Ao trocar de sistema de gestão, por exemplo, é comum se preocupar principalmente com a migração dos dados. Por isso, listamos aqui 4 motivos para que você fique tranquilo em relação a segurança das informações.

 

1- A mudança é uma evolução

 

Esta afirmação pode parecer óbvia ou até um consolo, mas, existem mudanças que não acontecem somente para trazer avanços. Em algumas ocasiões, elas são obrigatórias. Como por exemplo quando o sistema atual não cumpre mais o seu papel de maneira eficiente e é preciso mudar.

A migração de dados não é um processo complicado como se imagina. Além disso, vale muito a pena garantir que você tenha um sistema atualizado, que realmente seja eficiente e que atenda todas as demandas da sua empresa. Isso sustentará o seu negócio frente a competitividade do mercado.

 

2- Resultado a curto prazo

 

É claro que os maiores resultados alcançados com a utilização de um sistema de gestão eficiente aparecem a longo prazo. Mas, mesmo logo após a ação de migrar dados para um novo software, os benefícios já podem ser vistos.

Um sistema ERP web consegue rapidamente dar uma nova cara a rotina da sua empresa, fazendo com que ela seja muito mais dinâmica, uma vez que os processos administrativos são automatizados. Além disso, com a integração, os diferentes departamentos se conectam, evitando retrabalho e melhorando o fluxo de informação.

 

3 - Especialistas sabem o que fazem

 

Na hora de escolher uma nova tecnologia para a gestão empresarial, é bom ficar atento a muitos detalhes. É importante escolher um fornecedor que possui uma equipe de especialistas competentes. Isso facilitará todo o processo de migração, afinal, eles saberão o que estão fazendo.

Com a ajuda de especialistas, o sistema poderá ser implementado aos poucos, assim como o treinamento dos usuários. Dessa forma, quanto tudo começar a funcionar, sua equipe saberá como tirar o máximo da tecnologia.

Outro detalhe relevante na hora de optar por uma ferramenta, é a flexibilidade que a tecnologia possui. O ideal é contar com um software que se adapta aos processos e características da empresa, ao invés da empresa ter que adaptar os processos ao sistema.

 

4- Nem todos os dados precisam ser transferidos

 

Mais uma boa razão para os gestores não se preocuparem com a migração de dados ao mudarem de sistema de gestão é que nem todas os dados precisam necessariamente serem transferidos. A verdade é que, conteúdos como dados fiscais, por exemplo, podem ficar armazenados nos backups para uso futuro, considerando o fato que muitos documentos devem ser armazenados por cinco anos.

O mesmo pode ser feito com relatórios e levantamentos. Eles podem ficar arquivados, já que novos documentos serão gerados. Mesmo com essa alternativa, para muitos gestores, o melhor mesmo é iniciar o novo sistema do zero, incluindo todas as informações, sem nenhuma importação.

Essa decisão é comum quando as informações atuais estão desorganizadas. Além disso, ao contar com um novo software, é possível atualizar as informações, descartar dados que ocupam espaço de forma desnecessária e deixar tudo em ordem.

 

O que é preciso para fazer uma migração de sucesso?

 

Talvez, por algum descuido ou problemas de segurança, você já tenha perdidos dados importantes alguma vez. Isso dá uma tremenda dor de cabeça, não é mesmo? É preciso ter atenção na migração de dados, e o mais importante, contar com uma solução que esteja pronta para fazer isso de maneira segura.

Além de garantir que você tenha a sua disposição uma equipe especialista para uma migração de sucesso, é imprescindível a escolha de uma ferramenta eficiente, capaz de atender com precisão e segurança todas as necessidades da sua empresa. O que adiantaria trocar de sistema, mas continuar enfrentando problemas parecidos?

Um bom ERP web, não serve apenas para o controle fiscal, mas também para a gestão de todos os setores e processos, como estoque, finanças, vendas, emissão de boletos, canais de comunicação, entre outros.

Com um sistema de gestão flexível e moderno, você importa as informações, seja de outros softwares ou de computadores locais. Com todos os processos e dados integrados em um único local, e por ser online, sua empresa ganhará em praticidade, precisão, velocidade e segurança.

A integração feita por um software ERP web é um dos principais passos para um negócio ganhar tempo e dinheiro. Ele permite que todas as equipes envolvidas nos processos cresçam em produtividade e faz com que as atividades administrativas sejam executadas de maneira automatizada. Isso viabiliza mais possibilidades para você e seu time de colaboradores focarem em ações estratégicas para o crescimento da organização.

 

Está buscando estratégias e recursos para acelerar o crescimento da sua empresa? Não deixe de conferir esse conteúdo ou conversar com um de nossos especialistas. Clique aqui.