A automação permite que a sua equipe de trabalho tenha muito mais tempo e energia, descartando processos que são feitos a mão e concentrando esforços para tarefas que exigem inteligência.

A automação permite que algumas tarefas específicas ganhem muito mais rapidez, sendo uma opção muito mais barata e que vai vender muito mais.

Existem várias opções de software para loja  que podem te ajudar a melhorar e muito as vendas. Então, na hora da escolha, pesquise e veja quais são as suas melhores opções para automatizar seu website de vendas para a sua loja.

Algumas dicas básicas contribuem muito na construção deste processo de automação no seu website. É possível citar algumas ações que você já deveria estar aplicando em seu site:

  • Use técnicas avançadas de otimização (SEO) em seu site;
  • Invista em um site totalmente responsivo (adaptável para tablets e celulares);
  • Invista em textos persuasivos;
  • Faça backup diário do seu conteúdo;
  • Deixe um botão para que os seus clientes consigam compartilhar.

 Ademais, faça de tudo para que o seu site seja o mais simples possível, para facilitar a vida do usuário/cliente.

 

5 tarefas de automatização para facilitar o seu dia 

Saiba quais são às cinco tarefas que serão automatizadas e que farão você ganhar muito mais tempo para concentrar os seus esforços em outras tarefas.

  • Atendimento ao cliente;
  • Rastreio de produtos;
  • Calculo de frete;
  • Informação de problemas com a entrega;
  • Controle de estoque.

Para facilitar o entendimento, conheça um pouco mais sobre cada tópico!

 

Atendimento ao cliente

Nos dias atuais, já é possível fazer atendimento ao cliente automatizado, graças a uma inteligência artificial complexa.

É implementado um chat robotizado para atender as mais variadas perguntas do cliente e nem é necessário fazer respostas muito elaboradas.

Com isso, a equipe de atendimento fica com muito mais tempo, isso também reduz as chances de erros de comunicação durante o atendimento.

Lembre-se que automatizar essa ação não vai extinguir a sua equipe de atendimento. Eles ajudam em dúvidas frequentes, mas sempre existirão dúvidas mais complicadas que necessitam de um especialista do outro lado da linha. 

Por exemplo, se você faz prestação de serviço de firewall, é claro que você vai fazer um chat com as perguntas mais frequentes, preços, sistemas operacionais, entre outros, mas se houver um erro bem específico para aquele tipo de situação, o melhor a se fazer é que um atendente resolva essa questão.

 

Rastreio de produtos

No geral, quem faz encomenda fica bastante ansioso para que o produto chegue em sua casa, mas saber onde a sua encomenda se encontra é mais uma questão de segurança do que de ansiedade.

Mesmo após o produto chegar à transportadora, para ela fazer a entrega, a responsabilidade sob algum dano ainda é de seu website.

Você deve entregar o produto exatamente como prometeu, conforme consta no Código de Defesa do Consumidor.

Sendo assim, nada melhor do que automatizar isso em seu website. Esse é um setor que precisa ser de qualidade para informar corretamente em que estágio se encontra a sua compra. 

É possível informar todo o estágio de entrega ao seu consumidor, desde a separação para envio até a chegada ao seu destino. Se existir algum problema, será possível a solução da ocorrência junto do seu cliente.

Então, se você comprou um computador para soluções audiovisuais e editar seus vídeos, é claro que você quer acompanhar o pedido.

Se o mouse do computador não chegou, é possível que a empresa que te vendeu o computador resolva rapidamente, e isso foi graças à automação no rastreio do produto.

Através desses exemplos, fica mais fácil visualizar a importância da otimização de websites.

 

Cálculos de frete

É possível fazer uma forma que deixe os cálculos do frete automatizada e conectada a todas as transportadoras que você trabalha, levando em conta o tamanho e o peso da mercadoria.

Essas automações são feitas através de tabelas, com isso, o índice de erro é reduzido e há um aumento da qualidade da experiência do consumidor, sem que haja surpresas para eles no final das contas.

Através de cálculos, o cliente pode escolher sobre as várias opções de frete, se deseja mais rápido e mais caro ou mais lento e mais barato.

Então, se você faz a aquisição de um fluxometro digital em algum website, geralmente lá vai estar o preço do frete, quanto será gasto e quais opções existem para que você receba seu produto de maneira adequada.

Como trata-se de um produto específico, os clientes sempre compram para uma utilização rápida, ou seja, dificilmente compram para estoque. Com os cálculos de frete e entregas facilitados pelos softwares de automação fica tudo agendado, como data de entrega, valores, etc.

Informações de problemas com a entrega

Como foi citado anteriormente, problemas com a entrega são de responsabilidade sua e você deve se preocupar com isso. Um cliente insatisfeito ou que se sente desinformado não volta mais.

Imprevistos acontecem. Cargas roubadas, produtos extraviados, acidentes, todos esses tipos de informações podem ser avisadas ao cliente.

Isso é algo que tem chances de acontecer e, com certeza, se você ainda não passou por isso com seu comércio, no mínimo ouviu relatos de amigos, conhecidos ou até notícias. Portanto, essa é uma situação que pode muito bem acontecer com todos, por isso é bom se preparar para esses contratempos. 

Quando você dá uma notificação via software de comando e sinalização o cliente já fica ciente de toda a situação que está ocorrendo.

Outro problema pode ser a troca ou devolução de um produto. Esse problema se encaixa no atendimento, mas é possível automatizar essa questão, dando mais agilidade e rapidez no processo.

Imagine o cenário da compra de um equipamento que faz acalibração de transmissor de temperatura.É bem específico, mas não seria o código que você havia solicitado na compra. Sendo assim, é preciso fazer a troca. Através da automação você consegue gerar códigos de devolução via correio.

Facilitar a vida do seu cliente no pós venda é extremamente importante, isso ajuda o cliente que queira adquirir muito mais produtos com você, então faça com que a experiência dessa pessoa seja incrível, para ela comprar ainda mais produtos. 

Mas não pense que é simples fazer a automação disso. É bastante custoso e isso é até um problema para quem trabalha com vendas na internet. Então sim, você precisa fazer a automação desse setor, só dessa forma você evita erros humanos que podem acontecer.

Então, faça um sistema de automação eficiente para trocas, permita que o cliente faça por ele mesmo, sem precisar que algum funcionário se envolva diretamente com a troca, isso pode acabar sendo até importante para você e seu cliente. 

Estude muito bem a opção de fazer a automação do seu sistema de trocas e faça de maneira eficiente.

 

Faça a automação do controle de estoque

É fundamental que você faça a automação do controle de acesso dos produtos, isso é importante para que o seu website se organize, isso pode ser custoso tanto de dinheiro como de tempo, também pode acontecer a falha humana que a automação tenta tirar de vez.

Então, nada melhor do que fazer com que esse setor funcione de maneira automática, sendo muito mais acessível e de uma maneira muito mais facilitada. 

Esses serviços automatizados passam muito mais confiança para você e dimensiona tudo o que está acontecendo com seu estoque de produtos, além de te ajudar a tomar decisões futuras em seu negócio.

Imagine seu estoque contabilizar 100 produtos de um item e sua automação 150. Existe uma grande diferença aí. A automação categoriza tudo e registra o passo a passo para que não passe nada das peneiras dos estoques.

 

Use a automação em seu negócio e não se complique mais

Sabe aquela ferramenta de tradução de sites? Que te dá uma noção sobre o que o está sendo dito, mas que não é 100% preciso? Dá para fazer esse paralelo com qualquer tipo de automação, eles são facilitadores.

Você pode ter um texto em uma língua e baixar na ferramenta para traduzir em qualquer outra língua. Por exemplo, você tem um texto em português e quer saber a tradução dele em inglês. 

Indo mais a fundo, um texto em espanhol, mas quer uma ferramenta de automação que consiga traduzir o seu texto também em espanhol, mas específico para o idioma de algum país, como Chile, Peru, ou Bolívia.

A automação do seu site vai funcionar dessa mesma maneira, ela vai te ajudar a criar atalhos para o seu website, te dar os melhores caminhos e as soluções para proporcionar os melhores resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.