A partir de um blog, o tráfego no seu e-commerce pode aumentar e, consequentemente, suas vendas. Por muitas organizações ainda não utilizarem essa ferramenta, a vantagem competitiva é clara, e será um diferencial quando conhecerem o seu site. 

Valorização pelo Google 

Quanto mais conteúdo seu blog tiver, maior será o reconhecimento que o Google dará para a sua plataforma. 

 

A partir da quantidade de publicações, o reconhecimento sobre o assunto será valorizado e ao pesquisar sobre temas que relacionem a sua empresa, seu nome será o primeiro na página de pesquisa.

 

Para ter essa boa relação com os pesquisadores, é necessário postar com frequência e utilizar de técnicas de SEO, assim você terá bons resultados a longo prazo. Ou a empresa pode optar por meios como: Pagar e impulsionar os posts.  

Autoridade sobre o conteúdo 

Mostrar para seus clientes que você tem conhecimento sobre o assunto gera mais confiança e colocará seu site como referência sobre o tema. 

 

Se uma empresa que vende serviços dentários apresentar uma publicação sobre quanto custa um implante dentário, por exemplo, estará mostrando que não se importa apenas em vender.

 

Ou seja, isso evidenciará que seus clientes são essenciais e o seu cuidado com eles. Por isso é importante que o público conheça os processos, os custos que o envolvem e saibam das novidades sobre o ramo.


Assim, a confiança aumenta sobre a empresa e a interação será mais do que apenas vender uma prótese sobre implante dentário

 

Utilizar links que relacionam seu site ao blog é uma boa maneira de gerar conteúdo e venda. 

 

Além disso, fazer a troca de links com outras empresas é uma forma de gerar fluxo para as suas postagens e aumentar sua autoridade.

Conheça seu público

Manter um blog para seu e-commerce também é uma forma de criar materiais para estar presente nas redes sociais, apresentando seu produto para novas pessoas. 

 

Com o compartilhamento das postagens, novos usuários chegarão até você e será uma forma de transformar visitantes em leads.

 

Estar nas principais mídias sociais faz com que a participação dos usuários ajudem a empresa a identificar os gostos e preferências dos seus possíveis clientes.

 

Ou seja, são estratégias que podem atuar em conjunto, de modo a trazer mais personalização e um maior alcance para a marca.

Base de dados

Quando seus posts começam a interessar seus leitores, cada vez mais eles visitarão seu blog e, assim, sua notoriedade e autoridade aumentarão. 

 

Certifique-se de ter um espaço para que as pessoas deixem seus e-mails para que recebam suas publicações, ou que elas possam interagir e compartilhar. Assim você manterá uma base de dados e poderá oferecer descontos e e-books. 

 

Com isso, o reconhecimento e familiaridade será maior e, quando ele precisar de um serviço, sua marca será a primeira a ser lembrada. 

 

Mais ainda, proporcione uma experiência positiva e do interesse do seu público, assim as vendas ocorreram de forma mais natural e de modo a criar o engajamento com a marca.

Como ter um bom blog

Agora que já entendemos a importância do blog para e-commerce, como ter um bom conteúdo e manter seus leitores interessados? 

 

Nesse contexto, é necessário ter em mente qual o objetivo com as postagens e montar uma boa estratégia que relacione seu conteúdo às vendas. Para isso, tenha claro:

 

  • Quem é o seu público;
  • Como o leitor receberá esse conteúdo;
  • Se o tema está relacionado aos produtos;
  • Quais os diferenciais;
  • Qual a dor que ele visa atender.

 

Utilizando o exemplo anterior, uma empresa dentária cria uma relação de confiança maior com seus clientes ao apresentar um texto sobre implante dentário preço médio.

 

Assim, ao linkar essa postagem aos seus serviços oferecidos, a chance dele realizar o procedimento ou comprar um produto com essa marca é ainda maior. Afinal, se o público confia na empresa para abordar um tema, confiará para a prestação de um serviço. 

 

A partir deste exemplo, o público são os usuários de implantes, que poderão visualizar o conteúdo ao pesquisar o tema na página dos navegadores. Esse tema deve estar relacionado às suas vendas onlines. 

 

Criar diferentes formatos de conteúdos, como textos, gráficos e podcasts, mostrará que além do seu tema, você também está atualizado sobre os meios de comunicação.

 

Isso fará com que seja encontrado pelo seu público, seja ao procurar por “lente de contato dentalou “quais alimentos estragam os dentes” nos diferentes canais utilizados, ainda de acordo com o exemplo no ramo odontológico.

 

Para que a ação seja efetiva, busque publicar com frequência e mantenha a qualidade dos textos, afinal é uma estratégia que demanda constância.

 

Acompanhe as métricas e analise se os seus esforços com o blog estão gerando resultados no seu e-commerce, só assim você saberá se está no caminho correto. 

 

Por fim, invista tempo e energia no seu blog para gerar visitantes fiéis que se tornarão futuros compradores. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializadaem atendimento odontológico com enfoque na humanização.