Essa automatização dos processos simplifica a distribuição de certas tarefas e aumenta a segurança, considerando e redução ou total eliminação de serviços considerados perigosos.

Pensando na automação industrial e todos os avanços tecnológicos que forneceu à indústria, preparamos este conteúdo para destacar seus maiores benefícios. Confira!

 

Qual é o objetivo da automação industrial?

 

O principal foco dessa modificação é modernizar os processos da indústria, tornando-os mais eficientes sem abrir mão da qualidade ou crescimento da quantidade produzida.

Isso substitui parcial ou completamente alguns processos humanos por um conjunto de elementos tecnológicos, mantendo a segurança dos funcionários.

Além de mudar processos já existentes, certas melhorias que ocorrerem alteram toda a linha de produção e modificam a interação das pessoas com as máquinas.

 

Qual a vantagem da automação industrial?

 

A automação industrial possibilita um grande crescimento para todo o segmento. As indústrias utilizam aparelhos ligados a um gerador de energia que, cada vez mais, exigem máquinas e sistemas automatizados para que sejam controlados.                  

Para a realização das atividades industriais existem diversas ferramentas específicas. O termômetro infravermelho, por exemplo, é um aparelho usado para medir a temperatura das superfícies sem a necessidade de contato.

Porém, em relação a automação industrial, se antes todos os processos dependiam da junção de vários administrados separadamente, com a automatização é possível controlar todos os sistemas simultaneamente.

 

Como é automação industrial nos dias de hoje?

 

Não podemos falar sobre automação industrial sem tocar em um ponto diretamente relacionado a ela e que vivemos atualmente; a indústria 4.0.

Conhecida também como a quarta revolução industrial, se refere às novas tecnologias voltadas para a automação e controle da informação dos processos industriais.

A quarta revolução possui grande representação e tem como característica um conjunto de tecnologias que unificam os componentes biológicos, físicos e digitais. 

 

Quais são os pilares da indústria 4.0?

 

Para entender a indústria 4.0 e sua relação com a automação industrial é importante ter em mente os principais fatores que a sustentam. Podemos destacar os seguintes pontos:

 

Big Data Analytics

 

o Big Data Analytics é a estrutura de dados que utiliza diferentes formas de captura, análise e gerenciamento das informações na indústria.

Os dados considerados relevantes são: conexão (à rede industrial e sensores), cloud (nuvem/dados por demanda), cyber (modelo e memória), conteúdo, comunidade (compartilhamento das informações) e customização (personalização e valores).

 

Internet das Coisas

 

É a conexão de rede existente entre os objetos físicos, ambientes e máquinas da indústria por meio de dispositivos eletrônicos, permitindo um fluxo de dados.

Os sistemas funcionam a base da internet e fazem com que os setores industriais, sincronizados com sensores, possam ser controlados remotamente.

 

Segurança

 

O aumento da segurança é um dos grandes desafios da quarta revolução industrial, e traz sistemas da informação mais seguros.

Pois, a falha na comunicação entre máquinas ou mesmo possíveis travas no funcionamento dos sistemas automatizados causam grandes problemas à produção e resultam em atrasos.

 

Impactos da automação industrial

 

O ramo industrial é disputado e exigente. Isso significa que algumas alterações nos processos internos são necessárias, e a automação industrial inova constantemente nesse aspecto.

Devido aos avanços constantes no campo da automação industrial, os profissionais devem se adaptar, pois com indústrias completamente automatizadas, ao mesmo tempo que novas demandas irão surgir, muitas deixarão de existir.

Trabalhos manuais e repetitivos já são substituídos pela automatização, e com o tempo isso atingirá áreas mais técnicas, se tornando uma tendência nas indústrias.

Mas, agora que chegamos aqui, o que achou do nosso conteúdo? Por todas as mudanças que ocorrem no ramo industrial, neste conteúdo destacamos algumas das vantagens da automação.

Com essas mudanças as indústrias conseguem melhorar os processos e, como consequência, alcançam melhores resultados mantendo a eficiência e qualidade nas linhas de produção.