Ninguém está preparado para isso, mas uma gestão segura que consegue contornar esse momento de crise é fundamental para garantir sua estabilidade financeira neste momento.

 

Toda empresa, independentemente do ramo, pode sofrer com problemas financeiros diante da falta de um planejamento ou acidentes que venham acontecer em algum momento não esperado.

 

Com isso, se uma solução rápida e eficaz não for aplicada as consequências podem ser irreparáveis.

 

Neste artigo iremos te ensinar alguns pontos importantes para ter uma gestão segura para momentos de crise.

O que é uma gestão de crise?

Na prática, a gestão é uma estratégia que tem como objetivo principal minimizar/reduzir eventuais situações de problemas financeiros. Esse método pode atingir tanto o setor financeiro quanto a imagem da empresa.

 

Uma crise não necessariamente quer dizer falência. Um momento de crise é tudo ou qualquer problema que abale as estruturas da empresa, independentemente de ser um problema “pequeno” ou já de grande porte.

 

De modo geral, as empresas precisam considerar que podem ocorrer imprevistos e que demandam uma reserva para gerir os momentos de crise.

 

Para isso é necessário estar um passo à frente e tentar analisar qual os eventuais problemas que podem surgir.

Quais as crise mais comuns?

Obviamente, cada empresa está inserida em um cenário diferente e pode sofrer de uma crise distinta e com origens diversas. Apesar disso, existem condições comuns que podem favorecer o surgimento de crises.

 

Independentemente de qual seja o motivador, todas as crises precisam de uma solução assertiva e campanhas para gerenciar a imagem, em casos específicos.

 

De modo geral, as maiores crises ocorrem nos seguintes aspectos:

1. Organização financeira

A mais comum de acontecer em qualquer ramo é quando uma empresa passa por uma redução de valor significativa nos seus investimentos.

 

Para evitar essa situação, criar um planejamento financeiro a partir do momento em que o desejo de construir um negócio é despertado pode ser determinante.

 

Esse planejamento vai além da estrutura do negócio, indo até a definição de preço dos serviços que serão oferecidos.

 

Para exemplificar, em caso de consultórios odontológicos, uma prótese sobre implante dentário deve ter sua tabela de preço definida desde o início do negócio.

2. Estruturação adequada

Acontece pela falta de equipamento ou em casos de estruturas mal construídas.

 

Em situações mais severas, pode resultar na falta de clientes para o negócio e até indenizações em caso de problemas causados por essa falhas.

 

Para manter um negócio bem estruturado, pensar como cliente pode te fazer estar a frente dos concorrentes de mercado.

 

Imagine que desconfortável a um local pesquisar sobre os produtos e serviços e ver um ambiente precisando de reformas críticas, você confiaria resolucionar sua dor a eles?

 

Assim, ao ir a um consultório odontológico realizar um clareamento dental com moldeira é essencial que o local transmita cuidado com a higienização e o bem-estar do paciente para fidelizá-lo e se manter ativo no mercado.

 

Avalie a sua experiência como cliente, você se sente confortável indo em clínicas ou ambientes mal estruturados? Ou prefere frequentar lugares que são mais bem organizados e com uma gestão que coloca sua visita em primeiro lugar?

 

Ao alugar um ambiente para exercer a sua função, avalie a estrutura e localidade do imóvel para evitar problemas futuros.

3. Reputação da marca

Mesmo com toda a evolução da internet, muitas pessoas ainda preferem indicações boca a boca. Para auxiliar nesse aspecto, é possível criar valor social por meio de comentários e depoimentos.

 

Quantas vezes você comprou um produto em uma loja por indicação de um amigo ou familiar? O mercado funciona da mesma forma.

 

É preciso ter uma imagem de confiança. Construa uma boa comunicação com os seus clientes, conquiste a confiança dele e ofereça serviços que não poderam ser substituídos por nenhum profissional.

 

Assim como os seus clientes criam confiança no seu trabalho, a sua equipe também precisa estar de acordo com as estratégias que você tem aplicado na gestão.

Quando se tem uma gestão organizada, clara e que beneficie a área em que atua, bem como quando deixa claro o valor, é possível aumentar a motivação da sua equipe e os seus resultados.

 

Parabenizar os seus funcionários por serviços bem feitos também ajuda a fidelizar os colaboradores.

 

Ainda trabalhando com a análise de clínicas odontológicas, parabenizá-los com descontos em procedimentos como o aparelho dental transparente aumenta a satisfação dos funcionários e eles se sentirão mais valorizados pela empresa.

 

Esses funcionários também influenciarão na decisão de “compra” de outros clientes, bem como refletirão o cuidado com a marca e com o bem-estar de todos, apresentando o funcionário como um “cartão de visita” do serviço realizado.

4. Acontecimentos externos e inesperados

Vale ainda destacar que muitas questões que precisam ser analisadas e que influenciarão no sucesso da marca são fatores externos.

 

Todos nós estamos vulneráveis a desastres naturais inesperados, como terremotos, enchentes ou acidentes de automóveis que atinjam a estrutura do seu negócio - por exemplo.

 

Por isso, ter um valor guardado para garantir o funcionamento da sua clínica e garantir a qualidade de procedimentos como implante dental diante de eventuais problemas pode ser uma carta na manga e essencial.

 

Isso porque, infelizmente, não serão todos os pacientes que irão esperar você conseguir se reestabilizar para receber os serviços, bem como há situações que demandam soluções mais imediatas.

 

Em grande maioria, irão procurar outras empresas que possam oferecer a eles serviços iguais ou similares os seus.

 

Avaliando todos esses problemas e colocando em práticas todas as dicas inseridas neste artigo com certeza você evitará problemas futuros de funcionamento.

 

Ter um bom planejamento é o segredo do sucesso, mas deve estar implementado de estratégias que te tragam lucros.

 

Conteudo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Vue Odonto.