3 estratégias para implementar as tendências tecnológicas na sua indústria
As tendências tecnológicas vieram para trazer benefícios incomparáveis para o setor industrial. Todavia, a implementação delas não pode ser feita “do nada”. Pensando em te ajudar a entender melhor, separamos algumas estratégias para uma boa escolha. Confira!
Conheça as tecnologias disponíveis
As tendas para eventos são itens que podem ser encontrados em diversas versões, como galpão, bolha, piramidal, tensionada, sanfonada, sombrite, etc, mas não chegam nem perto da versatilidade das tendências tecnológicas. Em suma, isso acontece devido ao fato que elas não são desenvolvidas para atuar com apenas uma função.
A automação industrial é algo que vem sendo debatido há muitos séculos, especialmente quando consideramos as Revoluções Industriais e a implementação das máquinas para “substituir” as atividades manufatureiras, mas vem ganhando mais espaço na indústria 4.0, na qual a automatização é mais que um desejo, se tornando uma necessidade.
Pensando nas máquinas em si, o investimento pode envolver a parte operacional e a de controle. No caso do primeiro, o foco é na otimização das peças e aparelhos que a compõem. Enquanto isso, o segundo entra já em uma das tendências tecnológicas que não sai de moda: o CLP (controlador lógico programável).
Basicamente, o sistema é responsável por monitorar, controlar e automatizar processos industriais de diferentes complexidades, gerando mais precisão e segurança. Além deste, é possível ressaltar mais uma série de tecnologias que podem ajudar as indústrias, tais como:
Cobots;
Chatbots;
Big Data;
Inteligência artificial;
Computação em nuvem;
IoT (internet das coisas);
Digital twin (gêmeos digitais);
Sistemas Cyber Físicos (CPS);
Entre vários outros.
Faça um estudo das suas necessidades
Um processo de reparo de balcão refrigerado pequeno não é iniciado assim que o profissional tem acesso ao equipamento, visto que antes ele precisa fazer as identificações dos erros para só então definir quais estratégias são as mais adequadas para fazê-lo funcionar adequadamente de novo.
Tendo isso como base, começamos a destacar nossa segunda estratégia para implementar as tendências tecnológicas na sua indústria com segurança: o estudo de suas necessidades. Como já citado, existem uma ampla gama de recursos que podem ser solicitados, que podem envolver tanto a parte operacional, quanto a de gestão e de comunicação.
Se você deseja otimizar a comunicação da sua empresa com os clientes, provavelmente não irá se beneficiar investindo no Big Data ou no CLP, pois eles não serão capazes de simular as conversas humanas. Por outro lado, os chatbots e a inteligência artificial são tendências que podem trazer grandes benefícios.
Assim, estudar suas necessidades nada mais é do que identificar quais recursos tecnológicos irão contribuir para melhorar a rotina da sua indústria. Ao passo que você tem isso detalhado e faz a escolha mais assertiva, é possível atingir resultados mais significativos, inclusive no que diz respeito ao aumento dos lucros.
Capacite seus colaboradores para utilizá-las
Você solicitaria uma mesa rústica de madeira em uma empresa que fabrica peças de vidro? Eu tenho certeza que não, afinal, a companhia não trabalha com o que você deseja. Eis que te pergunto: por que você investiria em tendências tecnológicas para a sua indústria e não capacitaria seus funcionários para utilizá-las?
Um dos erros mais terríveis cometidos por donos e gestores, que fazem com que eles gastem dinheiro atoa, é automatizar os processos, mas não orientar os colaboradores sobre como lidar com as otimizações. Por esse motivo, a terceira estratégia é voltada justamente para a capacitação.
Lembre-se: ao combinar as tendências tecnológicas com a atuação de profissionais qualificados para utilizá-las, você garante duas vezes mais benefícios!
Gostou do nosso post com 3 estratégias para implementar as tendências tecnológicas na sua indústria? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.