todo o país é o uso dos chats online. Imagina que as pessoas estão cada vez mais ansiosas por respostas e esperar a resposta por e-mail definitivamente pode custar caro para a empresa.

Quando falamos de atendimento ao cliente, estamos falando de ferramentas tecnológicas que podem ser uma grande aliada para sua empresa. E, é claro que o chat online vem se provando como uma solução eficiente dentro desse cenário.

Pensando nisso, elaboramos um artigo bem bacana sobre o uso de chats online em indústrias e o quanto ele é importante para manter uma relação saudável entre empreendedor e cliente. Vamos nessa?

 

O impacto do chat online para seu negócio

 Quando colocamos em pauta as formas de atendimento ao cliente que existem, logo associamos ao e-mail e telefone. Isso porque elas são as formas mais tradicionais de atendimento adotadas pelos empreendimentos.

Porém, uma nova forma de comunicação vem se destacando dentro das indústrias, viu? E eles são os chats online. Para você ter uma idéia, 73% dos consumidores que são atendidos por essa plataforma se dizem satisfeitos, enquanto 44% dos atendidos por telefone finalizam a conversa confortáveis com o que ouviram. Os dados foram retirados da pesquisa feita pela Invesp.

Por exemplo, um cliente que compra um equipamento de proteção individualespera que o produto funcione com extrema qualidade. Quando há reclamações ou sugestões para oferecer, ele logo procura um chat online. Isso porque a resposta vem quase que de imediato.

Quando o cliente se sente abraçado pela empresa, as chances dele retornar para sua página e voltar a consumir seus produtos aumentam consideravelmente. Tanto que, segundo a mesma pesquisa, os clientes atendidos por chat online gastam até 60% a mais se comparado com os que optam por telefone ou e-mail.

 

Velocidade no atendimento ao cliente

 Vamos ser sinceros: atualmente, os clientes não querem esperar dias para ter suas dúvidas sanadas ou suas críticas respondidas, certo? O tempo, para eles, é essencial. Então, quanto mais rápido e eficaz for o atendimento, melhor.

Pense que, ao atender seu cliente via chat online, você proporciona que ele navega no seu site e conheça mais sobre seus serviços e produtos, uma vez que já está na plataforma.

Logo, a velocidade no atendimento aumenta suas chances de retenção e, consequentemente, ajuda a gerar mais oportunidades de negócios. Se você trabalha com resina epóxi, por exemplo, provavelmente terminará o atendimento vendendo-o.

Quando analisamos todos os canais de atendimento, o chat online é o que trabalha com o menor tempo de resposta médio, sendo ele de 2 minutos e 40 segundos. Os dados correspondem a uma pesquisa realizada pelo Super Office.

Então, fique tranquilo, que este tipo de atendimento funciona para qualquer segmento. O que importa, de fato, é ter o preparo adequado para utilizar esse método e proporcionar aos clientes atendimentos rápidos e focados.